Olá turma, para a realização da Avaliação, clique no LINK abaixo. O texto de apoio para a avaliação está no corpo do formulário.
ENTREGA: ATÉ DIA 18 DE DEZEMBRO.
LINK DA AVALIAÇÃO:
https://pt.surveymonkey.com/r/2QZG92B
BOA PROVA!
Olá turma, para a realização da Avaliação, clique no LINK abaixo. O texto de apoio para a avaliação está no corpo do formulário.
ENTREGA: ATÉ DIA 18 DE DEZEMBRO.
LINK DA AVALIAÇÃO:
https://pt.surveymonkey.com/r/2QZG92B
BOA PROVA!
Olá turma, segue abaixo as orientações para a realização da Avaliação de História:
1. Para responder as questões, clique nos LINKS PARA CONSULTA para ter acesso às aulas sobre os temas de prova.
2. Utilize apenas o texto das aulas postadas para a sua resposta, não busque respostas prontas da internet, pois não poderei considerar a resposta. As perguntas da avaliação estão no LINK PARA AVALIAÇÃO.
LINKS PARA CONSULTA:
TEMA 1: IDADE MÉDIA: https://escolaestadual17.blogspot.com/2020/11/historia-prof-arielle_17.html
TEMA 2: ESCRAVIDÃO, SERVIDÃO E TRABALHO LIVRE NA ANTIGUIDADE: https://escolaestadual17.blogspot.com/2020/11/historia-prof-arielle_24.html
LINK PARA AVALIAÇÃO:
https://pt.surveymonkey.com/r/27GCWQQ
ENTREGA: ATÉ DIA 18 DE DEZEMBRO.
BOA PROVA!
Clique no link a seguir para responder as questões:
Esta avaliação ficará aberta até
a próxima quarta-feira - dia 16 de dezembro de 2020!
Bons estudos...
Professor Luciano Marconi
Mattioli
Clique no link a seguir para responder as questões:
Esta avaliação ficará aberta até
a próxima quarta-feira - dia 16 de dezembro de 2020!
Bons estudos...
Professor Luciano Marconi
Mattioli
Clique no link a seguir para responder as questões:
Esta avaliação ficará aberta até
a próxima quarta-feira - dia 16 de dezembro de 2020!
Bons estudos...
Professor Luciano Marconi
Mattioli
Clique no link a seguir para
responder as questões:
Esta avaliação ficará aberta até
a próxima quarta-feira - dia 16 de dezembro de 2020!
Bons estudos...
Professor Luciano Marconi
Mattioli
Clique no link a seguir para responder as questões:
Esta avaliação ficará aberta até a próxima quarta-feira - dia 16 de dezembro de 2020!
Bons estudos...
Professor Luciano Marconi
Mattioli
Olá pessoal, abaixo algumas orientações para a realização da Avaliação de Filosofia!
Olá turma, segue abaixo as informações para realização da Avaliação:
Olá turma, segue abaixo as orientações para a realização da Avaliação de Filosofia:
Para responder as questões, clique nos links abaixo que correspondem aos temas trabalhados nas aulas.
Não aceitarei respostas da internet, APENAS RESPOSTAS BASEADAS NOS TEXTOS DAS AULAS QUE ESTÃO NOS LINKS DE CONSULTA!
LINKS PARA CONSULTA:
1. FILOSOFIA POLÍTICA: IDADE CONTEMPORÂNEA
https://escolaestadual17.blogspot.com/2020/11/filosofia-prof-arielle_19.html
2. O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS E SUAS CARACTERÍSTICAS
https://escolaestadual17.blogspot.com/2020/11/filosofia-prof-arielle_26.html
3. IMMANUEL KANT: O QUE É ESCLARECIMENTO?
https://escolaestadual17.blogspot.com/2020/11/filosofia-prof-arielle.html
LINK DA AVALIAÇÃO
https://pt.surveymonkey.com/r/NYWG9XQ
ENTREGA: ATÉ 18 DE DEZEMBRO
BOA PROVA!
Para viabilizar o projeto, os Estados Unidos da América implantaram o plano de compra territorial e, através dele, compraram a Lousiana, que pertencia a França e Óregon, que pertencia à Inglaterra. Porém, a conquista dos territórios mexicanos se deu através da expropriação – marcada por guerras e violência. Com isso, povos indígenas dos EUA que ocupavam as regiões desde antes da chegada dos colonizadores europeus foram exterminados.
Porém, para os norte-americanos, a “marcha para o oeste” cheia de injustiças e violência era legitimada por um ideal maior. Os colonos, de origem cristã, baseados na passagem bíblica que cita um povo escolhido em busca da terra prometida, acreditavam que todo o projeto era baseado na questão religiosa, já que eles eram o povo escolhido por Deus para povoar novas terras, prosperar economicamente e governar e proteger o restante do mundo.
Denominada de Destino Manifesto, mesmo tendo massacrando antigas populações, a doutrina justificou o processo de expansão territorial que acelerou o processo de desenvolvimento agrícola, ampliando as produções de trigo, milho, algodão; pecuário, fortalecendo a criação de ovinos, suínos e bovinos; e industrial, aumentando o mercado consumidor e possibilitando investimentos em infraestrutura.
O sucesso da política supostamente comprovava que eles eram de fato o povo escolhido por Deus. O sentimento de “povo divino” transformou as 13 colônias na maior potência mundial.
O Destino Manifesto até hoje reflete nas ações do país. Exemplo é o ideal intervencionista estadunidense de ação política e militar externa. Todas as ações bélicas, principalmente as dos séculos XX e XXI, podem ser explicadas pelo plano “divino” de colonização do oeste, já que, pra muitos norte-americanos, eles continuam sendo o povo escolhido por Deus para guiar o restante do mundo.
LINK DA AVALIAÇÃO:
https://pt.surveymonkey.com/r/95K67BY
ENTREGA ATÉ DIA 18 DE DEZEMBRO
BOA PROVA!
OLÁ TURMA,
ABAIXO ESTÃO OS LINKS QUE VOCÊS PRECISAM ABRIR PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO - JÁ CONVERSAMOS SOBRE ESSES TEMAS EM NOSSAS AULAS ONLINE, QUE SÃO:
1. OS BURGUESES E A 1° FASE DO CAPITALISMO COMERCIAL:
https://escolaestadual17.blogspot.com/2020/11/historia-prof-arielle_7.html
2. TRABALHO LIVRE, SERVIDÃO E ESCRAVIDÃO NA ANTIGUIDADE:
https://escolaestadual17.blogspot.com/2020/12/historia-prof-arielle_48.html
LINK DA AVALIAÇÃO
https://pt.surveymonkey.com/r/9P7Q83Y
ENTREGA: ATÉ DIA 18/12.
BOA AVALIAÇÃO!
Atividade referente as aulas do dia 30/11 e 01/12.
30/11/2020
01/12/2020
Atividade referente a aula do dia 30/12/2020
Segue o link da aula do dia 30/12/2020 do CMSP
Questionário referente a aula do dia 30/12/2020
Segue o link da aula do dia 30/12/2020
Questionário referente a aula do dia 30/11
Segue o link da aula do dia 30/12/2020 do CMSP
Questionário do 4o bimestre
Segue o link da aula do dia 04/12/2020 do CMSP
OLÁ, PESSOAL
Abaixo está um link com ATIVIDADES. Basta clicar no link, pois o texto de apoio para responderem as questões está anexado logo no início.
A entrega para estas atividades é ate dia 11 de Dezembro. Lembrando que semana que vem postarei uma avaliação. Bons estudos pra vocês.
A GUERRA CIVIL AMERICANA ou GUERRA DE SECESSÃO
A Guerra de Secessão, ou Guerra Civil Americana, foi um conflito armado entre Norte e Sul dos Estados Unidos pela disputa relacionada ao uso de escravos no país.
A Guerra
de Secessão, ou Guerra
Civil Americana, aconteceu nos Estados Unidos entre os estados do Norte e os estados do
Sul, de 1861 a 1865. Esse conflito foi iniciado quando os estados do Sul
separaram-se da União e formaram os Estados Confederados da América. A Guerra de Secessão foi
motivada pela divergência que havia entre os dois grupos a respeito da abolição
da escravatura e da extensão dos novos territórios que estavam sendo ocupados
no oeste.
Durante a década de 1850, os Estados Unidos eram uma “nação dividida” entre os estados do Norte e os estados Sul. Apesar de haver algumas concordâncias e similaridades entre os lados a respeito da política imperialista dos Estados Unidos, havia também uma enorme discordância acerca do modelo de sociedade com o qual os novos territórios seriam povoados.
O Norte era caracterizado pelo desenvolvimento de uma forte indústria, defensor do trabalho livre assalariado e composto por uma forte classe média urbana. O Sul, por outro lado, possuía uma economia basicamente agrícola, voltada para a produção de algodão no sistema de plantation, com utilização extensa do trabalho escravo.
A grande divergência entre os dois lados durante a década de 1850 girava em torno da questão da política a ser adotada nos novos territórios que haviam sido conquistados. O Sul defendia a extensão do modelo escravista para os novos territórios, e o Norte defendia que os novos territórios deveriam ser constituídos com a proibição da escravidão.
Essa disputa entre Norte e Sul relacionada ao uso da mão de obra escrava intensificou-se a partir da ocupação do Nebraska e do Kansas. O presidente americano Franklin Pierce mostrou-se favorável à extensão da escravidão para o Kansas, e isso gerou grande insatisfação na ala abolicionista. A disputa no Kansas, inclusive, levou a pequenos conflitos armados entre milícias de abolicionistas e escravocratas no final da década de 1850.
Abraham Lincoln e a Guerra Civil
A rivalidade entre a ala abolicionista e a ala escravocrata alcançou o debate presidencial nas eleições de 1860. O principal representante dos democratas era Stephen Douglas, e os republicanos estavam representados por Abraham Lincoln. A vitória de Abraham Lincoln nas eleições de 1860 gerou grande insatisfação no Sul.
O presidente Abraham Lincoln mantinha uma postura ambígua a respeito da escravidão, pois era um defensor da abolição da escravatura, porém acreditava que a “raça branca” era naturalmente “superior”. Além disso, Lincoln afirmava que não aboliria a escravidão nos locais em que ela já existisse e defendia a sua manutenção exclusivamente no Sul, ou seja, era contrário a sua expansão para os novos territórios, como o Kansas. A postura de Lincoln recebeu críticas dos dois lados: os nortistas consideravam-no muito conservador, enquanto os sulistas consideravam-no um abolicionista radical, mesmo Lincoln adotando medidas conciliatórias.
A insatisfação dos estados sulistas com a presidência de Abraham Lincoln relacionava-se à questão da escravidão e motivou-os a rebelarem-se contra o governo americano. Os sulistas passaram a defender um discurso separatista, e, como consequência, o Sul acabou declarando sua desvinculação da União e formação de uma nova nação, conhecida como Estados Confederados da América. A eleição de Lincoln e a separação dos estados sulistas foram, portanto, os estopins para o início da Secessão em 1861.
O primeiro estado sulista a separar-se da União foi Carolina do Sul, que foi seguido por Alabama, Flórida, Mississipi, Geórgia, Texas e Luisiana. O ataque que marcou o princípio da guerra civil também foi realizado pelos sulistas contra um forte da União (Forte Sumter), instalado em Charleston, na Carolina do Sul. Lincoln – que afirmava que não aceitaria nenhum tipo de separatismo – convocou os exércitos para lutar contra os separatistas e reintegrá-los à nação.
A Guerra Civil Americana foi o pior conflito da história dos Estados Unidos. As batalhas realizadas em campo aberto transformaram-se em verdadeiros massacres, com milhares de soldados morrendo, por exemplo, na Batalha de Gettysburg, na qual cerca de 30 mil sulistas morreram em poucos dias de confronto.
Os sulistas foram derrotados pelos nortistas à medida que sua economia foi sendo sufocada pelas ações impostas por Abraham Lincoln. A falta de apoio estrangeiro e o embargo marítimo, que impediu a entrada de mercadorias no Sul, acabaram destruindo a economia sulista. A crescente precariedade dos Confederados fez com que cerca de um terço do exército desertasse.
ESCRAVIDÃO, SERVIDÃO E TRABALHO LIVRE - NA ANTIGUIDADE
Escravidão
- Geralmente os escravos eram pessoas capturadas em guerra. O exército vencedor prendia os inimigos derrotados e os transformavam em escravos. Houve também, principalmente na Grécia Antiga, a escravidão por dívidas.
- O escravo não possui nenhum tipo de liberdade.
- Não possuíam direitos, apenas deveres.
- Eram obrigados a realizar todos os trabalhos ordenados pelos proprietários ou pelo Estado.
- Estavam presos à condição de escravos, ou seja, não podiam deixar o trabalho para buscar melhores oportunidades.
- Os escravos domésticos tinham uma condição de vida um pouco melhor do que os outros tipos de escravos.
- Seu trabalho não era remunerado por dinheiro ou qualquer outro bem. O escravo recebia, de seu proprietário, apenas o alimento suficiente para sobreviver (geralmente era de péssima qualidade ou restos), vestimentas básicas e um local para dormir.
- Os castigos físicos foram muitas vezes utilizados para punir atos de desobediência, erros ou tentativas de fuga dos escravos.
- Na Antiguidade, houve escravidão no: Egito Antigo, Grécia Antiga, Roma Antiga, China Antiga, Índia Antiga, Suméria (Mesopotâmia).
Servidão
- A servidão é caracterizada, principalmente, pela condição de dependência do servo em relação ao seu senhor.
- Na Antiguidade, a servidão funcionou, principalmente, da seguinte forma: um proprietário rural deixava os camponeses cultivarem em sua terra, porém, os servos deviam pagar tributos para o senhor. Geralmente, o tributo era pago em espécie (uma certa quantidade do que os servos colheram). Dessa forma, os servos ficavam sempre devendo ao proprietário rural e, de certa forma, presos à terra.
- Embora não fosse escravidão, os senhores utilizavam o poder que tinham para forçar a permanência dos servos em suas terras. Garantiam, assim, a cobrança de elevados tributos.
Trabalho Livre
- Nesse tipo de trabalho, o trabalhador não era preso a nenhuma pessoa ou obrigação com o Estado.
- Geralmente eram pequenos comerciantes, artesãos, pequenos proprietários rurais e diferentes tipos de prestadores de serviços.
- Pagavam impostos ao Estado. Os impostos costumavam ser elevados e podiam ser pagos em espécie (produtos) ou moedas.
- Entre os trabalhadores livres podia haver mobilidade social, porém era bem difícil subir para outros níveis da sociedade.
- Houve trabalho livre em todas as sociedades da Antiguidade.
ATIVIDADES - CLIQUE NO LINK ABAIXO E RESPONDA:
https://pt.surveymonkey.com/r/C9HK8WR
ENTREGA ATÉ DIA 11 DE DEZEMBRO.
QUEM FOI ZUMBI DOS PALMARES?
Zumbi dos Palmares é conhecido como um dos líderes do Quilombo dos Palmares, ocupando essa função de 1678 a 1695. Acredita-se que sua ascensão como líder tenha relação com um desentendimento com Ganga Zumba. Zumbi liderou a resistência final dos palmaristas e acabou sendo morto, em 1695, por uma expedição de bandeirantes.
O Quilombo dos Palmares está diretamente ligado à trajetória de vida de Zumbi, afinal, ele foi um dos líderes desse que foi o maior quilombo da história do Brasil. Palmares surgiu no final do século XVI, e o registro mais antigo que o menciona remonta ao ano de 1597.
Seu nome deve-se à grande quantidade de palmeira-pindoba que havia na região da Serra da Barriga, onde ficava. Atualmente, a localização de Palmares corresponde ao estado de Alagoas, mas, na época, era parte da capitania de Pernambuco. A escolha do local foi estratégica porque era uma região de mata fechada e montanhosa, dando uma proteção natural ao quilombo.
Sabemos que o Quilombo dos Palmares era formado por 18 mocambos, isto é, pequenas aldeias que reuniam os escravizados fugidos. Entre os mocambos que formavam Palmares, podemos citar Acotirene, Osenga e Aqualtune. O maior mocambo era o Cerca Real do Macaco, também conhecido como Mocambo Macaco.
Ao todo, o Quilombo dos Palmares chegou a reunir 20 mil habitantes, sendo que seis mil deles viviam no Mocambo Macaco. Acredita-se que os primeiros escravizados que se instalaram na região da Serra da Barriga tenham fugido de engenhos de Pernambuco. Isso porque essa capitania concentrava grande parte dos engenhos do Brasil, e, segundo o historiador Flávio Gomes, em Pernambuco, havia, no final do século XVI, 66 engenhos que reuniam cerca de dois mil escravizados africanos|1|.
Palmares atraía uma grande quantidade de cativos que executavam fugas em massa dos engenhos pernambucanos. Seu crescimento logo mobilizou as autoridades coloniais, e, já no começo do século XVII, elas haviam recrutado forças para destruírem-no. Ao longo da existência de Palmares, tanto portugueses quanto holandeses enviaram expedições para sua extinção.
Os conflitos entre holandeses e portugueses em Pernambuco, a partir da década de 1630, contribuíram para enfraquecer os poderes locais. Os problemas administrativos surgidos desses conflitos contribuíram para que as fugas de escravizados aumentassem, o que fortaleceu Palmares.
O poderio de Palmares só começou a ser efetivamente reduzido quando os portugueses expulsaram os holandeses do Nordeste. Durante as décadas de 1670 e 1680, inúmeras expedições foram organizadas contra o quilombo, e, pouco a pouco, o poder palmarino foi enfraquecendo-se.
A última expedição contra Palmares foi organizada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, na década de 1690. Em 1694, ele liderou a destruição do Mocambo Macaco, fazendo com que os palmaristas precisassem fugir. Tropas de bandeirantes permaneceram na Serra da Barriga até o ano de 1725, para evitar que os sobreviventes de Palmares organizassem um novo quilombo. Caso queira saber mais sobre esse lugar tão importante para a história negra brasileira, leia: Quilombo dos Palmares.
PARA SABER MAIS VEJA A VÍDEO AULA ABAIXO - SOBRE AS LEIS ABOLICIONISTAS NO BRASIL:
MATÉRIA PARA AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA
OLÁ TURMA, ABAIXO ESTÃO OS LINKS DAS AULAS PARA ESTUDO, POIS NA SEMANA QUE VEM SERÁ AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA.
LINK DE ESTUDO PARA REALIZAR A AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA:
https://escolaestadual17.blogspot.com/2020/11/historia-prof-arielle_24.html
https://escolaestadual17.blogspot.com/2020/11/historia-prof-arielle_17.html
LINK DAS ATIVIDADES DO 4° BIMESTRE:
https://escolaestadual17.blogspot.com/2020/11/historia-prof-arielle_24.html
https://escolaestadual17.blogspot.com/2020/11/historia-prof-arielle_11.html
BONS ESTUDOS!
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PARA SER ENTREGUE ATÉ DIA 11/12
Leia o conto para responder as questões:
O MISTÉRIO DA CASA ABANDONADA
FERNANDO SABINO
Quando chegamos em frente à cada abandonada, ouvimos o sino da igreja de Lourdes dar pausadamente doze badaladas; meia-noite! (...) Fazia frio e vi que Anairam tremia tanto quanto eu, mais ainda assim levamos em frente a nossa aventura.
