A Idade Média tem seu período delimitado por alguns acontecimentos políticos, são eles: a Idade Média teria se iniciado no século V (476 D.C) com a queda do Império Romano do Ocidente e teria terminado no século XV (1453 d.C) com a queda do Império Romano do Oriente (Constantinopla).
Fora essa marcação, a Idade Média pode ser subdividida em 2 períodos menores, são eles:
- ALTA IDADE MÉDIA: DECORRE ENTRE O SÉCULO V E O SÉCULO X.
- BAIXA IDADE MÉDIA: SE ESTENDE DO SÉCULO XI ATÉ O SÉCULO XV.
VAMOS ENTENDER MELHOR ESSE PERÍODOS...Nesta aula estudaremos a ALTA IDADE MÉDIA
ALTA IDADE MÉDIA: logo quando correu a queda do império romano do ocidente, formou-se na Europa reinos cristãos com os povos bárbaros (os invasores de Roma). Desta forma, duas mudanças foram fundamentais nesse período:
- a primeira mudança social foi de ORDEM ECONÔMICA COM A RURALIZAÇÃO da sociedade, uma vez que em Roma as pessoas habitavam em sua grande maioria as cidades, agora passam a abandonar as vilas e seguirem para o campo.
- O COMÉRCIO TAMBÉM VAI DESAPARECER, e as pessoas começam a trocar mercadorias, sem troca monetária (dinheiro). A economia passa a ser voltada para a SUBSISTÊNCIA, OU SEJA, TUDO O QUE SE PLANTAVA E COLHIA ERA VOLTADO PARA O CONSUMO INTERNO, SEM COMERCIALIZAR MERCADORIAS COM O EXTERNO.
Desta forma, a ALTA IDADE MÉDIA corresponde aos século iniciais depois da queda do império romano do ocidente. Período este em que a sociedade passa por um processo de RURALIZAÇÃO, queda do COMÉRCIO, produzindo para consumo interno (SUBSISTÊNCIA). Além disso, observamos o fortalecimento da IGREJA CATÓLICA, que passa a ser um grande poder e de muita influência durante toda a Idade Média.
A DIVISÃO DE TERRAS - A DESCENTRALIZAÇÃO DO PODER
Com a queda do Império Romano do Ocidente, ficou difícil ter apenas um REI para comandar todas as terras e os novos reinos que se formaram. O Rei decide então dividir as terras do Império com pessoas de sua confiança. Essas pessoas seriam os VASSALOS, que deveriam em troca das terras, lutar em guerras e batalhas em favor do Rei, chamado de SUSERANO.
Desta forma, os VASSALOS colocavam outras pessoas pobres e desoladas com a questão política de Roma e da Europa para trabalharem nestas terras e pagar impostos e tributos por meio da colheita. Essas pessoas, chamados de SERVOS, retirariam da colheita apenas o alimento necessário para sua família, entregando todo o restante aos seus senhores.
IMAGEM 1:
IMAGEM 2
(Na imagem 1, vemos os camponeses (Servos) trabalhando nas terras de seu senhor em troca de comida e abrigo; Na imagem 2 vemos um fiscal do Senhor Feudal, dono das terras, recolhendo impostos através das colheitas).
Fortalecimento da Igreja Católica
A desagregação do Império Romano e o início da Alta Idade Média contribuíram para o crescimento e fortalecimento da Igreja Católica. Por meio do Édito de Tessalônica, ratificado pelo imperador Teodósio I, o catolicismo tornou-se a religião oficial do Império Romano e, de religião perseguida, passou a ser perseguidora da demais.
Via aparato de poder de Estado romano, o cristianismo pôde consolidar-se e enfraquecer as religiões pagãs. Com a crise final do Império Romano na Europa Ocidental, a Igreja pôde ocupar o vazio deixado pelo Estado e consolidar sua posição como instituição poderosa. Além de tudo, a cristianização dos povos germânicos serviu de ponto de encontro da cultura germânica com a latina
ATIVIDADES > CLIQUE NO LINK ABAIXO E RESPONDA:
PRAZO DE ENTREGA: ATÉ DIA 30 DE OUTUBRO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário