quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Filosofia Prof° Arielle

 OUSE SABER!!!


Immanuel Kant representou uma mudança importante na forma como se pensava a relação entre o sujeito que conhece e a realidade que procura conhecer no século XVIII. Pode-se considerar que encarnou o espírito iluminista, considerando que pensar é uma atividade autônoma e que se deve ter coragem para empreendê-la.

A época do filósofo não é, ainda, “esclarecida”, mas está em processo de “esclarecimento”. Tal processo é fruto do Iluminismo, tendência de pensamento esclarecido pela luz da razão, em contraposição ao período da Idade Média, marcado pela crença e pela fé. 

PERGUNTA À RESPOSTA: O QUE É ESCLARECIMENTO?  - KANT

Umas das principais questões ligadas à Kant se refere à sua obra "O que é o esclarecimento?" - Kant começa pelo próprio termo esclarecimento, que «é a saída do homem de sua menoridade». O que produz tal menoridade é o próprio homem, que não consegue sair de sua condição medíocre e tomar coragem de servir-se de si mesmo sem necessitar da ajuda de alheios. A menoridade do homem o afeta em todos os campos: na política, na sociedade, no trabalho, etc.

O processo para se sair desse estado de minoridade está no autocontrole e na liberdade que cada indivíduo deve cultivar. Somos convidados a não nos acomodar, a sair em busca do saber, por isso usa o termo latino: Sapere aude! (Ouse saber). Somente através dessa ousadia é que podemos sair de nossa condição. Essa ousadia implica a «coragem de fazer uso de teu próprio entendimento», o que é como que o slogan do esclarecimento.

As principais causas que impedem o esclarecimento estão no comodismo, na preguiça e na covardia. Com tais causas, o homem permanecerá sempre em sua menoridade. Para as pessoas acostumadas a ‘receberem as coisas nas mãos’ (Kant enumera alguns: ter um livro que faz as vezes de nosso entendimento; um diretor espiritual que tem consciência em nosso lugar; um método que decide a nossa dieta; etc.), torna-se difícil e perigoso renunciar sua menoridade. Isto está tão enraizado em sua vida, em seu cotidiano, em todos seus trabalhos, que se torna natural, cômodo. Por isso é que os homens não sabem como lidar com a liberdade quando a têm e os impede de utilizar seu entendimento. Mas, para tanto, sempre há uma primeira tentativa, e é essa a exortação de Kant em sua resposta à pergunta proposta.

A verdadeira revolução deve ser a mudança de pensamento das pessoas. Essa mudança traz benefícios muito maiores que a de uma revolução política, em que apenas se trocam algumas pessoas do poder, mas a dominação continua. Uma revolução assim, que derruba um governo despótico, «nunca produzirá a verdadeira reforma do modo de pensar».

O esclarecimento exige liberdade. Uma liberdade não limitada, não condicionada, que favoreça apenas aos que têm o “poder” nas mãos. Também o uso privado da razão, apesar de ser limitado, pode ajudar consideravelmente no progresso do esclarecimento. Para Kant, a liberdade é a autonomia de cumprir seu dever de acordo com as Leis da Natureza. Dessa forma, somos donos de nós mesmos e de nossas ações.

ATIVIDADES > CLINO LINK ABAIXO E RESPONDA!
https://pt.surveymonkey.com/r/VNSF5XK
ATENÇÃO: LEIA O TEXTO ACIMA PARA RESPONDER, POR FAVOR,  NÃO ACEITAREI PESQUISAS PRONTAS DA INTERNT. 

PRAZO: ATÉ 15 DE NOVEMBRO. 

BOA AULA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário