UM POR TODOS, TODOS POR ALGUNS, CADA UM POR SI OU TODOS POR TODOS?
PROBLEMATIZAÇÃO:
Analisando a relação entre nosso Estado brasileiro e nossa sociedade, você nos percebe em qual condição?
A) O esforço de alguns é desfrutado por todos.
B) O esforço da sociedade como um todo é desfrutado por alguns.
C) Cada um desfruta do esforço que realiza e ninguém desfruta do esforço não realizado.
D) O esforço de todos é desfrutado igualmente por todos.
FORMAS DE GOVERNO E FORMAS DE ESTADO
“As formas de governo são formas de vida do Estado, revelam o caráter coletivo do seu elemento humano, representam a reação psicológica da sociedade às diversas e complexas influências de natureza moral, intelectual, geográfica, econômica e política através da história.” (Darcy Azambuja)
Configura-se uma enorme discussão entre formas de governo e formas de estado. Os alemães denominam forma de estado aquilo que os franceses conhecem como forma de governo.
Como forma de estado, têm-se a unidade dos ordenamentos estatais; a sociedade de Estados (o Estado Federal, a Confederação, etc) e o Estado simples ou Estado unitário.
Como forma de governo, têm-se a organização e o funcionamento do poder estatal, consoante os critérios adotados para a determinação de sua natureza. Os critérios são: a) o número de titulares do poder soberano; b) a separação de poderes e suas relações; c) os princípios essenciais que animam as práticas governativas e o exercício limitado ou absoluto do poder estatal.
O primeiro critério tem o prestígio do nome de Aristóteles e sua afamada classificação das formas de governo. Os dois últimos são mais recentes e demonstram a compreensão contemporânea do processo governativo e sua institucionalização social.
PARA ACOMPANHAR ESSA PROBLEMATIZAÇÃO, VEJA A VÍDEO AULA ABAIXO:
RECADO: Nesta semana não teremos atividades.
Boa aula!
Nenhum comentário:
Postar um comentário