sexta-feira, 10 de julho de 2020

FILOSOFIA PROF° ARIELLE

TORNAR-SE INDIVÍDUO 

O QUE NÓS SOMOS? AQUILO QUE FALAM DA GENTE... AQUILO QUE FAZEM DE NÓS...?

Nesta aula estudaremos os autores:

       MICHEL FOUCAULT                           PAUL RICOEUR


Em Paul Ricoeur, temos o pensamento de "tornar-se indivíduo", que se manifesta em duas dimensões:  como membro de uma sociedade  e como ser independente e autônomo. Assim, o ser humano como um indivíduo autônomo e independente, se autodefine através da linguagem, da construção do "eu" e do "outro".

A construção dessa ideologia, que configurou o "eu" e o "outro", é formada através de laços de confiança e de cooperação, estabelecendo que o dever ético não se dá apenas sobre o indivíduo, mas sobre a relação com o outro.

Em Foucault temos o pensamento "sujeição do indivíduo", onde a lei é uma verdade "construída" de acordo com as necessidades do poder, do sistema econômico vigente, que atualmente, está preocupado principalmente com a produção de mais-valia econômica e mais-valia cultural.

*Mais-Valia econômica: é o termo empregado por Karl Marx sobre a diferença entre o valor final de determinada mercadoria e a doa do valor dos meios de produção e do valor do trabalho; está relacionado com a força de trabalho, o tempo de realização e o lucro obtido.
* Mais-valia cultural: 

A modernidade, firmou estas circunstâncias dando corpo a sociedade, distribuindo e segmentado a individualidade através das leis, criando a aparência de liberdade, onde renunciamos de alguma forma a nós mesmos e que através de uma conduta massificada, são eliminadas as desigualdades entre os seres humanos, numa uniformidade anônima.

VEJA A VÍDEO AULA ABAIXO DO CMSP:




ATIVIDADES :

1) PESQUISA SOBRE OS AUTORES: MICHEL FOUCAULT  E PAUL RICOEUR.
* ENVIAR VIA WHATSAPP OU NO EMAIL > ariellesb1@gmail.com

NÃO ESQUEÇAM DO NOME COMPLETO, SÉRIE TURMA!

2) PESQUISE AS SEGUINTES PALAVRAS:

ALTERIDADE:
SUBJETIVIDADE:
PERCEPÇÃO:
LINGUAGEM:
JUÍZO:

prazo de entrega: até dia 17/julho.

Boa aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário