quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Projeto de Vida

CONHECENDO O SISTEMA DE AVALIZAÇÃO SOCIOEMOCIONAL


“A gente está falando de uma mudança de cultura, de compreensão de vida, do que a gente acredita que é o ser humano, o conhecimento, a aprendizagem e de qual é o papel da escola”, explica Anita Abed, consultora da Unesco (organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura). “O conhecimento em si deve ser amplamente significativo e prazeroso, algo da ordem socioemocional”, diz.

A nova visão não implica em deixar de lado o grupo de competências conhecidas como cognitivas (interpretar, refletir, pensar abstratamente, generalizar aprendizados), até porque elas estão relacionadas estreitamente com as socioemocionais. Pesquisas revelam que alunos que têm competências socioemocionais mais desenvolvidas apresentam maior facilidade de aprender os conteúdos acadêmicos. No livro “Uma questão de caráter” (Intrínseca, 272 págs), o escritor e jornalista americano Paul Tough vai além, e coloca que o sucesso no meio universitário não está ligado ao bom desempenho na escola, mas sim à manifestação de características como otimismo, resiliência e rapidez na socialização. O livro ainda explica que competências socioemocionais não são inatas e fixas: “elas são habilidades que você pode aprender; são habilidades que você pode praticar; e são habilidades que você pode ensinar”, seja no ambiente escolar ou dentro de casa.

PARA AMPLIAR ESSA DISCUSSÃO, VEJA A VÍDEO AULA ABAIXO:


RECADO: NESTA AULA TROUXE UM POUCO MAIS DE INFORMAÇÕES PARA VOCÊS ACERCA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS. DEVIDO À PANDEMIA, ESTA DISCIPLINA QUE É PARA SER INTERATIVA E DINÂMICA SOFREU ALGUMAS RESTRIÇÕES. MESMO ASSIM, É MUITO IMPORTANTE QUE VOCÊS COMPREENDAM O QUE SIGNIFICA UM PROJETO DE VIDA, BEM COMO DESENVOLVER HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E OBTER CRESCIMENTO PESSOAL E CONSEQUENTEMENTE CONTRIBUIR PARA UM CRESCIMENTO SOCIAL. VOCÊ SABIA QUE, O QUE VOCÊ APRENDE, UMA DIA VOCÊ ENSINA? 

BOA AULA E BOA REFLEXÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário