2ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 7º ano A 3º BIMESTRE
PROFª HELOÍSA FERRAZ
RESENHA
Resenha
é um gênero cientifico muito usado para produzir materiais de estudo, podendo
ter aspectos descritivos ou argumentativos.
Resenha
é um gênero cada vez mais cobrado em ambientes acadêmicos e de pontuação de
conhecimento. Saber sua definição e principais características é fundamental
para desenvolver boas jornadas de estudos. Veja, a seguir, o que é preciso
conhecer para fazer boas resenhas.
O QUE É?
Resenha
é um tipo de texto usado para descrever a analisar outra produção textual até
tratados de anatomia. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados.
Além disso também, as chamadas resenhas temáticas, que reúnem informações de
diversos livros e autores que abordam um mesmo assunto.
TIPOS
-tradicionalmente, existem dois tipos de resenha:
RESENHA DESCRITIVA –
nesse tipo, o autor da resenha apenas descreve e correlaciona informações
acerca do tema ou livro resenhado. Não há espaço para a opinião do autor nesse
texto, sendo, portanto, uma composição informativa.
RESENHA CRÍTICA OU OPINATIVA –
assim como a descritiva, essa também descreve e correlaciona informações de uma
obra ou assunto. Não o bastante, na resenha crítica, há espaço para que o autor
apresente teses sobre o tema abordado, sendo, então, um texto de natureza
informativo -argumentativo.
CARACTERÍSTICAS
Para
além das estruturas das resenhas descritivas ou críticas, é importante pontuar
as seguintes características desse gênero:
·
Objetividade – por
se tratar de um gênero cientifico, a resenha exige certo grau de objetividade
em sua linguagem, haja vista que interferências da pessoalidade do autor
atrapalhariam o método da ciência. O uso do sentido literal é
sempre bem vindo em textos desse tipo.
·
Concisão – uma boa resenha deve
procurar dizer o necessário, sem muitos exemplos ou repetições.
Isso porque o texto tem como função ser um material de estudo, uma composição
para ser lida depois, sem haver a necessidade de acessar os originais
resenhados.
·
Utilização de um método – é
importante que, nas resenhas, o autor estruture o texto a partir de um método
claro e objetivo. Em geral, duas partes são fundamentais em todas as
produções desse tipo: o resumo e a análise de dados.
·
Uso da norma-padrão da língua –
para manter a clareza e a objetividade, recomenda-se que a norma -padrão seja a
variante de linguagem utilizado nas resenhas. Isso não significa, é bom
lembrar, que se deve escrever de uma maneira rebuscada ou difícil nas resenhas.
Lembre-se a norma-padrão é aquela variante da linguagem que segue a gramática,
mais que também deve ser compreendida pela maioria das pessoas.
Segue o link abaixo para responder o
formulário:
https://forms.gle/NMV3MbamkiawuqC37
(FAZER NO CADERNO,
QUEM NÃO CONSEGUIR FAZER PELO FORMULÁRIO) COPIAR E RESPONDER NO CADERDO, DEPOIS
ME ENVIAR A FOTO PELO WHATSAPP
Data de entrega:
23/09/2020
ATIVIDADES
LEIA:
DEFENDER
Livro coloca a
menina protagonista para falar de ocupação das ruas.
“Numa grande cidade, tinha uma menina
que parou o trânsito com sua bicicleta”. Assim, começa a recém-lançado livro
infantil “A menina que parou i trânsito” (Editora V&R), de Fabrício Valério
com ilustrações de Bruna Assis Brasil. Aparentemente banal, a narrativa leva o
pequeno leitor a refletir sobre a lógica quase sempre cruel de uma grande cidade.
Ao decidir interromper o fluxo dos
carros com sua bicicleta, a menina vira o alvo de uma série de reações em
cadeira. É o que acontece depois é que o guarda fica irritado e buzina, o
condutor do ônibus se enche de raiva e freia bruscamente. Em linguagem de conto
acumulativo, o livro propõe uma reflexão sobre o ritmo acelerado nas grandes
cidades e como ele afeta a qualidade de vida e da mobilidade das pessoas.
Apesar de as ilustrações indicarem
leveza no trato do tema, por trás há uma mensagem urgente: conscientizar sobre
o espaço do próprio ser humano na lógica desenfreada da rotina de uma metrópole:
“A brincadeira toda é mostrar o que uma simples pausa pode acarretar e revelar.
O ser humano, em especial as crianças e os idosos, parece ser a pedra no
caminho da cidade grande”, ressalta o escritor.
O livro propõe também uma reflexão sobre
o lugar privilegiado que se dá aos meios de transportes motorizados no dia a
dia das grandes cidades, e como essa realidade influencia em cada indivíduo.
“A pressa da vida diária não dá tempo
para a reflexão, e essa insanidade cotidiana, essa violência quase surda está
materializada no carro, objeto que tomou as ruas para si como seu habitat
natural”, explica o autor.
Apesar de ser uma narrativa divertida
e lúdica, a mobilidade urbana e a ocupação do espaço público estão no centro da
intenção da história. O texto de Fabrício foi inspirado por um fato real, que
aconteceu na cidade de Amsterdã, na Holanda, em 1972. Um grupo de crianças,
reivindicando seu espaço na sociedade e nas ruas, encabeçou um movimento para
lutar por espaços de lazer.
Disponível
em:https://catraquina.catracalivre.com.br.
1.Indique o gênero
do texto lido:
a) ( ) resenha c)
( ) crônica
b) ( ) artigo de opinião d) ( ) notícia
2. Aponte o
público a que se destina o livro “A menina que parou o trânsito”. Em seguida,
transcreva a parte do texto que comprova a sua resposta.
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3. Em todas as personagens
a seguir, avalia-se o livro, exceto em:
a) ( ) “[...] o livro propõe uma reflexão sobre o
ritmo acelerado nas grandes cidades [...]
b) ( ) “[...] propõe...uma reflexão sobre o lugar
privilegiado que se dá aos meios de transportes [...]”.
c) ( ) “Apesar de ser uma narrativa divertida e
lúdica, a mobilidade urbana e a ocupação [...”.
d) ( ) “O fato de Fabrício foi inspirado por um
fato real, que aconteceu na cidade de [...]”.
4. Na passagem “Numa
grande cidade, tinha uma menina que parou o trânsito com sua bicicleta.”, as
aspas sinalizam:
a) ( ) a fala de um personagem da história.
b) ( ) o tema do livro.
c) ( ) a transição de trecho da obra.
d) ( ) uma opinião sobre o livro.
5. No segundo parágrafo,
o autor do texto narra alguns episódios da história. Nessa parte, ele entrega o
tempo verbal:
a) ( ) pretérito perfeito
b) ( ) pretérito imperfeito
c) ( ) presente
d) ( ) futuro do presente
6. Assinale o
objetivo do emprego do referido tempo verbal:
a) ( ) mostrar que se trata de episódios
presentes no dia a dia.
b) ( ) estabelecer uma proximidade do leitor com
a história.
c) ( ) narrar os fatos que estão prestes a
ocorrer.
d) ( ) relatar acontecimentos passados.
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