segunda-feira, 25 de maio de 2020

RENASCIMENTO ITALIANO - AS SUAS FASES

Cronologicamente, o Renascimento Italiano costuma ser dividido em:


  • TRECENTO ( SÉCULO XIV).
  • QUATTROCENTO (SÉCULO XV).
  • CINQUECENTO (SÉCULO XVI). 
O primeiro relaciona-se com a produção dos pré-renascentistas, enquanto o segundo e o terceiro correspondem à Renascença propriamente dita com destaque para o período entre 1450 e 1550. 
O Renascimento Italiano distinguiu-se nas artes plásticas, com uma produção extraordinariamente rica. Dos numerosos artistas do período, alguns estão entre os maiores de todos os tempos. São eles:

Leonardo da Vinci (1452- 1519): Representante máximo da mentalidade renascentista, foi pintor, escultor, arquiteto, cientista e inventor. Suas obras mais célebres são a tela Gioconda (ou Mona Lisa) e o afresco da Santa Ceia. 

Leonardo da Vinci.*

A SANTA CEIA DE LEONARDO DA VINCI:
A Última Ceia


“A Última Ceia” também é vista com uma perfeita simetria em sua composição, já que distribui os 12 apóstolos em quatro grupos de tríades e Cristo como o elemento central. Traçando duas diagonais, teremos como ponto de intersecção a fronte de Cristo, centro e ponto de fuga da composição, para onde todo o movimento é convergido.

A TÉCNICA DA PINTURA RENASCENTISTA PRESENTE NA OBRA:

De modo geral, os pintores da renascença procuravam reproduzir a realidade, sob a influência do ideal de beleza grego. O espírito clássico, a ordem e as FORMAS SIMÉTRICAS, são traços marcantes dessa pintura.
Havia 3 grandes escolas de artes: A escola de Florença, a escola de Veneza, e a escola Romana.
Leonardo fazia parte da escola de Florença, que se caracterizou pelo racionalismo demonstrado tanto pelo predomínio da linha sobre a cor, como pelo "Sfumato".

A pintura renascentista inovou com a descoberta da perspectiva, que permite abordar o espaço  e a luz de maneira realista. Além disso, a nova técnica da pintura a óleo possibilitou novas associações e graduações da cor. Por fim, o surgimento de novos suportes, como a tela e o cavalete e a imprensa, permitiram uma circulação mais fácil as obras e do pensamento.

Miguel Ângelo (1475-1564) - conhecido como Michelangelo:  Escultor genial, autor das estátuas de Moisés, Davi  e da célebre Pietà. Decorou o teto da Capela Sistina com afrescos de cenas bíblicas e pintou O Juízo Final na parede do altar da mesma capela.
Michelangelo - Toda Matéria

A CAPELA SISTINA  DE  MICHELANGELO 

Arte e Artistas - Pinturas de Michelangelo Buonarroti

Arquiteto, pintor, poeta, escultor, é difícil classificá-lo dentro das características gerais das escolas. A pedido do Papa Júlio II, pintou o teto da Capela Sistina, dividindo-o em nove retângulos para contar a história da crianção do mundo e do homem. 

As poses das figuras da capela são baseadas em famosas esculturas gregas  e romanas. Por isso, uma das raríssimas imagens de Deus, se não a única na cultura ocidental, apresentam um Deus de barba branca como seriam na antiguidade clássica, Zeus e Posseidon, deuses considerados pais. Para os gregos antigos, a barba branca era uma insígnia, de homem velho e sábio. Veja o teto da Capela Sistina, na imagem abaixo:

Teto da Capela Sistina, Michelangelo | Historia das Artes

E NÃO PARA POR AÍ.... 

Contamos ainda com outros importantes artistas, tais como:
  • Rafael Sanzio (1483-1520): Pintor de grande sensibilidade, notalibizou-se como autor de retratos. Sua obra mais famosa é A Escola de Atenas, no qual demonstra uma reunião enigmática de todos os grandes nomes da pintura clássica grega. 
  • Ticiano Vecellio (1490-1576). Principal pintor da Escola Veneziana, cujos artistas se destacaram pela importância que davam à luz e pelo colorido de suas obras.
  • Sandro Botticelli (1445-1510): Distinguiu-se como pintor de cenas mitológicas, das quais as mais conhecidas são a Primavera eo Nascimento de Vênus. 
ATIVIDADES! FOLHA SEPARADA (COPIAR E RESPONDER)
DATA DE ENTREGA: A COMBINAR.   POR FAVOR GUARDEM BEM A ATIVIDADE, PARA QUANDO SUA ENTREGA FOR SOLICITADA.

* pesquise na Internet, livros didáticos e principalmente nas aulas anteriores sobre o tema do Renascimento.

1) Muitos artistas e filósofos do Renascimento escreveram sobre a natureza e o seu valor para a arte, mas nenhum foi tão bom observador como Leonardo da Vinci. A prova, tanto da sua curiosidade insaciável como de seu entendimento profundo da natureza, pode encontra-se nos seus muitos desenhos e livros de notas. O mundo do Renascimento dentre as principais características do movimento denominado Renascimento Cultural, encontradas mas obras de Leonardo da Vinci, podemos destacar:

a) Teocentrismo e o uso de conceitos irracionais abstratos.
b) o Bidimensionalismo estético e a desvalorização do ser humano.
c) Naturalismo e geocentrismo.
d) Antropocentrismo e Humanismo
e) A arte Humanista e a ausência da perspectiva linear.

  • 2) "Renascimento é um nome dado a um movimento cultural italiano e as suas repercussões em outros países. Caracteriza-se pela busca  da harmonia e do equilíbrio nas artes, acrescentando aos temas cristãos e medievais outros temas inspirados na mitologia e na vida cotidiana".(Dicionário do Renascimento Italiano; 1988).    
 a) Em que momento da história européia se situa esse movimento e qual é a principal fonte de inspiração para os intelectuais e artistas do renascimento?

3) No início da Idade Moderna, buscando construir um novo tipo de sociedade, por meio da difusão de novos padrões de comportamento, surgiram, na Península Itálica, ricos patrocinadores das artes e das ciências, que objetivavam não só a promoção pessoal, mas também proveitos culturais e econômicos. Como eram denominados esses patrocinadores?

4) Quais forma as cidades Italianas que passaram a acumular grandes riquezas durante o Renascimento Cultural?

5) As críticas dos Humanistas do Renascimento eram dirigidas a qual sociedade?

a) Escravisra
b) Capitalista
c) Comunista
d) Feudal
e) socialista

6) De onde veio o termo "Renascimento"?

7) O Renascimento Comercial teve início em qual período?

a) Idade Média
b) Revolução Francesa
c) Revolução Industrial
d) Pré-História


BONS ESTUDOS!    PROF ARIELLE BARBOSA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário