quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Língua Portuguesa Profª Heloísa Ferraz

 

2ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 7º ano A 3º BIMESTRE

PROFª HELOÍSA FERRAZ

 

RESENHA

Resenha é um gênero cientifico muito usado para produzir materiais de estudo, podendo ter aspectos descritivos ou argumentativos.

Resenha é um gênero cada vez mais cobrado em ambientes acadêmicos e de pontuação de conhecimento. Saber sua definição e principais características é fundamental para desenvolver boas jornadas de estudos. Veja, a seguir, o que é preciso conhecer para fazer boas resenhas.

O QUE É?

Resenha é um tipo de texto usado para descrever a analisar outra produção textual até tratados de anatomia. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados. Além disso também, as chamadas resenhas temáticas, que reúnem informações de diversos livros e autores que abordam um mesmo assunto.

TIPOS -tradicionalmente, existem dois tipos de resenha:

RESENHA DESCRITIVA – nesse tipo, o autor da resenha apenas descreve e correlaciona informações acerca do tema ou livro resenhado. Não há espaço para a opinião do autor nesse texto, sendo, portanto, uma composição informativa.

RESENHA CRÍTICA OU OPINATIVA – assim como a descritiva, essa também descreve e correlaciona informações de uma obra ou assunto. Não o bastante, na resenha crítica, há espaço para que o autor apresente teses sobre o tema abordado, sendo, então, um texto de natureza informativo -argumentativo.

 

CARACTERÍSTICAS

Para além das estruturas das resenhas descritivas ou críticas, é importante pontuar as seguintes características desse gênero:

·       Objetividade – por se tratar de um gênero cientifico, a resenha exige certo grau de objetividade em sua linguagem, haja vista que interferências da pessoalidade do autor atrapalhariam o método da ciência. O uso do sentido literal é sempre bem vindo em textos desse tipo.

·       Concisão – uma boa resenha deve procurar dizer o necessário, sem muitos exemplos ou repetições. Isso porque o texto tem como função ser um material de estudo, uma composição para ser lida depois, sem haver a necessidade de acessar os originais resenhados.

·       Utilização de um método – é importante que, nas resenhas, o autor estruture o texto a partir de um método claro e objetivo. Em geral, duas partes são fundamentais em todas as produções desse tipo: o resumo e a análise de dados.

·       Uso da norma-padrão da língua – para manter a clareza e a objetividade, recomenda-se que a norma -padrão seja a variante de linguagem utilizado nas resenhas. Isso não significa, é bom lembrar, que se deve escrever de uma maneira rebuscada ou difícil nas resenhas. Lembre-se a norma-padrão é aquela variante da linguagem que segue a gramática, mais que também deve ser compreendida pela maioria das pessoas.

 

 

Segue o link abaixo para responder o formulário:

https://forms.gle/NMV3MbamkiawuqC37

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Data de entrega: 23/09/2020

 

 

ATIVIDADES

 

LEIA:

 

DEFENDER

Livro coloca a menina protagonista para falar de ocupação das ruas.

          “Numa grande cidade, tinha uma menina que parou o trânsito com sua bicicleta”. Assim, começa a recém-lançado livro infantil “A menina que parou i trânsito” (Editora V&R), de Fabrício Valério com ilustrações de Bruna Assis Brasil. Aparentemente banal, a narrativa leva o pequeno leitor a refletir sobre a lógica quase sempre cruel de uma grande cidade.

          Ao decidir interromper o fluxo dos carros com sua bicicleta, a menina vira o alvo de uma série de reações em cadeira. É o que acontece depois é que o guarda fica irritado e buzina, o condutor do ônibus se enche de raiva e freia bruscamente. Em linguagem de conto acumulativo, o livro propõe uma reflexão sobre o ritmo acelerado nas grandes cidades e como ele afeta a qualidade de vida e da mobilidade das pessoas.

          Apesar de as ilustrações indicarem leveza no trato do tema, por trás há uma mensagem urgente: conscientizar sobre o espaço do próprio ser humano na lógica desenfreada da rotina de uma metrópole: “A brincadeira toda é mostrar o que uma simples pausa pode acarretar e revelar. O ser humano, em especial as crianças e os idosos, parece ser a pedra no caminho da cidade grande”, ressalta o escritor.

          O livro propõe também uma reflexão sobre o lugar privilegiado que se dá aos meios de transportes motorizados no dia a dia das grandes cidades, e como essa realidade influencia em cada indivíduo.

          “A pressa da vida diária não dá tempo para a reflexão, e essa insanidade cotidiana, essa violência quase surda está materializada no carro, objeto que tomou as ruas para si como seu habitat natural”, explica o autor.

          Apesar de ser uma narrativa divertida e lúdica, a mobilidade urbana e a ocupação do espaço público estão no centro da intenção da história. O texto de Fabrício foi inspirado por um fato real, que aconteceu na cidade de Amsterdã, na Holanda, em 1972. Um grupo de crianças, reivindicando seu espaço na sociedade e nas ruas, encabeçou um movimento para lutar por espaços de lazer.

                                       Disponível em:https://catraquina.catracalivre.com.br.

 

1.Indique o gênero do texto lido:

a) (   ) resenha                                     c) (    ) crônica

b) (   ) artigo de opinião               d) (    ) notícia

 

2. Aponte o público a que se destina o livro “A menina que parou o trânsito”. Em seguida, transcreva a parte do texto que comprova a sua resposta.

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3. Em todas as personagens a seguir, avalia-se o livro, exceto em:

a) (   ) “[...] o livro propõe uma reflexão sobre o ritmo acelerado nas grandes cidades [...]

b) (   ) “[...] propõe...uma reflexão sobre o lugar privilegiado que se dá aos meios de transportes [...]”.

c) (   ) “Apesar de ser uma narrativa divertida e lúdica, a mobilidade urbana e a ocupação [...”.

d) (   ) “O fato de Fabrício foi inspirado por um fato real, que aconteceu na cidade de [...]”.

4. Na passagem “Numa grande cidade, tinha uma menina que parou o trânsito com sua bicicleta.”, as aspas sinalizam:

a) (   ) a fala de um personagem da história.

b) (   ) o tema do livro.

c) (   ) a transição de trecho da obra.

d) (   ) uma opinião sobre o livro.

5. No segundo parágrafo, o autor do texto narra alguns episódios da história. Nessa parte, ele entrega o tempo verbal:

a) (   ) pretérito perfeito

b) (   ) pretérito imperfeito

c) (   ) presente

d) (   ) futuro do presente

6. Assinale o objetivo do emprego do referido tempo verbal:

a) (   ) mostrar que se trata de episódios presentes no dia a dia.

b) (   ) estabelecer uma proximidade do leitor com a história.

c) (   ) narrar os fatos que estão prestes a ocorrer.

d) (   ) relatar acontecimentos passados.

 

 

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