GRÉCIA ANTIGA - ATENAS E A DEMOCRACIA
Quando se fala em democracia grega, a primeira palavra que cabe nesse processo se refere às experiências que originaram as bases democráticas como um todo em Atenas, chegando depois ao restante da Grécia.
A participação do povo no governo de Atenas era notória, em outras pólis nem tanto, mas até mesmo nas cidades em que a democracia não era tão latente, ainda assim sempre havia algum canal e forma de comunicação entre o poder público e os cidadãos.
1. COMO SE DESENVOLVEU A DEMOCRACIA EM ATENAS?
Surgida na Grécia Antiga e implementada em Atenas logo que Clístenes, em 510 a.C, liderou uma revolta vencendo o derradeiro líder tirano que governava a cidade-estado, “nasceu” a democracia.
Como líder único naquele momento, Clístenes compilou uma série de reformas políticas, cujo objetivo era solucionar os embates sociais dados pela divisão social ali existente.
2. A CLASSIFICAÇÃO DA SOCIEDADE GREGA
A classificação da sociedade da Grécia em camadas variava conforme a cidade. Em se tratando de Atenas, dividia-se a sociedade em três classes:
- Cidadãos (os eupátridas): gozavam de direitos políticos para participar da democracia, excluindo-se deste grupo político mulheres e crianças.
- Metecos: estrangeiros que viviam em Atenas. Não tinham direitos políticos e não podiam ascender socialmente, ocupavam ofícios no comércio e no artesanato. Tinham que cumprir com o pagamento de impostos para viver em Atenas e eram obrigados a prestar serviços militares.
- Escravos: a imensa maioria da população ateniense, pois se estima que para cada cidadão adulto chegou a existir até 18 (dezoito) escravos.
Os escravos eram considerados propriedades do seu senhor, embora houvesse leis que os protegiam contra excessos de maus tratos. A democracia grega dos cidadãos eupátridas era mantida às custas da escravidão da maioria.
(A Democracia Ateniense inspirou profundamente Roma, que viria criar importantes leis, como as do Imperador Justiniano).
3. CARACTERÍSTICAS DA DEMOCRACIA ATENIENSE
DIRETA
Democracia direta porque todos os cidadãos participavam ativamente e sem intermediários — como nossos políticos brasileiros — do governo da pólis. O cidadão ateniense gozava dos seguintes direitos institucionais:
- Liberdade;
- Propriedade;
- Isonomia (igualdade entre os cidadãos);
- Isocracia (igualdade entre os cargos públicos); e
- Isegoria (igualdade para falar na Assembleia).
IMPERFEITA
- Uma democracia só para os cidadãos
- As mulheres não eram detentoras da cidadania.
- Estrangeiros residentes na pólis (metecos), não possuíam direitos políticos nem alguns direitos civis.
- A democracia ateniense e o pensamento grego foram concordantes com a escravatura.
PARA APROFUNDAR O SEU ENTENDIMENTO, VEJA A VÍDEO AULA ABAIXO
Centro de Mídias - Atenas e a Democracia
ATENÇÃO > Estamos perto de encerrar o Bimestre, logo enviarei a vocês uma planilha com nome e atividade entregue para que possam acompanhar.
Aqueles que não tem realizado atividades, me procurem para que não fiquem sem nota de 2° Bimestre!
Essa semana não teremos atividades para que vocês possam colocar as atividades do Bimestre em dia.
BOA AULA!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário