INTERAÇÃO ENTRE OS POVOS: FINAL DA ANTIGUIDADE ATÉ A ERA MEDIEVAL.
Olá alunos e alunas, nesta aula iremos aprender sobre um conceito muito importante para a História, que é o conceito de TRANSIÇÃO e MIGRAÇÃO. Vamos ver como ocorreu a TRANSIÇÃO do período chamado Antiguidade, tema que acabamos de estudar, tais como as Grandes Civilizações do Egito, os povos Gregos, Romanos, etc. Agora, começaremos a ver as questões que levaram à uma mudança muito importante nas formas de viver e na visão de mundo dos seres humanos. Uma nova era se inicia, e será denominada pelos historiadores de IDADE MÉDIA.
VEJA A VÍDEO AULA ABAIXO PARA ESTUDAR À FUNDO NOSSOS TEMAS DA AULA DE HOJE:
Em nossa última aula falamos do MEDITERRÂNEO:
A história do mar mediterrâneo remonta tempos muito antigos, de forma que diversas civilizações da Antiguidade se desenvolveram próximas ao Mediterrâneo, tal qual fenícios, macedônios, cartagineses, egípcios, gregos e romanos.
O Mediterrâneo foi muito importante para a navegação, relações comerciais e contato entre os povos (trocas comerciais, culturais, etc) uma vez ele possui uma posição estratégica. É o maior mar interior que une três continentes: África, Ásia e Europa.
Atualmente, o mar Mediterrâneo vem sofrendo com as mudanças climáticas, resultado sobretudo da intervenção humana no local, por exemplo: a expansão do turismo e da pesca predatória. Aproximadamente 40 espécies estão ameaçadas de extinção.
Mas o Mediterrâneo não é apenas uma geografia, um clima ou um mar, é um espaço cultural, uma confluência de civilizações muito antigas que nos legaram formas particulares de vida em comunidade e patrimónios culturais diversos.
É um modo particular de ver, de pensar e de agir que influenciou todo o planeta.
Ao longo de milénios fatores geoclimáticos e outros atraíram grupos humanos que fugindo a secas, conflitos e fomes cíclicas se fixaram em zonas mais temperadas e férteis da região mediterrânica. Os rios foram as estradas para o “grande lago” onde também nasceram as três grandes religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo.
AS MIGRAÇÕES NA HISTÓRIA
Observe as imagens a seguir: O que você vê em comum nelas? Você consegue supor ou imaginar o que essas imagens estão comunicando? - Deixe sua resposta nos comentários do blog!
IMAGEM 1:
Razões para migração
Dentre as principais razões para a migração estão as de origem:
Econômica, quando o migrante sai em busca de melhores qualidades de vida, empregos, salários, muito comum em países ou regiões subdesenvolvidas.
Cultural e religiosa, no caso de grupos sociais que migram para o local com o qual identifica, como os muçulmanos que migram para Meca a fim de facilitar a prática de sua religião.
Políticas, ocorre com bastante frequência durante crises políticas, guerras, ditaduras, nas quais vários contingentes políticos migram, de forma livre ou forçada, para evitar os problemas de seu país. Exemplo disso, atualmente, são os refugiados sírios que deixam seu país para fugir de uma guerra civil que já dura quase 3 anos e contabiliza mais de 130 mil mortos.
Naturais, muito comum em lugares com a ocorrência de desastres ambientais, secas, frio intenso, calor excessivo etc.
todos estão migrando em busca de um lugar pela uma vida melhor e por questão de uma vida melhor. 6 c
ResponderExcluirMuito bem Pedro. Obrigada por sua resposta!
Excluir