quarta-feira, 30 de setembro de 2020

História Prof° Arielle

 FEUDALISMO E IDADE MÉDIA


O que é o Feudalismo?

Podemos classificar o feudalismo como um sistema socioeconômico que se desenvolveu na Europa, em países como Alemanha, França, Itália e Inglaterra, durante os séculos V e X – ou seja, durante a Idade Média. Seu entendimento é muito importante, pois foi através do feudalismo que ocorreram as principais relações sociais, políticas e econômicas da Idade Média.

Primeiramente devemos ter em mente que todo período histórico deve alguma coisa ao passado, ao seu período anterior. Assim, o feudalismo está nitidamente ligado a crise do Império Romano bem como às Invasões Bárbaras.

Características

Uma de suas principais características era a BAIXA MOBILIDADE SOCIAL, justificada pela ideia de que a posição social de cada indivíduo era escolhida por Deus e, assim, ela não poderia ser modificada. Então, quem nascia pobre, morreria pobre, quem nascia rico morreria rico, pois assim é a vontade de Deus, segundo a crença da época e assim era aceito por todos. É muito famosa a frase que sintetiza a divisão social no feudalismo: 

  1. OS QUE ORAM (CLERO): membros da Igreja católica.
  2. OS QUE TRABALHAM: servos,
  3. OS QUE GUERREIAM: cavaleiros medievais, responsáveis pela proteção em uma época muito violenta. 

É muito importante ter em mente que na Idade Média não existiam escravos! Havia os servos: pessoas livres que abriam mão de sua liberdade em troca de proteção, de um lugar para morar de modo a garantir a sua subsistência.


SUSERANIA E VASSALAGEM

A principal relação social do período medieval era a relação de  suserania vassalagem.  Nela o servo recebia o direito de utilizar as terras do senhor, trabalhando, plantando e colhendo os gêneros alimentícios, pagando impostos por isso; este direito se estenderia a seus filhos. Em troca jurava fidelidade ao senhor e poderia ser chamado por seu mestre para o defender em momentos de dificuldade.

Havia várias obrigações que os servos deveriam pagar para o seu senhor, tais como:

Corveia: o servo era obrigado a cultivar terras exclusivas do senhor durante alguns dias da semana, geralmente três.

Talha: essa obrigação impunha ao servo pagar parte de sua produção ao seu senhor.

Mão Morta: os filhos de determinado senhor recorriam à mão morta para manter a relação estabelecida por seu pai após a sua morte.

Banalidades: o servo deveria pagar pelo uso das instalações que existiam no feudo, tais como moinho, forno, tonéis, etc. ao senhorio.

No mundo feudal, as terras representavam um importante instrumento para a obtenção de poder e construção de relações sociais. 


 Assim, quase nem é preciso dizer que a economia na Idade Média era baseada praticamente nas atividades agrícolas de subsistência, o que só mudaria a partir do momento de sua desintegração.

Politicamente, este período era caracterizado pela fragmentação política, em que as decisões ficavam a cargo dos senhores feudais. O rei existia, mas como não existiam países e nações tal qual conhecemos na atualidade, seus poderes eram muito limitados frente à violência que existia no período e a distância entre um feudo e outro.

Para aprofundar seu estudo veja a vídeo aula abaixo:


ATIVIDADES: CLIQUE NO LINK ABAIXO E RESPONDA:

https://pt.surveymonkey.com/r/6JVNP7Y

PRAZO DE ENTREGA: ATÉ DIA 7 DE OUTUBRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário