""RESPEITAR O OUTRO É RESPEITAR A SI MESMO"
FILOSOFIA E ÉTICA
HUMILHAÇÃO, VELHICE E RACISMO
Habilidade: identificar e criticar práticas de humilhação social.
Conceitos: humilhação social, discriminação, preconceito, alteridade, empatia, invisibilidade social e respeito.
Que situações você já presenciou ou vivenciou de discriminação relacionada à idade? Como se sentiu e por que acha que se sentiu assim?
A VELHICE NO BRASIL
Envelhecer no Brasil significa enfrentar muitos desafios, principalmente para as pessoas com baixo poder aquisitivo que não conseguem suprir suas necessidades básicas, pois o país não está preparado para essa nova realidade que está posta, trabalhando com uma política pública que não consegue atender essa população com qualidade e atenção.
Nos países asiáticos a velhice é sinônimo de experiência e sabedoria em que as pessoas idosas são tratadas com atenção e respeito. No Brasil a velhice é sinal de decadência e incapacidade e as pessoas com mais idade sofrem preconceitos e são desrespeitadas cotidianamente.
- Ageísmo: Forma de discriminação que se dá por causa de uma perspectiva preconceituosa de determinada faixa etária. Embora geralmente se dê na maioria contra pessoas idosas, pode-se dirigir a qualquer idade.
"Respeita o outro é respeitar a si mesmo" - essa frase tem um bom efeito quando a aplicamos na questão da relação entre as gerações. Cada pessoa vive uma etapa única é preciso se utilizar da ÉTICA, para regular a moral e a ética nas relações sociais.
FEMINISTA E FILÓSOFA SIMONE DE BEAVOIR - OBRA "A VELHICE" DE 1970.
Nesta obra a autora faz uma reflexão pautada na percepção de que pensar a velhice é pensar seu destino. Vivemos num mundo com uma perspectiva UTILITARISTA das relações, ou seja, as nossas relações são pautadas na ideia de utilidade e não utilidade. São muitas as questões que vivencia o idoso em nossa sociedade, mas além de não ter valor e utilidade, ele também acaba por viver enganações e golpes de outros civis.
Apesar do respeito normalmente recebido pelo papel afetivo que ocupa nas relações individuais, o idoso é culpabilizado por uma sobrecarga de tarefas que demanda, assim como perde sua autonomia, por ser visto como incapacitado, o que se reflete, por exemplo, no mercado de trabalho.
PARA SABER MAIS SOBRE ESSA REFLEXÃO, VEJA A VÍDEO AULA ABAIXO:
BOA AULA
* NESTA SEMANA NÃO TEREMOS ATIVIDADES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário