Ciências 9º Anos A, B, C
Prof. Vilma
As faces da Ciência e da
Tecnologia
Para não tomarmos posições impensadas de
supervalorizar ou não os pontos positivos ou negativos dos efeitos e
repercussões da ciência e da tecnologia no comportamento humano, é importante
que tenhamos claras as diferentes faces que elas assumem nas suas estreitas
relações com a vida cotidiana de todos nós. Os aparatos, máquinas ou
instrumentos, produtos da atividade científica, não são maus nem bons, nem
positivos nem negativos em si mesmos. Nem poderíamos tomar este caráter
irracional em tal análise porque estaríamos sendo animistas e inconsequentes,
atribuindo a uma construção do próprio ser humano um comportamento que não lhe
é pertinente. O que se pode e deve analisar, no entanto, é o uso que se faz
destes aparatos, máquinas e processos que, aí sim, pode trazer resultados
negativos ou positivos, bons ou maus para a vida humana. É inegável a
contribuição que a ciência e a tecnologia trouxeram nos últimos anos. Porém,
apesar desta constatação, não podemos confiar excessivamente nelas,
tornando-nos cegos pelos confortos que seus aparatos e dispositivos técnicos
nos proporcionam cotidianamente. Isso pode ser um resultado perigoso porque,
nesta anestesia que o deslumbramento da modernidade tecnológica nos oferece,
podemos nos esquecer que a ciência e a tecnologia incorporam questões sociais,
éticas e políticas. É importante ter sempre presente que nem tudo que se pode
fazer tecnicamente, deve-se fazer moralmente. Estas preocupações, estas
relações e as diferentes interpretações que criamos no tocante aos verdadeiros
fins da tecnologia e o seu caráter neutro, que muitos lhes querem atribuir no
sentido de afastá-las das questões de ordem social e política, têm sérias
repercussões na forma como os conhecimentos são construídos nas escolas. (...)
Os choques provocados por muitas novidades e acontecimentos relacionados à
tecnologia podem ajudar a compreender o que se passa na sociedade atual. Avião
a jato, forno de microondas, tomografia computadorizada, clonagem, internet,
microcirurgia a laser, cateterismo, celulares e Smartphones, Pentium, etc.
(...)Mas a sua contemporaneidade com a nossa vida particular é que deve majorar
o seu impacto, elevando a sua importância relativa. Sugestão para encarar as
novas tecnologias e trabalhar os seus impactos sem medos e sem ufanismos:
cautela, uma boa dose de reflexão de suas vantagens e limitações, e acima de
tudo uma contextualização das suas implicações. Se a revolução industrial causa
problemas até hoje sentidos — poluição, degradação ambiental, acumulação de
capital, exploração de trabalho humano —, ela também permite confortos dos
quais ninguém quer abdicar — medicamento, televisão, carro, telefone, geladeira.
Se a imprensa desempregou os monges copistas, ela também permite hoje que cada
aluno tenha o seu livro, que todos possam ler jornais diariamente e que se
montem bibliotecas em cada cidade ou em cada escola.
1)
Que considerações podem fazer sobre os avanços
tecnológicos e como estes influenciam na vida das pessoas?
2)
Referente
ao texto o que você
aprendeu sobre?
Leia o
texto com atenção e responda as questões no caderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário