HISTÓRIA DO BRASIL - 2° REINADO (1840- 1889)
Do Golpe da Maioridade à Proclamação da República.
OLÁ ALUNOS E ALUNAS, NA ÚLTIMA AULA ESTUDAMOS O 1° REINADO. NESTA AULA COMEÇAMOS A ESTUDAR A CONTINUIDADE DESSA HISTÓRIA.
OBJETIVO: Analisar as motivações para o 2° reinado: o golpe da maioridade, a Lei Eusébio de Queiroz e as instabilidades políticas e sociais que deram margem aos movimentos contestatórios.
*Contestatório > contestar: Por em discussão a justeza ou a veracidade de; negar; contestar um fato; contrapor.
PARA ENTENDER E ACOMPANHAR ESTA AULA ESCRITA, VEJA A VÍDEO AULA ABAIXO DO CENTRO DE MÍDIAS, DO DIA 12 DE AGOSTO.
Embora os portugueses estivessem no Brasil, eles estavam alinhados a uma política colonial, ou seja, o objetivo era a exploração da terra.
A primeira constituição de 1824 outorgada por Dom Pedro I, como vimos na aula anterior, aconteceu de maneira autoritária, onde o Dom Pedro não aceitou não ser beneficiado pelas escolhas e votações da Assembléia. Apesar de ter declarado independência, Dom Pedro I ainda estava vinculado à Portugal e aos interesses da Metrópole. Declarar a independência foi mais uma "jogada" política que uma "generosidade" de Dom Pedro I. Ele não era um "cara" popular, as pessoas não o aceitavam bem devido todas essas atitudes do Imperador.
A IMPOPULARIDADE DE DOM PEDRO I
TODOS ESSES MOTIVOS LEVARAM AO GOLPE DA MAIORIDADE QUE, PARA MUITOS, ERA A SALVAÇÃO DO BRASIL
Pela Constituição de 1824, a maioridade de D. Pedro deveria ser aos 21 anos. O ato adicional reduziu a idade para 18 anos. Daí a ideia de Golpe, o pequeno ainda não poderia assumir o trono.
Sendo assim, duas questões são importantes de pensar:
- COMO FICOU A QUESTÃO POLÍTICA E ECONÔMICA NESSE PERÍODO?
- QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS MUDANÇAS SOCIAIS OCORRIDAS NESSE PERÍODO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário