Aula Português 7º B
Semana 18 a 22 de
maio de 2020.
O que é poema?
O poema é um gênero textual que pode ser escrito conforme rígidas
normas — os poemas de forma fixa — ou em versos livres, nos quais mais valem as
imagens do que a métrica.
Afinal, o que é o poema? A poesia, como expressão da arte,
pode ser definida?
O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros
literários. É impossível dissociar o poema da literatura, arte que tem a
palavra como matéria-prima. Na literatura não há compromisso com a
objetividade, tampouco com a sintaxe ou com a semântica. A palavra pode ser
lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve o
poema para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele
despertar diferentes sensações.
O poema é, portanto, um gênero textual que apresenta delimitações,
tal qual os demais gêneros do universo literário, como o conto e a crônica. Mas
para a poesia (que pode estar contida ou não no poema, haja vista que nem todo
poema é dotado de lirismo e beleza) não existem limites, por isso, faz-se
importante salientar as diferenças entre o poema e a poesia. Em não raras
situações um texto poético esbarra na compreensão de seu leitor, que pode
subaproveitar suas imagens, sua musicalidade e suas metáforas. Por isso, a
poesia depende da percepção de quem lê um poema, de quem observa uma pintura,
de quem ouve uma música ou assiste a uma peça de teatro ou a um filme.
Diferente do poema, que existe enquanto gênero textual, a poesia só existe se
percebida – e sentida – pelo receptor.
Versos
O verso é a unidade
poética, é considerado cada linha de um poema. Os versos podem ser apresentados
como uma palavra ou segmento de palavras com um tipo de rítmica. Pode ocorrer
em sílabas longas ou breves (versos métricos), segundo o número de sílabas
(verbos silábicos) e de acordo com a acentuação (versos rítmicos), (CADA LINHA
DO POEMA).
Estrofes
A estrofe é o
conjunto de versos. Um soneto é constituído de dois quartetos (estrofe com
quatro versos) e dois tercetos (estrofes com três versos).
Mudam-se o tempo,
mudam-se as vontades,
Muda-se o ser,
muda-se a confiança;
Todo mundo é composto
de mudança,
Tomando sempre novas
qualidades.
Rimas
Os versos de uma
poesia podem ter rima, que é o resultado de sons iguais ou semelhantes entre as
palavras, seja no final ou no meio dos versos (rima interna).
“Cheguei, chegaste.
Vinhas fatigada A
E triste, e triste e
fatigado eu vinha; B
Tinhas a alma de
sonhos povoada A
E a alma de sonhos
povoada eu tinha.” B (Olavo Bilac).
O que é o eu lírico?
Quando um poeta está
escrevendo um poema, ele não necessariamente escreve um poema sobre ele. Às
vezes ele cria um personagem, totalmente diferente dele, para narrar o poema. E
esse personagem criado pelo escritor é chamado de eu lírico.
PARA RELEMBRAR
Linguagem formal
A linguagem formal também é chamada de linguagem culta. Essa linguagem é aplicada quando não existe familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em momentos que requerem mais respeitabilidade.
Linguagem informal
A linguagem informal também é classificada de linguagem coloquial. Essa linguagem é aplicada quando os interlocutores são amigos ou familiares e em momentos de descontração.
ATIVIDADES
Leia este poema,
escrito por Patativa do Assaré:
Cresci entre os campos belos
De minha adorada Serra,
Compondo versos singelos
Brotados da própria terra,
Inspirados nos primores
Nos campos com suas flores
De variados formatos
Que pra mim são obras-primas,
Sem nunca invejar as rimas
Dos poetas literatos.
Ispinho
e fulô. Fortaleza: UECE, 2001.
Questão 1 – O poema lido tem a
finalidade de:
a) contar uma história de vida.
b) caracterizar a Serra, onde vivia o poeta.
c) destacar a importância da criação de versos.
d) criticar a obra dos poetas literatos.
Questão 2 – Em todos os
versos, nota-se a marca da 1ª
pessoa, exceto em:
a) “Cresci entre os campos belos”.
b) “De minha adorada Serra”.
c) “Brotados da própria terra”.
d) “Que pra mim são obras-primas”.
Questão 3 – Identifique a
alternativa em que um substantivo rima com um adjetivo:
a) “belos” e “singelos”.
b) “primores” e “flores”.
c) “formatos” e “literatos”.
d) “obras-primas” e “rimas”.
Questão 4 – Registra-se um
traço da linguagem informal em:
a) “Compondo versos singelos”.
b) “Inspirados nos primores”.
c) “De variados formatos”.
d) “Que pra mim são obras-primas”.
Questão
5 -Escolha um poema e escreva um pouco sobre ele?
a) Você gostou do poema escolhido? Explique sua resposta.
Leia o texto e em uma folha separada, coloque apenas, o nome
completo, série, nome da escola e o GABARITO das questões (não precisa copiar
tudo, apenas o gabarito)
FAVOR ENTREGAR NA ESCOLA OU ENVIAR NO MEU E-MAIL
andrez.silvaa@gmail.com
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