quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Língua Portuguesa Profª Heloísa Ferraz

 

2ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 3º BIMESTRE

 

FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO E CONJUNÇÃO

 

Estudar as diferenças entre frase, oração e período é importante para que possamos compreender a sintaxe da língua portuguesa, os enunciados e suas unidades.

Para que possamos compreender a sintaxe da Língua Portuguesa, ou seja, o conjunto das relações que as palavras estabelecem entre si, é necessário, antes de tudo, estudarmos a respeito dos enunciados e suas unidades, os quais apresentam características estruturais próprias: a frase, a oração e o período.

FRASE- pode ser definida por seu propósito comunicativo. Isso significa que frase é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal.

Observe algumas características das frases:

·        O início e o final da frase são marcadas, na escrita, por pontuação (.!...);

·        Na fala, o inicio e o final da frase são marcados por uma entonação característica. Não esqueça de que a entonação é a forma como os falantes associam o contorno da expressividade, como é visto na frase interrogativa ou declarativa;

·        Podem ser elaboradas por uma única ou por várias palavras;

·        Podem apresentar um verbo ou não;

·        Na escrita, os limites da frase são indicados pela letra inicial maiúscula e plo sinal de pontuação (.!...).

 Observe alguns exemplos de frase:

-Ai!                                                                  -Quanta bagunça...

-Socorro!                                                       -Que tragédia!

-O quê?                                                          -Como assim?

-Mas que coisa terrível!                             -Tenho muito a fazer.

-Fogo!

TIPOS DE FRASES:

 

·        Frase interrogativa: entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação (?). ex:. Que dia você volta?

·        Frase declarativa: não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. Geralmente, apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com ponto final (.). ex:. Amanhã não poderei levantar.

·        Frases imperativas: enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente, sugere uma ordem e é finalizado pelos pontos de exclamação e final (!.). ex:. Fale mais baixo!

 

ORAÇÃO

 

É uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente, a oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou acessórios.

Ex:.

-Corra!                               -Chove muito no inverno.

-Esses doces parecem muito gostosos.

 

PERÍODO

 

É a unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possuí sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação especifica que delimita sua extensão. Os períodos podem ser simples ou compostos. Vejamos cada um deles:

·        Período Simples – são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo. Ex:. Os dias de verão são muito longos! (verbo: ser)

·        Período Composto – são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Ex:. Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (período composto por três orações: verbos: ligar, dizer e vir).

CONJUNÇÃO

 

               É o termo que liga duas orações ou duas palavras de mesmo valor gramatical, estabelecendo uma relação entre eles.

Ex:.

Ele joga futebol e basquete. (dois termos semelhantes)

Eu iria ao jogo, mas estou sem companhia. (duas orações)

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES

               As conjunções são classificadas em dois grupos: coordenativas e subordinativas.

 

 

1.      Conjunção aditiva -essas conjunções exprimem soma, adição de pensamentos: e, nem, não só...mas também, não só... como também. Ex:. Ana não fala nem ouve.

2.      Conjunção Adversativa -exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia. Ex:. Não fomos campeões, todavia exibimos o melhor futebol.

3.      Conjunção Alternativa – exprimem escolha de pensamentos: ou...ou, já...já, ora...ora, quer...quer, seja...seja. Ex:. Ou você vem conosco ou você não vai.

4.      Conjunção Conclusiva – exprime conclusão de pensamentos: logo, por isso, pois (quando vem depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim: Ex:. Chove bastante, portanto a colheita está garantida.

5.      Conjunção Explicativa – exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte. Ex:. Não choveu, porque nada está molhado.

 

As conjunções subordinativas servem para ligar duas orações dependentes uma da outra e são divididas em 10 tipos:

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1.      Conjunção Integrante – introduzem orações subordinativas com função substantiva: que, se. Ex:. Quero que você volte já. Não sei se devo voltar.

2.      Conjunção Causal – introduzem orações subordinativas que são ideias de causa: que, poque, pois, visto que, já que, uma vez que. Ex:. Não fui à aula porque choveu. Como fiquei doente não pude ir à aula.

3.      Conjunção Comparativa -introduzem orações subordinadas que dão ideia de comparação: que, do que, como. Ex:. Meu professor é mais inteligente do que o seu.

4.      Conjunção Concessivas – iniciam orações subordinadas que exprimem um fato contrário ao da oração principal: embora, ainda que, se bem que, posto que, apesar de que, por mais que, por melhor que. Ex:. Vou à praia, embora esteja chovendo.

5.      Conjunção Condicional – iniciam orações subordinadas que exprimem hipótese ou condição para que o fato da oração principal se realize ou não: caso, contanto que, salvo se, desde que, a não ser que. Ex:. Se não chover, irei à praia.

6.      Conjunção Conformativa – iniciam orações subordinadas que exprimem acordo, concordância de um fato com outro: segundo, como, conforme. Ex:. Cada um colhe conforme semeia.

7.      Conjunção Consecutiva – iniciam orações subordinadas que exprime a consequência ou o efeito do que se declara na oração principal: que, de forma que, de modo que, de maneira que. Ex:. Foi tamanho o susto que ela desmaiou.

8.      Conjunção Temporal – iniciam orações subordinadas que dão ideia de tempo: logo que, antes que, quando, assim que, sempre que. Ex:.   Quando as férias chegarem, viajaremos.

9.      Conjunção Final – iniciam orações subordinadas que exprime uma finalidade: a afim de que, para que. Ex:. Estamos aqui para que ele fique tranquilo.

10.   Conjunção Proporcional – iniciam orações subordinadas que exprimem concormitância, simultaneidade: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais, quanto menos, quanto menor, quanto melhor. Ex:. Quanto mais trabalho, menos recebo.

Link para a atividade abaixo:

https://forms.gle/WQyxvo2RLUQKbnL99

 

ficará aberto até dia 25/09 as 23h59.

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