quinta-feira, 9 de julho de 2020

HISTÓRIA PROF° ARIELLE

A EVOLUÇÃO DA PÓLIS 

Ao longo do período Arcaico, as cidades-estado gregas assistiram à disputa pelo poder entre reis e nobres. Pelas próprias circunstâncias da época - desenvolvimento do princípio de cidadania, pressões populacionais e problemas de abastecimento, expansão colonial - esse conflito político acabou envolvendo também questões sociais.

Para compreender como se deu a organização política na Grécia, precisamos compreender os diferentes significados das organizações políticas, uma vez que a Grécia estava dividida em diversas cidades -estado, cada uma com sua própria forma de governo. Será comum ver durante o estudo de história o surgimento dessas formas de governo, bem como a queda de um e o começo de outro. 

Vamos entender esses conceitos políticos para chegarmos ao conceito principal aqui... a ideia de DEMOCRACIA.

MONARQUIA: é uma forma de governo onde o Rei (monarca) exerce um papel político, podendo ser mais ativo, governando o Estado, ou mais passivo, cerimonial, cumprindo meros papéis de representação, mas sem poder político de fato. 
Estima-se que a Monarquia tenha surgido juntamente com a organização da própria sociedade, ou seja, com a aglomeração de pessoas e a formação das primeiras cidades. O poder daqueles que tinham mais recursos começou a se acumular, e para perpetuá-lo nas mãos concentradas de poucos, seus detentores começaram a passar para os filhos e descendentes. Esses grupos poderosos começaram a indicar líderes que por suas vez acabavam por administrar os recursos e o restante da sociedade. 
Os Reis e Imperadores das civilizações antigas foram os mais poderosos, uma vez que eram considerados portadores de "divindades" ou as vezes eram tidos como próprios deuses, sendo inquestionáveis. 

ARISTOCRACIAS/ OLIGARQUIAS: a palavra Aristocracia significa "governo dos melhores" e seria formada por um grupo de pessoas distintas da sociedade. Essa distinção se daria através da linhagem, da riqueza e da herança. Essa forma de governo tem origem grega. Basicamente é o governo formado por uma única classe social, que tem prestígio e poder na sociedade. 

TIRANIA: a tirania é historicamente uma forma de governo em que o líder chega ao poder ou continua na liderança de maneira ilegítima. Por conta de abuso de poder e crueldade praticado por muitos governantes tiranos ao longo da história, o termo tirano tornou-se sinônimo de governante autoritário e cruel que abusa de seu poder.

DEMOCRACIA: o termo tem origem grega, e de modo geral diz respeito à dissolução do poder e das decisões políticas entre os cidadãos. A democracia ocidental tem origem em Atenas, a cidade Grega Clássica. Os Gregos antigos criaram a ideia de cidadania, que se estendia aquele que era considerado cidadão (nem todos eram considerados cidadãos) e poderia, portanto, exercer o seu poder de participar da política da cidade. A democracia Grega era restrita e excluía da cidadania, mulheres, escravos e estrangeiros. 

Olá turma! Para esta aula temos o estudo das formas de governo! Leiam atentamente e se possível pesquisem mais sobre essas formas de governo na prática!
Não precisa copiar o texto e não teremos atividades para esta aula, mas a aula passada tivemos atividades! Então, quem ainda não fez terá a oportunidade de fazer ainda essa semana! 
BOA AULA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário