Leia a explicação e assista os vídeos das aulas para realizar a atividade.
Foco narrativo
O narrador de qualquer obra tem certas características e limitações que definem como o autor irá contar a história. É importante notar que o narrador apenas poderá contar as coisas que experimentou, os cheiros que sentiu, as paisagens que viu, as histórias que ouviu.
Tipos de narrador:
- Onisciente: Um narrador que tudo sabe, tudo vê. Normalmente usado na literatura pela facilidade de narrar os sentimentos e pensamentos das personagens. Conta a história em 3ª pessoa e, ás vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa. Ele conhece tudo sobre as personagens e o enredo, e o que passa no íntimo das personagens, conhecendo suas emoções e pensamentos.
- Personagem: Um narrador-personagem que tudo sabe ao seu respeito, mas não em relação ás personagens que o cercam, nem pode ver o contexto com tanta clareza. Pode, sim, narrar uma história em que é o protagonista ou não. Conta na 1ª pessoa a história da qual faz parte, sendo, por isso, chamado de personagem. É marcado por características subjetivas, opiniões em relação aos fatos ocorridos. Assim, torna-se uma narrativa parcial, já que não se pode enxergar outro ângulo algum de visão.
- Observador: Também chamado de narrador-câmera ou narrador-testemunha. Limita-se a contar uma história sem entrar no "cérebro" ou no "coração" das personagens. Conta a história do "lado de fora", na 3ª pessoa, sem participar das ações. Ele conhece todos os fatos e, por não participar deles, narra com certa neutralidade, apresenta os fatos e as personagens com imparcialidade. Não tem conhecimento íntimo delas e nem das ações vivenciadas.
Linguagem não-verbal
A linguagem não-verbal é aquela que não se compõe por recursos de língua escrita ou falada. Uma das principais funções dessa linguagem é possibilitar a comunicação direta com o interlocutor, de modo a transmitir informações sem utilizar palavras.
Clique no link para realizar a atividade: https://forms.office.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário