quinta-feira, 21 de maio de 2020

TRABALHO DE HISTÓRIA - ARIELLE

Revolução Francesa 1789 a 1799

TRABALHO PARTE 1:  ACOMPANHE O TEXTO ABAIXO, PARA RESPONDER AS QUESTÕES DO TRABALHO.

- A crise do antigo regime da França

       Antes da Revolução (1789), a França era uma Monarquia Absoluta de direito divino. O país, essencialmente agrícola, tinha cerca de 26 milhões de habitantes. Na sociedade francesa, a desigualdade prevalecia como o princípio ordenador: era a sociedade de ordens, estamentos ou estados, composta e três camadas distintas e relativamente isoladas entre si. O primeiro Estado era o clero (os que oram); o Segundo Estado era a nobreza (os que lutam); os demais setores da sociedade compunham o Terceiro Estado  (os que trabalhavam).
      O Clero e a Nobreza possuíam privilégios e não pagavam impostos. Cabia ao Terceiro Estado arcar com todas as despesas da nação.

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ATIVIDADES - PARTE I - Observe a imagem abaixo e respondas as questões numa folha separada.

A Revolução Francesa – Resumo de História Enem - Blog do Enem

1) A PARTIR DA IMAGEM ACIMA E DO MATERIAL DE APOIO EXPOSTO, ESCREVA: 

A) COMO FUNCIONAVA A SOCIEDADE FRANCESA DO ANTIGO REGIME?
B) QUEM ERAM OS GRUPOS QUE A COMPUNHAM?
C) QUAIS ERAM OS CONFLITOS EXISTENTES ENTRE ESSAS CAMADAS?
D) QUEM SÃO OS PERSONAGENS RETRATADOS NA IMAGEM ACIMA?


TRABALHO PARTE II: LEIA O TEXTO E O MATERIAL DE APOIO ABAIXO, PARA RESPONDER A SEGUNDA PARTE DO TRABALHO.

Durante o reinado de Luís XVI, a crise econômico-financeiro atingiu graves proporções. Uma sucessão de ministros na área das finanças não via como resolver o problema das dívidas do Estado a não ser que o clero e a nobreza também pagassem impostos.

Luís XVI resolveu convocar a - Reunião dos Estados gerais.

Fases da Revolução Francesa

A Revolução costuma ser dividida nos seguintes períodos:
  • A) Reunião dos Estados Gerais (1789)
  • B)Assembleia Nacional Constituinte (1789-1791)
  • C)Assembleia Legislativa (1791-1792)
  • D) Convenção Nacional (1792-1795)
  • E) Diretório (1795-1799)

A) REUNIÃO DOS ESTADOS GERAIS

  • Questão Central: o questionamento nesta reunião foi: clero e nobreza também deveriam pagar impostos? A votação seria por ordem(camada social) ou por cabeça?
  • Após quase um mês de discussão, os membros do Terceiro Estado, considerando-se a maioria dos franceses, separaram-se do clero e da nobreza e reuniram-se em Assembleia Nacional Constituinte.

B) ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE

  • Juramento do jogo da Pela: deputados do Terceiro Estado juraram não se dispersar enquanto não dessem à França uma Constituição.
  • Tomada da Bastilha: Levante popular cujo estopim foi a demissão do ministro Jacques Necker (empenhado em um projeto de reforma do Estado);a tomada significou o fim do arbítrio real. 
  • Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão: 17 artigos  consagraram os princípios que nortearam a revolução (liberdade, igualdade, fraternidade). 
  • Outubro de 1789: clamando por pão, o povo de Paris dirigiu-se a Versalhes e exigiu que o rei e a Assembleia se transferissem para Paris. 
  • Constituição (Setembro, 1791): a França foi definida como uma Monarquia Constitucional com três poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário); estabeleceram-se eleições indiretas e voto censitário.
ATIVIDADES - PARTE II- escreva e responda as questões abaixo na mesma folha avulsa em que respondeu a parte 1 deste trabalho.

2) QUAL FOI A PRINCIPAL QUESTÃO ENFRENTADA NA REUNIÃO DOS ESTADOS                   GERAIS? QUAL FOI O DESFECHO DISSO?
3) O QUE FOI A TOMADA DA BASTILHA?
4) EM QUE CONSISTIU A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO.
5) (ESTA QUESTÃO NÃO PRECISA SER COPIADA, APENAS ESCREVA A SUA RESPOSTA NA FOLHA:

"A lei é a expressão da vontade geral; todos os cidadãos tem o direito de concorrer, pessoalmente ou por seus representantes, à sua formação; ela deve ser a mesma para todos, seja protegendo, seja punindo. Todos os cidadãos sendo iguais a seus olhos, são igualmente admissíveis  a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a sua capacidade e sem outras distinções que as de suas virtudes e talentos".

(Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. 26/08/1789).
* documento promulgado por uma Assembleia Nacional, redigida em nome do povo regendo a nação.

A) Observe que o texto traz uma nova ideia de sociedade e de classe social. Em relação a sociedade do Antigo Regime, que você estudou na parte 1, quais são as mudanças provocadas por esse documento? Explique!!!
B) De onde vem os ideias expressos por esse documento?


MATERIAL PARA CONSULTA! VEJA O VÍDEO E ABRA O LINK ABAIXO, PARA AJUDAR A RESOLVER AS QUESTÕES DO TRABALHO.
A ENTREGA SERÁ PARA O DIA 25/05 - PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA (NA ESCOLA) - DAS 10H ÀS 16H. 

VÍDEO:

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