quinta-feira, 28 de maio de 2020

ÁFRICA

GEOGRAFIA
OBSERVAÇÃO: Copiar no caderno os textos, não fazer em folha separada e nem entregar na escola. Muito obrigado, professora Fabiana.

África: Regionalização E Fronteiras
África - Só Geografia
África é o único continente situado em todos os hemisférios da terra: norte, sul, leste e oeste. Isso acontece porque ela é cortada, ao mesmo tempo, pela Linha do Equador e pelo Meridiano de Greenwich. Possui uma área total de 30.221.532 km² (a terceira maior do mundo) e uma população de 1,033 bilhão de pessoas (a segunda mais populosa).
África é um dos seis continentes do mundo, sendo o terceiro maior em extensão territorial. O território estende-se por mais de 30 milhões de km2, ocupando, aproximadamente, 20% da área continental da Terra. No continente vivem mais de um bilhão de habitantes, fazendo dele o segundo mais populoso entre os demais.
A África é conhecida pela sua pluralidade étnica e cultural, e, por meio de uma história milenar, é capaz de contar a história de toda a humanidade. Apesar da enorme riqueza do continente, muitos países africanos apresentam baixos índices de desenvolvimento, com diversos problemas sociais, como a miséria, baixa qualidade de vidasubnutrição.

Mapa da África:O continente africano possui 54 países, sendo que 48 ficam no continente e seis são insulares. A população é de 910 milhões de habitantes.A Argélia é o maior em extensão territorial com 2 381 741 km2. Por outro lado, as ilhas Seychelles são o menor país do continente com 455 km2.

África mapa

Norte da África ou África Setentrional

Sete países formam a região conhecida como Norte da África ou África Setentrional: Argélia,Egito, Líbia,Marrocos,Sudão,Sudão do Sul e Tunísia.

África Subsaariana

A chamada África Subsaariana é formada pelos seguintes países: África do Sul,Angola,Benin,Botsuana,Burkina Fasso,Burundi,Camarões,Cabo Verde,Chade,Congo,Costa do Marfim,etc.
O continente africano possui uma das maiores diversidades culturais do planeta. Na chamada África Branca, ao norte, predominam os povos caucasóides e semitas e na chamada África Negra, ao sul do Deserto do Saara, encontram-se os povos pigmeus, bosquímanos, hotentotes, sudaneses e os bantos. Esta diversidade por sua vez, se reflete nas mais de mil línguas diferentes que existem no continente africano, sem contar os inúmeros dialetos. Em algumas regiões inclusive, fala-se o português com algumas influências locais, como Moçambique e Angola.
Em torno de 20 países do continente africano a população sofre de subnutrição crônica. Com um PIB (Produto Interno Bruto) de 1% do total mundial, é na África Subsaariana onde se encontram os países considerados os mais pobres do mundo e os maiores índices de desnutrição e propagação de epidemias. Característica que se ameniza em regiões como a África do Sul e ao norte na Líbia, Argélia e Nigéria. O que acentua ainda mais as discrepâncias do continente.

A África é um país?
Não, a África não é um país e sim um continente. Essa pergunta, apesar de parecer óbvia, implica uma questão bastante comum entre a maioria das pessoas: referir-se ao território africano como homogêneo. E não, ele não é. A África é uma das regiões mais diversas do mundo, em termos culturais, religiosos, étnicos, políticos e geográficos.
Na África existe um país chamado África do Sul. Este é responsável por cerca de um quinto da economia do continente.















Nenhum comentário:

Postar um comentário