RETOMADA DAS HABILIDADES DO 1°, 2° E 3° BIMESTRE.
CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS - ORIENTE ANTIGO - ECONOMIAS DE REGADIO
Habilidade: analisar os processos de formação das instituições sociais e políticas a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades ao longo da História.
Favores da natureza
Sobre as primeira civilizações, já deixamos destacado o ponto mais importante: surgiram a partir de sociedades agrícolas, instaladas em grandes vales fluviais, capazes de produzir excedentes em larga escala - e de maneira contínua. Tais EXCEDENTES puderam ser investidos, entre outras coisas, em cultura; permitiram sustentar uma classe de artistas e letrados (pintores, escultores, poetas), bem como SACERDOTES E ESCRIBAS que se dedicavam com exclusividade a essas atividades.
Entretanto, a natureza apenas não explica esse fenômeno; em muitos lugares, em condições semelhantes, outras comunidades não puderam dar esse passo. Foram as próprias sociedades que encontraram soluções concretas para garantir o máximo aproveitamento dos recursos naturais.
QUAIS FORAM AS ESTRETÉGIAS QUE OS ANTIGOS USARAM PARA A PRODUÇÃO DESSES EXCEDENTES?
Em primeiro lugar, retornaremos o nosso raciocínio sobre o surgimento do Estado. Com o crescimento populacional e a diversificação de atividades, os papel dos líderes ganhou importância cada vez maior; pode-se mesmo dizer que eles se tornaram essenciais. Ao redor dos conselhos de anciãos e do comandantes militares ( que logo se converteram em reis), surgiram instituições ligadas às tarefas de defesa, justiça e administração. Pois a essas funções somaram-se aquelas ligadas à produção econômica; em nome da máxima produtividade, buscou-se a máxima organização.
FATORES COMUNS DAS COVILIZAÇÕES ANTIGAS:
Ainda que haja algumas particularidades entre as principais civilizações antigas, é possível reconhecer um conjunto de características econômicas comuns: os historiadores denominaram esse sistema produtivo como economias de regadio - ou seja, baseadas em sistemas de irrigação (também chamadas por vezes de "civilizações hidráulicas" ou modo de produção asiático).
EM NOSSA PRÓXIMA AULA, RETOMAREMOS O EGITO ANTIGO COMO EXEMPLO DE CIVILIZAÇÃO HIDRÁULICA, BASEADA NA ECONOMIA DE REGADIO. ABAIXO, SEGUEM OS PARES DE ÍTENS QUE FACILITARÃO NOSSO ENTENDIMENTO.
- TERRA E TRABALHO.
- EXCEDENTES E COMÉRCIO.
DE QUE MANEIRA OCORRIA ESSAS RELAÇÕES > TERRA E TRABALHO > EXCEDENTE E COMÉRCIO.
Como vimos nesta aula, EXCEDENTE é tudo aquilo que sobra dentro de uma colheita, é o EXTRA. Após retirado o tanto da colheita para consumo e pagamento de impostos, esse EXCEDENTE (material extra) era enviado para comércio, de modo a adquirir novos produtos aos quais a civilização precisava para viver melhor, com mais conforto ou ainda excedentes aplicados na cultura, com artistas etc.
RECADO: NESTA AULA NÃO TEREMOS ATIVIDADES. POR FAVOR LEIAM, POIS NA PRÓXIMA AULA FAREMOS ATIVIDADES COM ESTE TEMA.
BOA AULA!
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