Não foi difícil transpor o portão: um ligeiro empurrão e ele se abriu, devagar, rinchando nas dobradiças. Fomos avançando por entre o mato do jardim. Alguma coisa deslizou junto a meus pés - um rato, certamente, ou mesmo um lagarto. Engoli seco e prossegui a caminhada ao lado da minha companheira, seguido dos outros dois agentes.
Ao chegar a varanda; ordenei a ambos que ficassem ali e nos esperassem. Não convinha entrarmos todos ao mesmo tempo. Alguém tinha de ficar de sentinela do lado de fora. Subimos os degraus de pedra em plena escuridão e tateamos pela parede à procura da porta. Tinhamos trazido conosco uma caixa de fósforo e uma vela, mais não era prudente acendê-la ali: poderíamos chamar a atenção de alguém na rua, algum guarda - noturno rondando por lá.
Encontramos a porta e forçamos o trinco. Estava trancada por dentro, não houve jeito de abrir. Era tão fraca, a madeira parecia podre, e eu seria capaz de arromba -lá com um ponta pé, só que faria muito barulho. Preferimos forçar a janela que dava também para a varanda. Era só quebrar o vidro, meter a mão e puxar o trinco. Tirei o sapato e bati fortemente com o salto no vidro, que se espatefou num tremendo ruído. Assustado, Hinderburgo latiu no jardim, por sua vez nos assustando tanto, que nosso primeiro impulso foi fugir correndo.
Como não acontecesse nada, ao fim de algum tempo resolvemos continuar a nossa missão. Aberta a janela, fui o primeiro a pular. Depois ajudei Anairam a entrar também. Só então, já dentro de casa, nos ariscamos a acertar a vela. Era uma sala grande, onde não tinha nada, a não ser poeira e manchas de mofo pelas paredes forradas de papel estampado. A chama da vela, trêmula, projetava sombras que se mexiam pelos cantos, ameaçadoras, enquanto avançávamos. Em pouco vimos que ali embaixo só havia nos quartos lá em cima.
Subimos devagarzinho, eu na frente, conduzindo a vela, a agente Anairam se agarrando na minha blusa. Procurava não fazer barulho, mais os degraus de madeira da escada, já meio podres, rinchavam, dando estalinhos debaixo de nossos pés. No segundo andar, empurramos a porta do primeiro quarto no corredor e entramos. Era um quarto grande, mas a vela não dava pra ver nada, a não ser a nossa própria sombra, projetada na parede. Foi quando, de súbito, a luz acendeu e tudo se iluminou.
No primeiro instante ficamos deslumbrados com aquela com aquela claridade e nós voltamos para ver quem tinha acendido a luz. Soltamos junto um grito de pavor - parado junto à porta estava um velho horrendo, alto, barba sua, cabelos desgrenhados, a nos olhar, mãos na cintura:
- Que é que vocês dois estão fazendo aqui? Quem são vocês?
Após a leitura do texto "O mistério da casa abandonada", de Fernando Sabino, responda às questões.
1. Na sua opinião, este texto é alegre, poético, triste ou de suspensa? Justifique sua resposta.
2. Quem você acha que era aquele homem que estava dentro do quarto? Por que ele estava lá?
3. Quem são os personagens da história?
4. O texto contém qual tipo de narrador?
( ) narrador -observador - conta a história do lado de fora, sem participar dela.
( ) narrador - personagem - aquele que conta a história, na primeira pessoa (eu), fazendo parte dela.
5. Como essa história poderia terminar? Dê um final ao conto.
PARA ALUNOS QUE NÃO CONSEGUIR RESPONDER O FORMULÁRIO ABAIXO, RESPONDA NO CADERNO E ME ENVIEM AS FOTOS.
https://forms.gle/6GV9L5LwoorfhCjD7
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
9ºA
PROFESSORA: RENATA
ATIVIDADE 2 – 4ºBIMESTRE
DATA: 01/12/2020
Queridos alunos, cliquem no link abaixo com os conceitos trabalhados na aula do CMSP e um questionário para verificação, que vocês deverão responder e enviar.
Fiquem com Deus e bons estudos!