quarta-feira, 2 de setembro de 2020

HISTÓRIA PROF° ARIELLE

 POLÍTICA E SOCIEDADE ROMANA

O florescimento da civilização romana ocorreu por volta de 750 a.C., na região conhecida como Lácio, na Península Itálica. A estrutura social que se erigiu nessa civilização teve como base principal os patrícios e os plebeus. Além desses, havia ainda os clientes, os escravos e os proletários.

Os patrícios formavam a elite social e política romana. Os principais cargos políticos de destaque, durante muito tempo, só podiam ser ocupados por patrícios. Esse grupo da sociedade era herdeiro dos primeiros clãs de pastores que se estabeleceram no Lácio e fundaram a cidade romana. Esses clãs eram de povos latinos e organizavam-se sob o modelo de páter-famílias, chefe de família patriarcal, daí vem a denominação “patrício”. Sendo assim, os patrícios, por tradição, eram os grandes proprietários de terras da antiga Roma. Possuíam, portanto, o controle político e econômico.

Já os plebeus, ou a plebe, como também eram conhecidos, constituíam a camada da população que não tinha ascendência patrícia. A maioria dos plebeus era constituída de pequenos proprietários de terras, artesãos e comerciantes. Boa parte das crises sociais da Roma Antiga, bem como das tentativas de reforma, como a dos irmãos Graco, derivou da insatisfação dos plebeus.


A POLÍTICA ROMANA - ENTENDA AS FASES POLÍTICAS DE ROMA:

A respeito da República Romana, era governada por uma complexa estrutura político-administrativa, formado por magistraturas (executivo), Senado (legislativo) e Assembléia (que elegia senadores e cônsules). Veja abaixo: 

GUERRAS PÚNICAS


Os romanos realizaram muitas guerras de conquistas durante o período da República, dando margem à passagem do período republicano para o período imperial. Para acompanhar essa aula escrita e saber mais acerca das guerras de conquista dos romanos, veja a vídeo aula abaixo:



Atividades: Clique no link abaixo e responda:

https://pt.surveymonkey.com/r/MZS867T

Entrega: até dia 10 de setembro!

BOA AULA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário