quarta-feira, 12 de agosto de 2020

História Prof° Arielle

AULA 1: A CIVILIZAÇÃO ROMANA - ORIGENS

 Olá Pessoal, para avançarmos em nosso estudo, hoje falaremos um pouco mais sobre o Império Romano no que se refere às suas origens. Teremos 3 aulas com esse tema, e esta é a primeira aula sobre essa civilização. 


A CIVILIZAÇÃO ROMANA: ORIGENS

A ORIGEM MITOLÓGICA DE ROMA:

A imagem acima descreve uma lenda sobre as origens de Roma. Segundo esta lenda, a loba Capitolina amamentou os gêmeos Rômulo e Remo, que por sobreviverem ao abandono devido à nutrição dada pela loba, foram levados a fundar Roma. Essa é a versão mitológica das origens de Roma. Mais adiante, veremos a versão histórica de sua fundação. 

PARA SABER MAIS SOBRE OS DETALHES DESTA LENDA, CLIQUE NO LINK ABAIXO:


A ORIGEM HISTÓRICA DE ROMA


Por volta do século X a. E.C (antes da Era Comum, termo atualizado que substitui a antiga sigla a.C - antes de cristo). A população dessas aldeias vivia, sobretudo, do pastoreio e da agricultura. A partir do século VIII a.E.C, muitas dessas aldeias formadas principalmente por latinos, passaram a se juntar, com o objetivo de se protegerem de eventuais invasões de outros povos, como os sabinos.

Nesse contexto, formou-se a Monarquia Romana. Existem evidências de sete reinados, no período entre 753 e 509 a.E.C. Quatro desses reis foram latino e sabinos, e os três últimos reinados foram exercidos pelos etruscos. 

QUEM FORAM OS ETRUSCOS E COMO INFLUENCIARAM ROMA?


Os Etruscos influenciaram demais a sociedade de Roma, principalmente pelas trocas comerciais e culturais. Eles também fizeram muitas obras públicas ali, como pontes e portões fabulosos, além de canais de drenagem das zonas baixas.

Sua relação com Roma sempre foi ambígua, pois num momento estavam em paz e noutra guerreavam por vários motivos. Mas a cada reaproximação, eles se fundiam cada vez mais com a sociedade romana.

No século III a.C., os romanos venceram todas as guerras na região e se consolidaram como uma potência. Com suas cidades-estados em constante desunião, os Etruscos foram absorvidos pelos romanos, até desaparecerem como nação autônoma.

As famílias patrícias de Roma sentiam orgulho se casar com a aristocracia Etrusca, que era bem mais antiga e respeitada pela distinção de seus membros. Até o Imperador Júlio César afirmou descender dos Etruscos.

COMO ERA A SOCIEDADE ROMANA NESTE PERÍODO?     

A ESTRUTURA POLÍTICA DE ROMA

FIM DA MONARQUIA ROMANA

Os patrícios sempre se opuseram à presença dos etruscos no poder político em Roma. Em 509 a.E.C, alegando estarem descontentes com o envolvimento dos etruscos em guerras, os patrícios expulsaram o rei Tarquínio, o soberbo, do poder. A partir da queda do último rei etrusco, os patrícios transformaram Roma em uma República.

RES ( algo, coisa) PUBLICUS (do povo, de todos).

REPÚBLICA: COISA PÚBLICA


VEJA A ESTRUTURA DO PODER EM ROMA DURANTE ESTE PERÍODO

ATENÇÃO! O PODER POLÍTICO EM ROMA ERA UMA OLIGARQUIA, POIS APENAS OS PATRÍCIOS TINHAM DIREITOS POLÍTICOS.

PARA ENTENDER AINDA MAIS A AULA AQUI EXPOSTA, VEJA A VÍDEO AULA DO CENTRO DE MÍDIAS DESTA SEMANA!


BOA AULA!

ATIVIDADES > CLIQUE NO LINK, RESPONDA, E CONCLUA!

NÃO ESQUEÇA DO SEU NOME, SÉRIE E TURMA!

https://pt.surveymonkey.com/r/PFRZFBP

Nenhum comentário:

Postar um comentário