A REVOLUÇÃO FRANCESA E A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO
GOLPE 18 BRUMÁRIO
O Golpe do 18 Brumário foi um golpe de estado ocorrido na França, e que representou o fim da Revolução Francesa, a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder e a consolidação dos interesses burgueses no país. No calendário revolucionário francês, este dia ocorreu em 18 de brumário do ano IV (9 de novembro de 1799 no calendário gregoriano).
Passados 10 anos do início da Revolução Francesa, o país vinha sendo governado por um colegiado de líderes chamado de Diretório. Napoleão havia retornado de sua desastrosa campanha no Egito, e a França sofria com revoltas internas, além de uma ameaça real de invasão da Segunda Coalizão (forças reunidas pelos monarcas europeus liderados pelos Habsburgo e pela Rússia para acabar com a França Revolucionária).
O golpe foi visto como a única maneira de preservar as conquistas obtidas durante a Revolução Francesa e de impedir possíveis guerras. Por meio dele, Napoleão dissolveu o diretório, o substituiu pelo consulado e instaurou um regime ditatorial na França apoiado por uma parcela da burguesia. Mesmo com uma grande instabilidade política e econômica na França, Napoleão recebeu forte apoio da burguesia que defendia um governo forte para pacificar o país e gerar um ambiente de ordem.
Iniciou-se então o período napoleônico que vigorou de 1799 a 1815.
NAPOLEÃO BONAPARTE
Veja a vídeo aula abaixo, para acompanhar esta aula escrita:
Centro de Mídias 19/08 - Revolução Francesa parte I
Turma do 2° A e B, nesta aula não teremos atividades, mas é muito importante que vocês acompanhem a aula do Centro de Mídias, e façam a leitura desta aula. Aqueles que preferirem, façam anotações no caderno como forma de estudo. Me procurem para tirar dúvidas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário