terça-feira, 17 de novembro de 2020

História Prof° Arielle

 BAIXA IDADE MÉDIA - RETOMANDO SUAS CARACTERÍSTICAS


A Europa da Baixa Idade Média é um continente em contínua transformação, embora as mudanças acontecessem lentamente. Ainda assim, é importante estabelecer algumas características a respeito do período, e o conceito mais importante, nesse sentido, sem dúvidas, é o feudalismo.

Os historiadores estabeleceram que o período clássico do feudalismo estendeu-se do século XI ao século XIII. Depois disso, esse sistema que estruturava a sociedade medieval começou a enfraquecer-se, e a Europa passou a assumir novas características.

É importante estabelecermos que o feudalismo não é exclusivamente um sistema econômico, mas um conceito-chave que engloba questões que envolvem a divisão social, a organização política, a ideologia vigente, a cultura popular etc.

Nesse conceito, o feudo é um dos locais de importância, mas não há somente ele. É preciso lembrar-se também das aldeias e das igrejas, por exemplo. Focando no aspecto econômico, o feudalismo estabeleceu o modo como aquela sociedade produzia riquezas e como funcionavam as relações de trabalho.

Os feudos eram as terras de nobres, obtidas por riqueza familiar ou por doação do rei. Era dessa terra que um nobre retirava sua riqueza, e isso acontecia por meio da exploração do trabalho dos camponeses. Os nobres permitiam os camponeses estabelecerem-se em seu feudo, oferecendo-lhes terra para trabalharem e proteção. Em troca, os camponeses pagavam diversos impostos ao senhor feudal.

INOVAÇÕES TÉCNICAS DA BAIXA IDADE MÉDIA

A Baixa Idade Média ficou marcada com um período de avanços técnicos, sendo os que aconteceram na agricultura os mais destacados. Na Baixa Idade Média popularizou-se uma série de práticas que, provavelmente, já eram utilizadas na Alta Idade Média, mas em baixa escala. As principais foram o uso da charrua e da aiveca de ferro, melhorando o arado e a preparação do solo para o plantio, e de um sistema de rotação trienal do solo muito mais eficiente que o bienal.

Essas melhorias podem parecer simples atualmente, mas, na época, foram cruciais e possibilitaram um aumento significativo da produtividade agrícola. Estima-se que a produtividade média tenha passado de 1 ou 2 grãos por semente plantada para 3 ou 4 grãos.

Isso garantiu um excedente de alimento importante e permitiu que a população europeia tivesse um salto considerável durante a Baixa Idade Média. O aumento populacional também tem relação com a melhora no clima europeu durante boa parte desse período e a pouca difusão de epidemias.

RECADO: OLÁ TURMA, NESTA AULA REFORÇAMOS ALGUNS PONTOS FUNDAMENTAIS PARA O ESTUDO DA BAIXA IDADE MÉDIA. PEÇO QUE FAÇAM A LEITURA PARA QUE POSSAMOS CONVERSAR EM NOSSA AULA ONLINE NA SEMANA QUE VEM!

BOA AULA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário