quinta-feira, 2 de julho de 2020

Lutas 2: Jiu-Jitsu - Prof Marcelo






                   



                     
JIU-JITSU


                         O jiu-jitsu ou jujutsu é uma arte-marcial japonesa que tem como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um adversário. O nome foi composto para nomear, no Japão, habilidades de luta que não utilizavam armas. Foi com esse contexto que o termo reuniu grande variedade de estilos de combate. Literalmente, "ju", em japonês significa "suavidade" ou "brandura” e "jutsu", "arte" ou "técnica", por esse motivo, seu sinônimo literal é "arte suave".




                       Como acontece com quase todas as artes marciais, não se pode apontar com precisão sua origem. É aceito, no entanto, que algumas culturas que entraram em contato uma com a outra trocavam princípios e dentro de tais princípios estavam às disciplinas marciais. Estilos de luta parecidos foram verificados em alguns povos como os da Índia, China, Mongólia e países da região, nos séculos III e VIII, mas por conta do que representavam as artes em cada cultura, esses países entravam em confronto diversas vezes.

                     O principal motivo para a criação do jiu-jitsu foi porque, no campo de batalha ou durante qualquer confronto, um samurai poderia ficar sem suas espadas ou lanças, precisando, então, de algum meio para se defender sem armas. Foi aí que as quedas e torções começaram a ganhar força, já que os golpes não eram eficientes nesse tipo de combate, dado que os lutadores usavam armaduras. Desta forma, então, nascia o jiu-jitsu do contraste ao kenjitsu e outras artes onde os combatentes utilizavam armas e espadas.




                     O jiu-jitsu, no início do século XX, foi afetado com grande influência do Karate, quando muitos grandes mestres do esporte começaram a praticar e estudar a fundo a arte "Okinawense". Assim, eles tornaram-se, com o passar do tempo, grandes mestres nas duas linhas, caso dos mestres Yasuhiro Konishi e Hironori Otsuka, criadores de dois estilos do Karate, o  Shindo jinen ryu e Wado-ryu, respectivamente.



JIU-JITSU BRASILEIRO



                     Na mesma época em que o grande mestre Jigoro Kano, criador do judô, tentava promover a modalidade, um dos maiores instrutores do centro Kodokan, Mitsuyo Maeda, em 1913, conhecido também como Conde Koma, foi enviado ao Brasil para receber os imigrantes japoneses. Com uma escola em Belém, Koma teve entre seus alunos Carlos Gracie e Luiz França. Gastão Gracie, pai de Carlos, tinha grande afinidade com Maeda e, por isso, ele foi um dos alunos.

                    Um dos principais responsáveis pelo crescimento da modalidade foi a família Gracie, principalmente Carlos, que com dezenove anos se transferiu para o Rio de Janeiro com a família e se tornou, além de lutador, professor de jiu-jitsu. Depois disso, ele ainda viajou por muitas cidades brasileiras tanto dando aulas quanto triunfando sobre oponentes mais fortes fisicamente.

Carlos Gracie e filho













GOLPES, TÉCNICAS E REGRAS
                 
                 Tradicionalmente, o jiu-jitsu brasileiro é lutado com quimono trançado e as técnicas tem como objetivo levar o oponente a uma posição chamada de finalização, significando que, se continuada, causaria fratura de um osso ou até a morte por estrangulamento/esganamento. A posição de finalização pode ser reconhecida através de três tapas seguidas com a mão (caso as duas mãos estejam presas, com o pé) no solo, também chamado de tatame, ou no próprio corpo do adversário. Além disso, qualquer manifestação verbal também pode indicar o desejo de parar a luta.


                  Dentre os diversos golpes, os mais conhecidos são: de braço, isto é, arm-lock, kata-guruma chave americana, chave kimura - americana invertida -, chave de bíceps e omoplata; de mão, a mão de vaca; estrangulamentos, como o mata-leão, triângulo e ezequiel. 


Assita ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=fVZbDsBTqyY






Atividades do Texto:


1- Qual o objetivo do Jiu-Jitsu?


2- Na música do vídeo " Trajetória de Vitória ", qual o significado da palavra Kata Guruma de gola?


3- Quando o oponente deseja parar a luta, qual o movimento que ele faz para finalização?


4- Quem foi o grande responsável pela popularização dessa  luta no Brasil?


5- Qual o principal motivo para a criação do jiu-jitsu?


6- O jiu-jitsu se contrapõe a que tipo de lutas?


7- Escreva os nomes dos lutadores citados na música do vídeo acima.


8- Qual a vestimenta dos lutadores de Jiu-Jitsu?




Ilustração do Texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário