quinta-feira, 6 de agosto de 2020

FILOSOFIA - PROF° ARIELLE

3° BIMESTRE - TEMA: LIBERDADE
SER LIVRE OU TER LIBERDADE?

LIBERTARISMO, DETERMINISMO E DIALÉTICA..

A liberdade é, sem dúvida, um dos valores mais defendidos no mundo atual. Ela é considerada um direito inalienável na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão e na Constituição da maioria das nações. No caso do Brasil, este direito é garantido pelo artigo 5º da Constituição Federal.

Mas será que todo mundo entende a liberdade da mesma forma? Em nome desse valor moral tão exaltado já não se cometeram horríveis atrocidades? Será que ela se aplica da mesma maneira a todas as pessoas e classes sociais? Por exemplo: a Constituição brasileira diz, no artigo 5º, inciso XIII, que “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”. Na prática, porém, todos podem escolher com liberdade a profissão que exercem ou vão exercer? O inciso XV do mesmo artigo diz que “é livre a locomoção no território nacional”. Mas todos têm iguais condições para decidir, por exemplo, quando, como e para onde desejam ir nas férias ou nos feriados prolongados? Será que a liberdade proclamada no plano formal (na lei, por exemplo, é assegurada na prática?

Do ponto de vista estritamente filosófico, podemos perguntar: o homem é livre para agir segundo a sua vontade ou está sujeito a alguma espécie de lei ou mecanismo que determina a forma como ele se comporta? Em outras palavras, as coisas acontecem de determinada forma porque têm que necessariamente acontecer assim ou somos nós quem as fazemos conforme bem entendemos? Ou será que, na verdade, tudo acontece por acaso? Existe um destino previamente traçado e do qual não conseguimos escapar ou somos nós os autores e sujeitos do nosso destino, da nossa história? Enfim, é possível ao homem exercer a liberdade? Em que medida?

VEJA A AULA ABAIXO SOBRE O TEMA PARA SUA REFLEXÃO:

  • LIBERTARISMO
Para Aristóteles, o libertarismo é a possibilidade de o indivíduo decidir e agir conforme a sua própria vontade, sem interferências externas. Ser livre é agir voluntariamente, segundo a vontade do próprio agente que está ciente dos resultados que terá com suas escolhas. O que é agir involuntariamente? É quando a sua escolha não depende totalmente de sua vontade, você se torna forçado a fazer uma determinada coisa.
A escolha é a base do libertarismo. Mas o que é escolha? É a capacidade de decidir por vontade própria, ou seja, a partir do pensamento racional. Será que podemos escolher o que quisermos ou certos acontecimentos interferem em nossas decisões? Muitas coisas fogem da nossa capacidade de escolher, elas se realizam sem a nossa ação inicial. Um pneu que fura na estrada, as secas, as chuvas, doenças hereditárias, apaixonar-se por alguém, etc.
Então, podemos concluir que as nossas escolhas dependem daquilo que está ao nosso alcance. Por isso, Aristóteles afirma que a escolha não pode visar a coisas impossíveis, e se alguém declarasse que as escolheu passaria por tolo.

ESCREVA NOS COMENTÁRIOS QUAL É A SUA IDEIA DE LIBERDADE!
BOA AULA!

5 comentários:

  1. liberdade é quando podemos "fazer o que quisermos" na forma de pensar, falar, agir e de se comportar. Sem interferência de ninguém. Porém, como vivemos em sociedade existem as leis (regras). Portanto, devemos sempre coloca-las em primeiro lugar antes de dar qualquer passo. - JOÃO PEDRO RIBEIRO DA SILVA.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Liberdade é o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, ou seja, é a sensação de ser independente. Porém, a liberdade trás responsabilidades e consequências - GIULIA VERONA DE MEDEIROS

    ResponderExcluir
  4. Liberdade é o poder que qualquer cidadão tem de exercer a sua vontade dentro dos limites da lei, ou seja, tendo sua independência. Mas sempre devemos obedecer as leis, caso contrário teremos consequências. - GIOVANA VERONA DE MEDEIROS.

    ResponderExcluir
  5. Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. ... Liberdade também é como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade.

    ResponderExcluir