terça-feira, 31 de março de 2020

Atividades de Língua Portuguesa.


E. E. 17 de Setembro
Português 7ºANO B
Professora Andreza Gullini.
AULA- 1.
Mensagem do dia: “Se a vida não ficar mais fácil, trate de ficar mais forte”.

Nesta aula vamos trabalhar o jornal e o entendimento dele como suporte para vários gêneros textuais no Caderno do Aluno e as respostas das atividades no caderno de classe.
1- Vocês já leram notícias e as compartilharam com a turma?
2- Vocês conhecem pessoas que ouvem notícias pelo rádio?
3- Quais Jornais vocês conhecem?
4- Quais as notícias principais divulgadas nos diferentes jornais dessa semana?

Vamos aprender um pouco mais!!!
Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação.
Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.

Características da Notícia

As principais caraterísticas do gênero textual notícia são:
  • Texto de cunho informativo
  • Textos descritivos e/ou narrativos
  • Textos relativamente curtos
  • Veiculado nos meios de comunicação
  • Linguagem formal, clara e objetiva
  • Textos com títulos (principal e auxiliar)
  • Textos em terceira pessoa (impessoais)
  • Discurso indireto
  • Fatos reais, atuais e cotidianos

Estrutura e Exemplo de Notícia

Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica classificada em:
Título Principal e Título Auxiliar
A notícia é formada por dois títulos, ou seja, um principal, também chamado de Manchete, que sintetiza o tema que será abordado, e outro um pouco maior, o qual auxilia o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto que será explorado, por exemplo:
Olimpíadas Rio 2016 (Título Principal)
Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos de 2016 (Título Auxiliar)
Lide
Na linguagem jornalística, a Lide corresponde à introdução da notícia, portanto, trata-se do primeiro parágrafo que responderá as perguntas: O Que? Quem? Quando? Onde? Como? Porque?
Trata-se de um parágrafo em que todas as informações que estarão contidas na notícia deverão aparecer. É uma ferramenta muito importante, visto que desperta a atenção do leitor para a leitura da notícia, por exemplo:
“O Rio de Janeiro, sede dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, vem se preparando para receber milhões de turistas no maior evento esportivo do planeta. Os Jogos Olímpicos ocorrerão entre os dias 05 e 21 de agosto e os Jogos Paraolímpicos, que contempla os atletas com necessidades especiais, acontecerão de 7 a 18 de setembro”.
Corpo da Notícia
Nessa parte, será apresentada a notícia com descrições mais detalhadas, por exemplo:
Segundo a página oficial do “Rio 2016”, os Jogos Olímpicos vão ocorrer durante 17 dias (05 e 21 de agosto) em quatro regiões da Cidade Maravilhosa, que totalizam 32 locais de competição: Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro. As Modalidades Olímpicas incluem 42 esportes, onde participarão 10.500 atletas de 206 países. Duas novas modalidades foram inclusas nos jogos Olímpicos de 2016: o Golfe e o Rugby.
Já os Jogos Paraolímpicos, destinados para atletas com necessidades especiais, acontecerão durante 11 dias (7 a 18 de setembro) nas mesmas regiões da cidade (Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro), que no total contemplam 20 locais de competição. São 23 modalidades esportivas, onde participarão 4.350 atletas de 178 países. A novidade é a inclusão de duas novas modalidades: a Canoagem e o Triatlo.
ATIVIDADE 4- (caderno do aluno) RELAÇÃO ENTRE TEXTOS.
Com atenção relacione os textos resolvendo até a pergunta número 4.

 1. Relacione os Textos 1 e 2 e diga qual é a ligação entre eles.

2. Analise a foto que ilustra o Texto 1.

3. Pode-se dizer essa foto também pode ilustrar o Texto 3?

4. E a imagem abaixo? Ela está coerente com o Texto 3? Redija um parágrafo que defenda sua opinião


AULA -2.
Mensagem do dia:  “Não deixe que as pessoas te façam desistir daquilo que você mais quer na vida. Acredite. Lute. Conquiste. E acima de tudo, seja feliz”.

Antes de resolver a pergunta 5 do caderno do aluno vamos entender um pouco sobre:
- O que é um CONTO?
O conto é um texto narrativo do gênero literário. Ele tem o foco em um fato ou um determinado acontecimento, geralmente é uma ficção, ou seja, é uma história inventada. Os contos são fantasiosos, histórias de faz de conta que são muito contadas para as crianças.
O conto possui um narrador, que é quem conta a história e um enredo, ou seja, a história é dividida em começo, meio e fim.
A principal característica de um conto é o seu tamanho, pois como já foi dito anteriormente, o conto é um texto pequeno, menor até do que um romance. Porém mesmo sendo pequeno, ele possui um enredo completo, e até um clímax, que é o momento mais importante da história. No conto a quantidade de personagens é pequena, por isso que é fácil memoriza-lo.
Temos no conto a introdução ou apresentação, o desenvolvimento ou complicação, o clímax e a conclusão ou desfecho.

Agora que você recordou o que é conto, responda a atividade 5, das páginas 14 e 15 do caderno do aluno.
 O conto: A MENTIRA E AS PENAS.

AULA -3
Mensagem do dia: “Demonstre a você mesmo que você é forte, pois o mundo é um jogo, viver é uma regra e desistir não é a solução”.

ATIVIDADE 5 – ESTUDO DA LÍNGUA.

Concordância verbal e nominal
Concordância verbal é a concordância em número e pessoa entre o sujeito gramatical e o verbo. 
Concordância nominal é a concordância em gênero e número entre os diversos nomes da oração, ocorrendo principalmente entre o artigo, o substantivo e o adjetivo.
Concordância em gênero indica a flexão em masculino e feminino.
Concordância em número indica a flexão em singular e plural.
Concordância em pessoa indica a flexão em 1.ª, 2.ª ou 3.ª pessoa.
Exemplos de concordância verbal
  • Eu li;
  • Ele leu;
  • Nós lemos;
  • Eles leram.
Exemplos de concordância nominal
  • O vizinho novo;
  • A vizinha nova;
  • Os vizinhos novos;
  • As vizinhas novas;
REVISÃO
VERBOS
Verbo é a palavra que exprime um fato (geralmente uma ação, estado ou fenômeno da natureza) e localiza-o no tempo, usados também para ligar o sujeito ao predicado.
Verbos se flexionam em:
Pessoa – 1ª, 2ª, 3ª;
Tempo – Presente, pretérito, futuro...;
Modo – Indicativo, Subjuntivo, Imperativo;
Número – Singular e Plural;
Voz – Ativa, passiva, reflexiva;
Verbo é a palavra essencial para exprimir uma ideia ou apresentar um enunciado.

INDICA:
Ação – Márcia corria pela escola.
Estado – Tiago estava apaixonado.
Desejo – Queria muito uma escola na praia.
Fenômeno da natureza – Choveu sem parar naquele dia.

PESSOA E NÚMRO

verbo concorda com o ser ou coisa que pratica a ação.
As pessoa são três e podem estar no singular ou no plural.
Exemplo:
Eu falo, Tu falas, Ele fala, Nós falamos, Vós falais, Eles falam.

TEMPO- A flexão de tempo indica o momento em que se dá o fato expresso pelo verbo:
Presente. O fato ocorre no momento em que se fala: Ana Paula espera a filha na escola.
Pretérito (passado). O fato já ocorreu: Os alunos chegaram atrasados.
Futuro. O fato ainda vai ocorrer: Assistirei ao filme no domingo.
Tempos compostos – verbo auxiliar e um principal: Jéssica estava vindo para a escola.

MODO
Indica a maneira e a circunstância em que o fato é descrito. São três:

Indicativo – O fato é dado como certo, real, definitivo:
Ex.: Francisco pensa de maneira errada sobre esse assunto.

Subjuntivo – O fato é apresentado de modo duvidoso, incerto, hipotético: Ex.: Não acredito que ele consiga fazer esse serviço.

Imperativo – A pessoa que fala manifesta um pedido, convite, determinação ou desejo: Ex.: Faça o que eu estou dizendo.
O imperativo pode ser positivo ou negativo:
Chegue na hora./Não perca a condução.

FORMAS NOMINAIS
Existem formas verbais que podem desempenhar a função de substantivos, adjetivos e advérbios (nomes) em determinadas situações.

São:
O infinitivo – Havia muito para fazer.
O gerúndio – O verão está chegando.
O particípio – Encerrado o espetáculo, todos saíram.
LOCUÇÃO VERBAL é a expressão verbal composta por dois ou mais verbos, ligados ou não por preposição.

Depois da revisão responda a Atividade 5 do caderno do aluno (páginas 15 e 16).

AULA -4
Mensagem do dia: “Mantenha o foco no objetivo, centralize a força para lutar e utilize a fé para vencer”.

ATIVIDADE- 6PRODUÇÃO TEXTUAL
Agora com base na temática explorada, você produzirá a sua notícia, em folha separada com nome, para entregar quando voltarmos.
Para iniciar, é importante planejar o que será escrito. 
Faça o roteiro da página 16 do caderno do aluno para te auxiliar na produção do seu texto.




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