quarta-feira, 28 de outubro de 2020

História - Prof° Arielle

 RETOMADA DAS HABILIDADES DO 1°, 2° E 3° BIMESTRE.


CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS - ORIENTE ANTIGO - ECONOMIAS DE REGADIO

Habilidade: analisar os processos de formação das instituições sociais e políticas a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades ao longo da História. 


Favores da natureza

Sobre as primeira civilizações, já deixamos destacado o ponto mais importante: surgiram a partir de sociedades agrícolas, instaladas em grandes vales fluviais, capazes de produzir excedentes em larga escala - e de maneira contínua. Tais EXCEDENTES puderam ser investidos, entre outras coisas, em cultura; permitiram sustentar uma classe de artistas e letrados (pintores, escultores, poetas), bem como SACERDOTES E ESCRIBAS que se dedicavam com exclusividade a essas atividades. 

Entretanto, a natureza apenas não explica esse fenômeno; em muitos lugares, em condições semelhantes, outras comunidades não puderam dar esse passo. Foram as próprias sociedades que encontraram soluções concretas para garantir o máximo aproveitamento dos recursos naturais. 

QUAIS FORAM AS ESTRETÉGIAS QUE OS ANTIGOS USARAM PARA A PRODUÇÃO DESSES EXCEDENTES? 

Em primeiro lugar, retornaremos o nosso raciocínio sobre o surgimento do Estado. Com o crescimento populacional e a diversificação de atividades, os papel dos líderes ganhou importância cada vez maior; pode-se mesmo dizer que eles se tornaram essenciais. Ao redor dos conselhos de anciãos e do comandantes militares ( que logo se converteram em reis), surgiram instituições ligadas às tarefas de defesa, justiça e administração. Pois a essas funções somaram-se aquelas ligadas à produção econômica; em nome da máxima produtividade, buscou-se a máxima organização. 

FATORES COMUNS DAS COVILIZAÇÕES ANTIGAS: 

Ainda que haja algumas particularidades  entre as principais civilizações antigas, é possível reconhecer um conjunto de características econômicas comuns: os historiadores denominaram  esse sistema produtivo como  economias de regadio - ou seja, baseadas em sistemas de irrigação (também chamadas por vezes de "civilizações hidráulicas" ou modo de produção asiático).

EM NOSSA PRÓXIMA AULA, RETOMAREMOS O EGITO ANTIGO COMO EXEMPLO DE CIVILIZAÇÃO HIDRÁULICA, BASEADA NA ECONOMIA DE REGADIO. ABAIXO, SEGUEM OS PARES DE ÍTENS QUE FACILITARÃO NOSSO ENTENDIMENTO.
  • TERRA E TRABALHO.
  • EXCEDENTES E COMÉRCIO. 
DE QUE MANEIRA OCORRIA ESSAS RELAÇÕES > TERRA E TRABALHO > EXCEDENTE E COMÉRCIO.

Como vimos nesta aula, EXCEDENTE é tudo aquilo que sobra dentro de uma colheita, é o EXTRA. Após retirado o tanto da colheita para consumo e pagamento de impostos, esse EXCEDENTE (material extra) era enviado para comércio, de modo a adquirir novos produtos aos quais a civilização precisava para viver melhor, com mais conforto ou ainda excedentes aplicados na cultura, com artistas etc. 

RECADO: NESTA AULA NÃO TEREMOS ATIVIDADES. POR FAVOR LEIAM, POIS NA PRÓXIMA AULA FAREMOS ATIVIDADES COM ESTE TEMA. 

BOA AULA!




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