IMPÉRIO NAPOLEÔNICO
O OBJETIVO DA AULA DE HOJE SERÁ RETOMAR O GOLPE MILITAR QUE CULMINOU NA ASCENSÃO DE NAPOLEÃO BONAPARTE , IDENTIFICANDO AS MUDANÇAS E AS PERMANÊNCIAS POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS, CONSIDERANDO O CONTEXTO DA REVOLUÇÃO FRANCESA.
O GOLPE DE 18 BRUMÁRIO
O 18 de Brumário foi um golpe de Estado efetuado por Napoleão Bonaparte.
A data recebe este nome porque ocorreu no segundo mês do Calendário Revolucionário Francês, que era dedicado à névoa (ou bruma). O 18 Brumário coincidia com os dias 9 e 10 de novembro de 1799 do calendário gregoriano.
Articulado pelos girondinos, a alta burguesia francesa, o golpe foi usado como forma de preservar as conquistas da Revolução Francesa e conter a guerra contra os países contrários aos ideais revolucionários.
Por meio do golpe, o sistema denominado Diretório foi derrubado e substituído pelo Consulado. Este fato marcou o início da ditadura de Napoleão Bonaparte (1769-1821).
Bonaparte e o Golpe de 18 de Brumário
Napoleão Bonaparte foi um dos mais destacados militares da época revolucionária, vencendo vários países que fizeram guerra contra a França.
Passou a se interessar cada vez mais por política e via com maus olhos a época do Terror implantada por Robespierre.
Desta maneira, planeja com o abade Sieyès um golpe para preservar as conquistas da Revolução Francesa.
Assim, Napoleão depôs o Diretório usando uma coluna de granadeiros e implantou o regime do Consulado. Neste sistema estava previsto que três cônsules dividiriam o poder: Bonaparte, Sieyès e Pierre-Roger Ducos.
Nova Constituição
O trio coordenou a elaboração de uma nova Constituição, promulgada um mês depois e estabelecia Napoleão como Primeiro-Cônsul pelo prazo de dez anos.
A carta ainda lhe concedia poderes de ditador, pois Bonaparte era o responsável por nomear para os principais cargos públicos e também de legislar. Nesta nova Constituição não é feita nenhuma referência à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Este documento estaria em vigor até 1804 quando o próprio Napoleão cria o Império e se coroa soberano.
Consequências do 18 de Brumário
Com o golpe do 18 de Brumário, Napoleão Bonaparte instaura uma ditadura na França com os poderes concentrados na sua pessoa.
Por sua vez, Bonaparte tenta conciliar as várias facções políticas. Restabelece a liberdade de culto, anistia os emigrados (nobres) que fugiram durante a Revolução, promulga o Código Civil, cria o Banco da França, etc.
No entanto, torna o Senado apenas um órgão consultivo e acaba com a eleição de juízes que como havia sido determinado pelos revolucionários.
O Consulado termina com a criação do Império Napoleônico, onde uma nova dinastia passa a governar a França.
VEJA A VÍDEO AULA ABAIXO PARA COMPREENDER MAIS E MELHOR ESSE GOLPE:
ATIVIDADES: CLIQUE NO LINK ABAIXO E RESPONDA:
https://pt.surveymonkey.com/r/XLR2P8L
PRAZO DE ENTREGA: ATÉ DIA 10 DE SETEMBRO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário