PROJETO DE VIDA
AULA
1-
Competências socioemocionais.
Imagine um mundo em que todos tivessem habilidade de
se colocar no lugar do outro. Em que as pessoas pudessem lidar com as situações
que provocam as emoções mais extremas. Um lugar onde todos conheçam a si
mesmos, suas limitações e seus pontos fortes, que saibam lidar com as
diferenças e que entendam e saibam se adaptar o contexto onde estão inseridos.
Um mundo no qual as pessoas tenham iniciativa, confiem umas nas outras e que
queiram ter sucesso na vida. Provavelmente, todos gostariam de viver em um
lugar assim, apesar de muitas vezes essa realidade parecer muito distante.
Mas, o que são competências socioemocionais?
As competências socioemocionais incluem a capacidade
de cada um lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se
relacionar com o outro, de ser capaz de colaborar, mediar conflitos e
solucionar problemas. Elas são utilizadas no nosso dia-a-dia de forma
sistemática e integram todo o processo de formação de uma pessoa como um ser
integral: como indivíduo, como profissional e como cidadão.
Todas as aptidões descritas acima, que tornam o mundo
tão especial, fazem parte de uma cesta de habilidades conhecidas como
competências socioemocionais.
Modelo organizativo das cinco MACROCOMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
novos aprendizados e experiências, ser flexível e
apreciativa diante de situações incertas e
complexas, relacionando-se diretamente com a
disposição individual para vivenciar novas
experiências estéticas, culturais e intelectuais.
Competências socioemocionais relacionadas:
Curiosidade para aprender; Imaginação criativa;
Interesse artístico.
AMABILIDADE:
Diz respeito ao emprego do afeto, a ser solidário, empático e respeitoso nas
relações e a acreditar que os outros podem ser dignos
de confiança, ou seja, envolve ser
capaz de compreender, sentir e avaliar uma situação
pela perspectiva e pelo repertório do
outro, colocando-se no lugar dessa pessoa.
Competências socioemocionais relacionadas:
Empatia; Respeito; Confiança.
AUTOGESTÃO:
Está relacionada à capacidade de autorregulação e inclinação a ser
organizado, esforçado e responsável. O indivíduo é
eficiente, organizado, autônomo,
disciplinado, não impulsivo e orientado para seus
objetivos estabelecidos. Competências
socioemocionais relacionadas: Determinação; Organização;
Foco; Persistência;
Responsabilidade.
ENGAJAMENTO COM
OS OUTROS: Diz respeito à disponibilidade de se relacionar com
as
pessoas em interações sociais, às habilidades de
comunicação com elas e ao nível de energia
dedicado às nossas experiências. Competências
socioemocionais relacionadas: Iniciativa
social; Assertividade; Entusiasmo.
RESILIÊNCIA
EMOCIONAL: Diz respeito à capacidade de lidar com situações
adversas e com
sentimentos como tristeza, raiva, ansiedade e medo.
Competências socioemocionais
relacionadas: Tolerância ao estresse; Autoconfiança;
Tolerância à frustração.
DESCOBRINDO “SUPERPODERES”
Autoconfiança, iniciativa social, organização, responsabilidade,
curiosidade para aprender
e empatia.
1-Texto e atividade da página 138 do caderno do aluno.
AULA
2-
1- Faça uma pesquisa sobre 2(dois) dos superpoderes
que você escolher:
Autoconfiança, iniciativa social, organização,
responsabilidade, curiosidade para aprender e empatia (no caderno de classe).
AULA
3
“NOMEANDO COMPETÊNCIAS”.
Texto da página 139.
1- Faça em folha separada uma dissertação colocando a
sua reflexão de tudo que aprendeu até aqui.
Para refletir: COMO PENSO, SINTO, AJO E
DECIDO?
Qualquer dúvida pode me procurar, professora Andreza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário