HISTÓRIA DO BRASIL: MOVIMENTOS DE CONTESTAÇÃO AO PODER DURANTE O PERÍODO REGENCIAL - SÉCULO XIX.
VOCÊ CONHECE NOVELAS OU PEÇAS DE TEATRO QUE REPRODUZEM A HISTÓRIA DO BRASIL? QUAIS SÃO ELAS?
A REVOLTA DOS MALÊS 1835:
- OCORREU NA PROVÍNCIA DA BAHIA, 25 DE JANEIRO DE 1835.
- MALÊS: POVOS MUÇULMANO, DE LÍNGUA IORUBÁ, VIERAM DA NIGÉRIA.
- SALVADOR CONTAVA COM CERCA DE 65.500 HABITANTES, DOS QUAIS 40% ERAM ESCRAVOS.
- NA ÉPOCA, NEGROS, MESTIÇOS E AFRODESCENDENTES REPRESENTAVAM 78% DA POPULAÇÃO, ENQUANTO OS BRANCOS REPRESENTAVAM 22%.
- ENTRE A POPULAÇÃO ESCRAVA 63% ERA NASCIDA NA ÁFRICA.
VEJA A VÍDEO AULA ABAIXO - CENTRO DE MÍDIAS 19/08 MOVIMENTOS DE CONTESTAÇÃO:
Essa revolta foi de grande repercussão na década de 1830. quando negros, mestiços e afrodescendentes formavam a maior parte da população em Salvador, enquanto aproximadamente somente 22% da população local era formada por brancos.
Inúmeros negros escravizados desenvolviam atividades como lavradores, sapateiros, barbeiros, entre tantos ofícios nos centros urbanos, e esses possuíam maior "liberdade de movimento" quando realizavam atividades para seus respectivos senhores, o que em muito favoreceu a organização e o aperfeiçoamento da revolta.
Os malês eram homens livres na África que foram trazidos como escravos para o Brasil; Esse povo era bastante intelectualizado e queriam libertar povos muçulmanos. Por terem uma religião diferente da Cristã, eram Islâmicos e era muito difícil para eles aceitarem a se converter à religião de seus dominadores.
Então a Revolta dos Malês tem um fundo religioso; Foi a primeira rebelião de povos negros buscando a libertação de escravos, mas também contava com esse caráter religioso.
QUAL ERA O OBJETIVO CENTRAL DA REVOLTA DOS MALÊS?
Esses escravos tinham como objetivo a libertação de todos os escravos de religião islâmica, a garantia da liberdade de culto e eram, em sua maioria, das etnias hauçá, igbomina e picapó. Suas ações foram baseadas em experiências de combate que trouxeram da África e visavam aplicar num momento propício.
Os revoltosos propunham o fim do catolicismo, o assassinato e o confisco de bens de todos os brancos e mestiços, a implantação de uma monarquia islâmica no Brasil.
A partir desta revolta, os povos escravizados no Brasil passaram a ter maior visibilidade perante todos. Porém, foram vistos de maneira negativa. Por isso, não alcançaram seus objetivos, de implementar uma monarquia islâmica, mas ganham visibilidade, mostrando que não estavam satisfeitos com aquela condição de vida.
IMPACTOS DA REVOLTA NA SOCIEDADE ESCRAVOCRATA:
- A elite brasileira começou a ficar com medo da revolta e achar os povos africanos muito perigosos e então, caçavam e matavam seus principais líderes.
- Os povos Malês deram visibilidade ao povo negro no Brasil, mostrando a insatisfação deste povo perante as injustiças e as péssimas condições de vida em que estavam, sendo considerados como não humanos e sofrendo castigos perversos.
Turma do 8° ano A, nesta aula não teremos atividades, mas é muito importante que vocês vejam a vídeo aula do Centro de Mídias, para acompanhar esta aula escrita!
BOA AULA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário