E. E. 17 de Setembro
Português 7ºANO B
Professora Andreza Gullini.
AULA- 1.
Mensagem do dia: “Se a vida não ficar mais
fácil, trate de ficar mais forte”.
Nesta aula vamos trabalhar o
jornal e o entendimento dele como suporte para vários gêneros textuais no
Caderno do Aluno e as respostas das atividades no caderno de classe.
1- Vocês já leram notícias e as
compartilharam com a turma?
2- Vocês conhecem pessoas que
ouvem notícias pelo rádio?
3- Quais Jornais vocês conhecem?
4- Quais as notícias principais
divulgadas nos diferentes jornais dessa semana?
Vamos
aprender um pouco mais!!!
A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que
está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de
comunicação.
Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum
acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais,
revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Por esse
motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e
narrativos ao mesmo tempo, apresentando,
portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.
Características
da Notícia
As
principais caraterísticas do gênero textual notícia são:
- Texto de cunho informativo
- Textos descritivos e/ou narrativos
- Textos relativamente curtos
- Veiculado nos meios de
comunicação
- Linguagem formal, clara e
objetiva
- Textos com títulos
(principal e auxiliar)
- Textos em terceira
pessoa (impessoais)
- Discurso indireto
- Fatos reais,
atuais e cotidianos
Estrutura e Exemplo
de Notícia
Geralmente
as notícias seguem uma estrutura básica classificada em:
Título Principal e Título Auxiliar
A notícia
é formada por dois títulos, ou seja, um principal, também chamado de Manchete,
que sintetiza o tema que será abordado, e outro um pouco maior, o qual auxilia
o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto que será
explorado, por exemplo:
Olimpíadas
Rio 2016 (Título Principal)
Jogos
Olímpicos e Jogos Paraolímpicos de 2016 (Título Auxiliar)
Lide
Na linguagem
jornalística, a Lide corresponde à introdução da notícia, portanto, trata-se do
primeiro parágrafo que responderá as perguntas: O Que? Quem? Quando? Onde?
Como? Porque?
Trata-se
de um parágrafo em que todas as informações que estarão contidas na notícia
deverão aparecer. É uma ferramenta muito importante, visto que desperta a
atenção do leitor para a leitura da notícia, por exemplo:
“O Rio de
Janeiro, sede dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, vem se preparando
para receber milhões de turistas no maior evento esportivo do planeta. Os Jogos
Olímpicos ocorrerão entre os dias 05 e 21 de agosto e os Jogos Paraolímpicos,
que contempla os atletas com necessidades especiais, acontecerão de 7 a 18 de
setembro”.
Corpo da Notícia
Nessa
parte, será apresentada a notícia com descrições mais detalhadas, por exemplo:
Segundo a
página oficial do “Rio 2016”, os Jogos Olímpicos vão ocorrer durante 17 dias
(05 e 21 de agosto) em quatro regiões da Cidade Maravilhosa, que totalizam 32
locais de competição: Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro. As Modalidades
Olímpicas incluem 42 esportes, onde participarão 10.500 atletas de 206 países.
Duas novas modalidades foram inclusas nos jogos Olímpicos de 2016: o Golfe e o
Rugby.
Já os
Jogos Paraolímpicos, destinados para atletas com necessidades especiais,
acontecerão durante 11 dias (7 a 18 de setembro) nas mesmas regiões da cidade
(Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro), que no total contemplam 20 locais de
competição. São 23 modalidades esportivas, onde participarão 4.350 atletas de
178 países. A novidade é a inclusão de duas novas modalidades: a Canoagem e o
Triatlo.
ATIVIDADE 4- (caderno do aluno) RELAÇÃO ENTRE TEXTOS.
Com atenção relacione os textos
resolvendo até a pergunta número 4.
1. Relacione os Textos 1 e 2 e diga qual é a
ligação entre eles.
2. Analise a foto que ilustra o
Texto 1.
3. Pode-se dizer essa foto também
pode ilustrar o Texto 3?
4. E a imagem abaixo? Ela está
coerente com o Texto 3? Redija um parágrafo que defenda sua opinião
AULA -2.
Mensagem do dia: “Não deixe que
as pessoas te façam desistir daquilo que você mais quer na vida. Acredite.
Lute. Conquiste. E acima de tudo, seja feliz”.
Antes de resolver a pergunta 5
do caderno do aluno vamos entender um pouco sobre:
- O que é um CONTO?
O conto é um texto narrativo
do gênero literário. Ele tem o foco em um fato ou um determinado
acontecimento, geralmente é uma ficção, ou seja, é uma história inventada. Os
contos são fantasiosos, histórias de faz de conta que são muito contadas para
as crianças.
O conto possui um narrador, que é
quem conta a história e um enredo, ou seja, a história é dividida em começo,
meio e fim.
A principal característica de um
conto é o seu tamanho, pois como já foi dito anteriormente, o conto é um texto
pequeno, menor até do que um romance. Porém mesmo sendo pequeno, ele possui um
enredo completo, e até um clímax, que é o momento mais importante da história.
No conto a quantidade de personagens é pequena, por isso que é fácil
memoriza-lo.
Temos no conto a introdução ou
apresentação, o desenvolvimento ou complicação, o clímax e a conclusão ou
desfecho.
Agora que você recordou o que é
conto, responda a atividade 5, das páginas 14 e 15 do caderno do aluno.
O conto: A MENTIRA E AS PENAS.
AULA
-3
Mensagem do dia: “Demonstre a
você mesmo que você é forte, pois o mundo é um jogo, viver é uma regra e
desistir não é a solução”.
ATIVIDADE
5 – ESTUDO DA LÍNGUA.
Concordância verbal e
nominal
Concordância verbal é a concordância em
número e pessoa entre o sujeito gramatical e o verbo.
Concordância nominal é a concordância em
gênero e número entre os diversos nomes da oração, ocorrendo principalmente
entre o artigo, o substantivo e o adjetivo.
Concordância em gênero indica a flexão em masculino e
feminino.
Concordância em número indica a flexão em singular e plural.
Concordância em pessoa indica a flexão em 1.ª, 2.ª ou 3.ª pessoa.
Concordância em número indica a flexão em singular e plural.
Concordância em pessoa indica a flexão em 1.ª, 2.ª ou 3.ª pessoa.
Exemplos de concordância verbal
- Eu
li;
- Ele
leu;
- Nós
lemos;
- Eles
leram.
Exemplos de concordância nominal
- O
vizinho novo;
- A
vizinha nova;
- Os
vizinhos novos;
- As
vizinhas novas;
REVISÃO
VERBOS
Verbo é
a palavra que exprime um fato (geralmente uma ação, estado ou fenômeno da
natureza) e localiza-o no tempo, usados também para ligar o sujeito ao
predicado.
Verbos se flexionam em:
Pessoa – 1ª, 2ª, 3ª;
Tempo – Presente, pretérito, futuro...;
Modo – Indicativo, Subjuntivo, Imperativo;
Número – Singular e Plural;
Voz – Ativa, passiva, reflexiva;
Verbo é a palavra essencial para exprimir uma ideia ou apresentar um enunciado.
Pessoa – 1ª, 2ª, 3ª;
Tempo – Presente, pretérito, futuro...;
Modo – Indicativo, Subjuntivo, Imperativo;
Número – Singular e Plural;
Voz – Ativa, passiva, reflexiva;
Verbo é a palavra essencial para exprimir uma ideia ou apresentar um enunciado.
INDICA:
Ação –
Márcia corria pela escola.
Estado – Tiago estava apaixonado.
Desejo – Queria muito uma escola na praia.
Fenômeno da natureza – Choveu sem parar naquele dia.
PESSOA E NÚMRO
O verbo concorda com o ser ou coisa que pratica a ação.
As pessoa são três e podem estar no singular ou no plural.
Exemplo:
Eu falo, Tu falas, Ele fala, Nós falamos, Vós falais, Eles falam.
TEMPO- A flexão de tempo indica o momento em que se dá o fato expresso pelo verbo:
Presente. O fato ocorre no momento em que se fala: Ana Paula espera a filha na escola.
Pretérito (passado). O fato já ocorreu: Os alunos chegaram atrasados.
Futuro. O fato ainda vai ocorrer: Assistirei ao filme no domingo.
Tempos compostos – verbo auxiliar e um principal: Jéssica estava vindo para a escola.
MODO
Indica a maneira e a circunstância em que o fato é descrito. São três:
Estado – Tiago estava apaixonado.
Desejo – Queria muito uma escola na praia.
Fenômeno da natureza – Choveu sem parar naquele dia.
PESSOA E NÚMRO
O verbo concorda com o ser ou coisa que pratica a ação.
As pessoa são três e podem estar no singular ou no plural.
Exemplo:
Eu falo, Tu falas, Ele fala, Nós falamos, Vós falais, Eles falam.
TEMPO- A flexão de tempo indica o momento em que se dá o fato expresso pelo verbo:
Presente. O fato ocorre no momento em que se fala: Ana Paula espera a filha na escola.
Pretérito (passado). O fato já ocorreu: Os alunos chegaram atrasados.
Futuro. O fato ainda vai ocorrer: Assistirei ao filme no domingo.
Tempos compostos – verbo auxiliar e um principal: Jéssica estava vindo para a escola.
MODO
Indica a maneira e a circunstância em que o fato é descrito. São três:
Indicativo –
O fato é dado como certo, real, definitivo:
Ex.: Francisco pensa de maneira errada sobre esse assunto.
Ex.: Francisco pensa de maneira errada sobre esse assunto.
Subjuntivo –
O fato é apresentado de modo duvidoso, incerto, hipotético: Ex.: Não acredito
que ele consiga fazer esse serviço.
Imperativo –
A pessoa que fala manifesta um pedido, convite, determinação ou desejo: Ex.: Faça o
que eu estou dizendo.
O imperativo pode ser positivo ou negativo:
Chegue na hora./Não perca a condução.
FORMAS NOMINAIS
Existem formas verbais que podem desempenhar a função de substantivos, adjetivos e advérbios (nomes) em determinadas situações.
São:
O infinitivo – Havia muito para fazer.
O gerúndio – O verão está chegando.
O particípio – Encerrado o espetáculo, todos saíram.
O imperativo pode ser positivo ou negativo:
Chegue na hora./Não perca a condução.
FORMAS NOMINAIS
Existem formas verbais que podem desempenhar a função de substantivos, adjetivos e advérbios (nomes) em determinadas situações.
São:
O infinitivo – Havia muito para fazer.
O gerúndio – O verão está chegando.
O particípio – Encerrado o espetáculo, todos saíram.
LOCUÇÃO VERBAL é
a expressão verbal composta por dois ou mais verbos, ligados ou não por
preposição.
Depois da revisão responda a Atividade 5 do caderno do aluno (páginas 15 e 16).
AULA
-4
Mensagem do dia: “Mantenha o foco no objetivo, centralize a força para
lutar e utilize a fé para vencer”.
ATIVIDADE-
6
– PRODUÇÃO TEXTUAL
Agora com base na temática explorada, você produzirá a sua notícia, em folha separada com
nome, para entregar quando voltarmos.
Para iniciar, é importante planejar o que será
escrito.
Faça o roteiro da página 16 do caderno do aluno para te
auxiliar na produção do seu texto.
Sora essa pergunta é do texto um ouro fazendeiro
ResponderExcluir