quinta-feira, 6 de agosto de 2020

HISTÓRIA - PROF° ARIELLE

 3° Bimestre - Introdução

História do Brasil: 1° reinado

Para entendermos esse período da história do Brasil, observe a divisão de períodos da nossa história:

O que foi o período imperial?

O período imperial foi uma fase da história brasileira iniciada em 1822, quando o Brasil tornou-se independente, e finalizada em 1889, quando houve a Proclamação da República. Nesse período, o Brasil organizou-se politicamente como uma monarquia, sendo governado por um imperador, cujo poder era transmitido de maneira hereditária.

Independência do Brasil

O período imperial da nossa história iniciou-se logo após a independência do Brasil, declarada em 7 de setembro de 1822, quando Dom Pedro realizou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. Esse, no entanto, é apenas o final de um processo iniciado em 1808, quando a família real portuguesa mudou-se para o Brasil, dando início ao Período Joanino.

A mudança da família real portuguesa aconteceu na virada de 1807 para 1808, quando Portugal foi invadido pelas tropas napoleônicas. Com isso, a família real estabeleceu-se no Rio de Janeiro e iniciou uma série de transformações que colocaram o Brasil em um novo patamar, responsável por antecipar nossa independência.

Apesar disso, o ponto de partida para a independência do Brasil ocorreu apenas em 1820, quando foi iniciada em Portugal a Revolução Liberal do Porto. Nessa revolução, a burguesia portuguesa reivindicava o retorno do rei D. João VI para Portugal e exigia a revogação das medidas que garantiam maior liberdade econômica ao Brasil.

As exigências de Portugal foram enxergadas no Brasil como uma tentativa de recolonizar o país e de impedir o desenvolvimento econômico que estava em curso. A partir daí, surgiu uma insatisfação dos brasileiros em relação a Portugal, dando início ao processo de independência do Brasil, liderado por Dom Pedro, nomeado por seu pai como regente do país.

Os desgastes nas relações entre Brasil e Portugal fizeram com que Dom Pedro proclamasse a independência do Brasil. O nosso país, então, converteu-se em uma monarquia, e Dom Pedro foi coroado imperador, tornando-se Dom Pedro I.

Periodização

O período imperial do Brasil é dividido em três fases:

Primeiro Reinado é o nome dado ao período que teve início com a Independência do Brasil, em 1822, e se encerrou em 1831. Durante esses anos, o país foi governado por Dom Pedro I e passou por várias revoltas e conflitos. Este episódio está dentro do período Imperial. 

Será que só bastou o grito da independência para que o Brasil se tornasse independente?

Veja a vídeo aula abaixo para participar desta reflexão:


Os primeiro países a reconhecerem a Independência do Brasil foram os Estados Unidos e a Inglaterra. Portugal também reconheceu a emancipação de sua antiga colônia nesse período, mediante ao pagamento de uma indenização.

A Assembléia Constituinte e a Primeira Constituição do Brasil

Uma das primeiras medidas tomadas durante o Primeiro Reinado foi a convocatória de uma Assembléia Constituinte.

Nessa assembléia, um grupo de deputados criou uma primeira versão da Constituição que ficou conhecida como Constituição da Mandioca. O documento levava esse nome uma vez que dava o direito ao voto somente às pessoas que possuíam uma quantidade específica de terras de cultivo de mandioca.

Essa Constituição limitava muito o poder de Dom Pedro I e excluía, ao máximo, a participação política dos portugueses, já que estes eram majoritariamente comerciantes e, por isso, não atendiam às exigências necessárias para o direito ao voto.

Mediante ao desenvolvimento de uma Constituição que não o satisfazia, Dom Pedro I mandou prender parte dos deputados que estavam escrevendo o documento e interrompeu o processo. A noite das prisões ficou conhecida como Noite da Agonia e aconteceu em novembro de 1823.

Nesse contexto, Dom Pedro I convocou dez membros aliados para a confecção da primeira Constituição do Brasil, que foi outorgada pelo próprio rei em 1824.

Nela, o poder de Dom Pedro I foi ampliado com a criação de um quarto poder, o poder moderador, que se sobrepunha aos outros três poderes nas tomadas de decisão. Esse poder moderador, representado pelo rei, podia também dissolver a câmara, vetar decisões do legislativo, nomear cargos etc.

Sendo assim, a Constituição de 1824:

  • ampliou o poder político de Dom Pedro e, consequentemente, de seus aliados do Partido Português;
  • instituiu o voto censitário, ou seja, a exigência de uma renda mínima para o exercício do voto, independente da posse de terras;
  • decretou a religião católica como a religião oficial do Estado.

ATIVIDADES: CLIQUE NO LINK ABAIXO E RESPONDA:


PRAZO DE ENTREGA: ATÉ DIA 17/08

BOA AULA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário