terça-feira, 31 de março de 2020

Projeto de Vida.


 PROJETO DE VIDA

 Copiar no caderno de classe.

AULA 1- Competências socioemocionais.
Img44 1

Imagine um mundo em que todos tivessem habilidade de se colocar no lugar do outro. Em que as pessoas pudessem lidar com as situações que provocam as emoções mais extremas. Um lugar onde todos conheçam a si mesmos, suas limitações e seus pontos fortes, que saibam lidar com as diferenças e que entendam e saibam se adaptar o contexto onde estão inseridos. Um mundo no qual as pessoas tenham iniciativa, confiem umas nas outras e que queiram ter sucesso na vida. Provavelmente, todos gostariam de viver em um lugar assim, apesar de muitas vezes essa realidade parecer muito distante.
Mas, o que são competências socioemocionais?
As competências socioemocionais incluem a capacidade de cada um lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, de ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas. Elas são utilizadas no nosso dia-a-dia de forma sistemática e integram todo o processo de formação de uma pessoa como um ser integral: como indivíduo, como profissional e como cidadão.
Todas as aptidões descritas acima, que tornam o mundo tão especial, fazem parte de uma cesta de habilidades conhecidas como competências socioemocionais.
Modelo organizativo das cinco MACROCOMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Pin em Psicología
 ABERTURA AO NOVO: Diz respeito à capacidade de uma pessoa explorar o ambiente e
novos aprendizados e experiências, ser flexível e apreciativa diante de situações incertas e
complexas, relacionando-se diretamente com a disposição individual para vivenciar novas
experiências estéticas, culturais e intelectuais. Competências socioemocionais relacionadas:
Curiosidade para aprender; Imaginação criativa; Interesse artístico.

AMABILIDADE: Diz respeito ao emprego do afeto, a ser solidário, empático e respeitoso nas
relações e a acreditar que os outros podem ser dignos de confiança, ou seja, envolve ser
capaz de compreender, sentir e avaliar uma situação pela perspectiva e pelo repertório do
outro, colocando-se no lugar dessa pessoa. Competências socioemocionais relacionadas:
Empatia; Respeito; Confiança.

AUTOGESTÃO: Está relacionada à capacidade de autorregulação e inclinação a ser
organizado, esforçado e responsável. O indivíduo é eficiente, organizado, autônomo,
disciplinado, não impulsivo e orientado para seus objetivos estabelecidos. Competências
socioemocionais relacionadas: Determinação; Organização; Foco; Persistência;
Responsabilidade.

ENGAJAMENTO COM OS OUTROS: Diz respeito à disponibilidade de se relacionar com as
pessoas em interações sociais, às habilidades de comunicação com elas e ao nível de energia
dedicado às nossas experiências. Competências socioemocionais relacionadas: Iniciativa
social; Assertividade; Entusiasmo.

RESILIÊNCIA EMOCIONAL: Diz respeito à capacidade de lidar com situações adversas e com
sentimentos como tristeza, raiva, ansiedade e medo. Competências socioemocionais
relacionadas: Tolerância ao estresse; Autoconfiança; Tolerância à frustração.

DESCOBRINDO “SUPERPODERES”
Autoconfiança, iniciativa social, organização, responsabilidade, curiosidade para aprender
e empatia.
1-Texto e atividade da página 138 do caderno do aluno.

AULA 2-

1- Faça uma pesquisa sobre 2(dois) dos superpoderes que você escolher:
Autoconfiança, iniciativa social, organização, responsabilidade, curiosidade para aprender e empatia (no caderno de classe).

AULA 3

“NOMEANDO COMPETÊNCIAS”.
Texto da página 139.
1- Faça em folha separada uma dissertação colocando a sua reflexão de tudo que aprendeu até aqui.

  Para refletir: COMO PENSO, SINTO, AJO E DECIDO?


Qualquer dúvida pode me procurar, professora Andreza.








Nenhum comentário:

Postar um comentário