quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Filosofia Prof° Arielle

 LIBERDADE: UM TERMO, ALGUNS ENTENDIMENTOS E DIVERSAS PRÁTICAS

MITOLOGIA - ÍCARO E DÉDALO: UM MITO SOBRE A VIAGEM ATÉ A LIBERDADE


Pai e filho colocam as asas nas suas costas, estando prontos para voar. Antes de saltarem da torre, Dédalo avisa o seu filho de algo muito importante. Como as asas são feitas de cera, não devem voar nem muito baixo, nem muito alto, pois se voarem demasiado baixo, a humildade das ondas do mar irá tornar as asas muito pesadas, impedindo-as de voar; se voarem demasiado alto, o Sol irá derreter a cera e desfazer as asas.

Após este aviso eles saltam da torre. O jovem Ícaro abandona-se ao prazer de voar e começa a subir. Esquecendo-se do aviso do pai e sendo apanhado pelo encanto do Sol, começa a voar na direção deste. Elevando-se no ar, Ícaro aproxima-se do Sol, e a cera nas suas asas começa a derreter. Não se apercebendo do que está a acontecer, Ícaro sobe cada vez mais, levando ao fim inevitável. A cera que segura as suas asas derrete, e o jovem precipita-se no mar. A busca de Ícaro pelo prazer, esquecendo todos os limites, leva eventualmente à sua morte. Ademais, tudo isto ocorre em frente ao pai, Dédalo, que pode somente observar, mas não evitar a tragédia. Este mar é hoje em dia conhecido como “Mar Ícaro”. 

REFLEXÃO:

  • Quais entendimento sobre o "ser livre" você consegue desenvolver a partir do relato sobre o voo de Ícaro? (escreva a resposta nos comentários).
ÍCARO E DÉDALO: PONTOS DE DESTAQUE:

  1. Superação da limitação natural (não voar).
  2. Não aceitação da privação de liberdade (prisão).
  3. Autoimposição de limites (voo de altura moderada - Dédalo).
  4. Liberdade como um ato proativo.
REFLEXÃO:
  • O deslumbre e o esquecimento dos conselhos do pai fizeram com que Ícaro se aproximasse demais do Sol. Essa aproximação foi uma ação livre? Por quê? (Escreva nos comentários).
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - 1988 - ARTIGO 5°

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão e virtude da lei;
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantia, na forma de lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias. 
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. 

De modo geral vimos que a constituição garante a liberdade de expressão e manifestação, de consciência e de crença, de escolha profissional, de aprender e ensinar, de informação, entre outras. 

REFLEXÃO:

  • Em que situações do seu cotidiano ou do cotidiano daqueles com quem convive você identifica que essas liberdades não são exercidas? o que limita o exercício dessas liberdades?
PARA APROFUNDAR O ASSUNTO VEJA A VÍDEO AULA ABAIXO E O VÍDEO REFLEXIVO  ABAIXO:


MITOLOGIA GREGA: ÍCARO E OS PERIGOS DA LIBERDADE


BOA AULA!




3 comentários:

  1. NÓS DEVEMOS DAR OUVIDOS EM NOSSOS PAIS. PORQUE ELES SÃO NOSSOS ESPELHOS, NOS ORIENTAM A CAMINHAR POR LINHAS RETAS... EXEMPLO DISSO, QUANDO MINHA MAE PEDE PRA EU LEVAR UMA BLUSA DE FRIO QUANDO VOU SAIR DE CASA, EU NEGO DIZENDO QUE NÃO VAI ESFRIAR, PORÉM UM TEMPO DEPOIS O TEMPO MUDA KKKKKKKKK FALA DE MAE ACAONTECE!

    ResponderExcluir
  2. ÍCARO TEVE UMA AÇÃO LIVRE PORQUE ELE FOI AVISADO, PORÉM BATEU NO PEITO E NÃO DEU OUVIDOS AO SEU PAI. ASSIM, OCORREU TUDO O QUE SEU PAI HAVIA DITO! - JOÃO PEDRO RIBEIRO DA SILVA 3ºB

    ResponderExcluir