quinta-feira, 2 de julho de 2020

HISTÓRIA PROF° ARIELLE

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS

Em 1776, as Treze Colônias inglesas da América do Norte se uniram em um processo que levou  a se tornarem independentes da Inglaterra. Entre seus antecedentes imediatos, destacou-se o descontentamento dos colonos americanos com certas leis britânicas que prejudicavam seus interesses. No plano das ideias, o movimento foi influenciado pelos ideais iluministas. 

ORIGEM DAS INSATISFAÇÕES COLONIAIS

A Inglaterra anunciou o estabelecimento de uma força militar permanente na América, o reforço dos Atos de Comércio e o aumento da arrecadação de impostos.

  • Lei do Açúcar (1764): aumento do imposto alfandegário sobre o melaço e o açúcar importado das Antilhas. 
  • Lei do Selo (1765): todos os documentos e publicações  deveriam apagar uma taxa em selos; frente à reação dos colonos, a Lei do Selo foi revogada (1766). 
  • Lei do Chá (1773): fornecimento de chá às colônias caberia apenas à Companhia das Índias Orientais e impostos de três centavos por libra de chá seria mantido; os colonos ficaram indignados e reagiram.
LEIS INTOLERÁVEIS (1774)

A destruição do carregamento de chá em Boston, aclamada em todas as colônias, desfiou a Coroa Britânica, que reagiu com medidas severas (leis intoleráveis). 

O CAMINHO DA INDEPENDÊNCIA:

  • Primeiro Congresso Continental (1774): com representações de todas as colônias (exceto Geórgia), visava obter a revogação das Leis Intoleráveis; outras medidas também foram tomadas.
  • Líderes radicais criaram comitês de segurança para garantir a execução  das resoluções do Congresso Continental; em 1775, um destacamento britânico enviado para tomar um depósito de armas entrou em choque  com uma tropa de milicianos e provocou um levante geral nas colônias. 
  • Segundo Congresso Continental (1775): assumiu autoridade para tratar das questões intercoloniais; os radicais superaram os moderados, organizaram um exército, procuraram alianças externas e emitiram um documento. 
  • Durante o Segundo Congresso, Virgínia foi a primeira colônia a declarar sua independência, levando as outras a procederem da mesma forma; o panfleto Senso Comum  de Thomas Paine, teve importante papel na divulgação do ideário emancipacionista.
  • Declaração de Independência: redigida basicamente por Thomas Jefferson, fortaleceu a posição dos radicais e garantiu apoio externo para a rebelião norte-americana.

Significado da Independência dos Estados Unidos

Demonstrou a possibilidade que as colônias tinham de se libertarem de suas metrópoles; não era necessário nem natural o domínio de uma potência sobre outros povos.
A forma de governo adotada (República Federal) era algo original em uma época de predomínio de Monarquias.

Recado:

Turma, durante este bimestre estudaremos a fundo as várias forma de colonização na América. Peço que se atendem aos conteúdos que são indispensáveis a seu aprendizado.

Nas próximas aulas, começaremos a estudar as formas de colonização da Espanha e depois Portugal. Até aqui, vimos como se deu a colonização Inglesa nos Estados Unidos.

Não é preciso copiar esse texto e nesta aula não teremos atividades! Apenas leiam e anotem suas impressões no caderno mesmo, como forma de estudo. 

Boa aula! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário