quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Filosofia Prof° Arielle

 PENSAMENTO E SOCIEDADE: ELEMENTOS DE IGUALDADE E A MULHER

REFLEXÃO

Você já presenciou ou vivenciou situação nas quais as diferenças e desigualdades entre homens e mulheres levaram a ações discriminatórias? se sim, quais? O que sentiu?

Declaração dos Direitos da Mulher Cidadã

Preâmbulo: mães, filhas, irmãs e mulheres representantes da nação reivindicam constitui-se em uma assembleia nacional. Considerando que a ignorância, o menosprezo e a ofensa aos direitos da mulher são as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção no governo, resolvem expor em uma declaração solene os direitos naturais, inalienáveis e sagrados da mulher. 

Assim, que esta declaração possa lembrar sempre a todos os membros do corpo social seus direitos e seus deveres; que, para gozar de confiança, ao ser comparado com o fim de toda e qualquer instituição política, os atos de poder de homens e de mulheres devem ser inteiramente respeitados; e, que, para serem fundamentadas, doravante, em princípios simples e incontestáveis, as reivindicações das cidadãs devem sempre respeitar a constituição, os bons costumes e o bem-estar geral. 

PARA ACOMPANHAR ESTA PROBLEMATIZAÇÃO, VEJA A VÍDEO AULA ABAIXO:

REFLEXÃO:

  • Quem determina os papéis do homem e da mulher na sociedade? Quais as consequências dessas determinação?

A igualdade de gênero se refere à maneira em que as mulheres e os homens convivem e o empoderamento entre eles de modo nivelado. Apresentando-se como uma possibilidade de haver mudanças na economia de modo inteligente, elevando a eficiência econômica e aprimorando diversas conquistas alcançadas na força conjunta. A desigualdade traz consigo a desvalorização, exclusão, a indignidade, fragilizando o ser que necessita ser visto com respeito. O princípio da igualdade é um princípio estruturante do constitucionalismo e do estado de direito, na sua relação com o princípio da liberdade e com a ideia de justiça, que é comum a todos os direitos e deveres fundamentais. Esses direitos universais foram fundamentais para vencer todas as leis discriminatórias existentes antes no país e permitir um processo de revisão da legislação nacional. Porém a realidade é muito complexa e mesmo perante as leis de igualdade de gênero, ainda existe desigualdades e práticas discriminatórias que persistem e continuam prejudicando as pessoas e os grupos sociais. O acesso à educação é dado no mesmo nível para homens e mulheres no Brasil, é evidente que essa mudança trouxe autoestima para classe feminina, porém não sendo o bastante para enquadrá-la no mercado. Todavia as oportunidades no mercado de trabalho, o nível salarial e as posições em liderança não mudaram muito, continua sem progresso, mesmo com o desempenho nos estudos. A discriminação no mercado de trabalho com base no gênero, idade e estado de saúde, dentro da possível redução da oferta de trabalho, pode afetar negativamente o desempenho econômico do Estado, por isso é necessário tomar medidas para reduzir as desigualdades e aumentar o número de empregados dos grupos sociais. A violência é algo recorrente na sociedade, se engloba em diversos pontos, como no ambiente familiar e no trabalho. Há diversos tipos de violências que assolam principalmente grupos vulneráveis como o das mulheres, sejam elas de quaisquer etnias. Sendo a psicológica, a mais recorrente, porque não mostra sinais físicos visuais, alcançando a dignidade e psique da mulher, ocasionando danos à saúde psicológica e à liberdade.

RECADO: Nesta aula não teremos atividades. 

BOA AULA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário