quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Filosofia Prof° Arielle

 Teorias do Estado: socialismo, anarquismo e liberalismo - PARTE I

O CONCEITO DE ESTADO

Quando se fala de Estado se faz referência a uma forma de organização social soberana que tem o poder administrativo e de regulação sobre um determinado território. A sua vez, quando se menciona o Estado de Direito, se incluem nele as organizações resultantes da lei e a divisão de poderes. O conceito surgiu originalmente nos diálogos platônicos, mas depois foi Maquiavel quem introduziu a palavra propriamente dita em sua obra ‘O príncipe’.

Estado não é o mesmo que governo, que é uma parte constitutiva do mesmo, e também não é considerada nação, já que podem existir nações sem Estado ou várias nações agrupadas debaixo uma mesma unidade estatal.

Para que um Estado seja reconhecido como tal tem que ser reconhecido por outros Estados, deve dispor de organismos para institucionalizar sua autoridade e deve ter a capacidade de diferenciar seu controle. Além disso, um Estado deve ir em prol da internalização de uma identidade coletiva através de símbolos como o hino e a bandeira.

VEJA A VÍDEO AULA ABAIXO:


O CONCEITO DE ESTADO ATUALMENTE

" Ente composto por 3 elementos (uma população, um território e um governo); conjunto das instituições que administram uma nação; organizador da coletividade e dos serviços públicos; ordem jurídica, com poder soberano, cujo objetivo maior é o bem comum de um povo em certo território, entre outras possíveis definições".

Vamos relembrar de Montesquieu...


 Charles de Montesquieu (1689 – 1755) se debruçou no legado de seu predecessor britânico e do filósofo grego Aristóteles para criar a obra “O Espírito das Leis”. Neste livro, o referido pensador francês aborda um meio de reformulação das instituições políticas através da chamada “teoria dos três poderes”. Segundo tal hipótese, a divisão tripartite poderia se colocar como uma solução frente aos desmandos comumente observados no regime absolutista.

Mesmo propondo a divisão entre os poderes, Montesquieu aponta que cada um destes deveriam se equilibrar entre a autonomia e a intervenção nos demais poderes. Dessa forma, cada poder não poderia ser desrespeitado nas funções que deveria cumprir.

RECADO:
MUITO BEM PESSOAL, CHEGAMOS ATÉ AQUI! NESTA AULA NÃO TEREMOS ATIVIDADES. É IMPORTANTE QUE VOCÊS LEIAM E VEJAM A VÍDEO AULA, POIS DAREMOS CONTINUIDADE A ESTA MATÉRIA NA SEMANA QUE VEM, COM ATIVIDADES SOBRE A MESMA. 


BONS ESTUDOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário