quarta-feira, 28 de outubro de 2020

História Prof° Arielle

O RENASCIMENTO CULTURAL  - 

HUMANISMO, MOVIMENTO RENASCENTISTA E IMPACTO PARA O MUNDO MODERNO.  


O movimento artístico que chamamos “Renascimento” nasceu na Itália, em Florença, nas primeiras décadas do século XV. Nos finais de 1400, tinha-se espalhado por toda a Itália. Na primeira metade do século seguinte, quando Roma se sobrepunha a Florença como principal centro artístico, tinha alcançado os resultados mais clássicos.

Nessa mesma época, começou a difundir-se pelo resto da Europa, iniciando uma completa revolução artística, cujos efeitos perdurariam, com constantes acontecimentos, durante séculos, até quase o limiar da nossa época.

Este movimento, embora bastante complexo e variado internamente, estabeleceu princípios, métodos e, sobretudo, formas originais e típicas, mas comuns.

Tais formas provem de duas principais fontes: a reutilização, após um intervalo de quase um milênio, das formas características da arte clássica – arte grega e arte romana. E a aplicação de uma nova descoberta técnica: a perspectiva, conjunto de regras matemáticas e de desenho que permitem reproduzir sobre uma folha de papel ou sobre qualquer superfície plana, o aspecto real dos objetos.

Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi, sem dúvida, o motel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (do renascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.



Características gerais:

  • Racionalidade;
  • Dignidade do Ser Humano;
  • Rigor Científico;
  • Ideal Humanista;
  • Reutilização das artes greco-romana.
A expansão marítima com a exploração de novos continentes e a pesquisa científica proclamavam a confiança no homem e, ao mesmo tempo, a Reforma Protestante diminuía o domínio da Igreja. O resultado foi que o estudo de Deus como Ser Supremo foi substituído pelo estudo do ser humano, inclusive com o estudo da anatomia. Desde retratos detalhistas, como a intensidade emocional e a iluminação surreal, a arte foi o meio de explorar todas as facetas da vida na terra.

HUMANISMO




O maior mérito dos humanistas consistiu em estabelecer as condições que levariam ao movimento Renascentista Artístico e Cultural e ao cisma protestante luterano. Os autores considerados clássicos da Antiguidade, apresentavam uma concepção antropocentrista de mundo, isto é, a valorização do homem e do conhecimento empírico e científico como formas de entender a natureza e a sociedade.

O Humanismo Cristão foi um movimento intelectual surgido dentro da própria Igreja Católica Romana. Como definiu Ganshof em sua magna ópera intitulada O que é feudalismo?, a Idade Média caracterizava-se pela fragmentação do poder público. A ausência dos Estados Nacionais, portanto, fazia com que não existisse uma instituição laica que pudesse patrocinar de modo conveniente a formação de um corpo de estudiosos. Coube desta forma à Igreja Católica a missão de criar uma elite de pensadores que interpretasse as Escrituras, formulassem o direito canônico e estabelecessem as demais regras de condutas em sociedade. O Humanismo é, portanto, herança direta da Idade Média e da Igreja Católica. O latim, idioma oficial do papado, era a língua universal dos eruditos europeus, como por exemplo,os padres humanistas Erasmo de Roterdã e Thomas Morus, autores, respectivamente, de Elogio da Loucura A Utopia.

RECADO: OLÁ TURMA, RETOMAMOS O TEMA DO RENASCIMENTO CULTURAL, UMA VEZ QUE ELE ESTEVE PRESENTE EM NOSSOS ESTUDOS ACERCA DAS BASES DA SOCIEDADE MODERNA. JÁ VIMOS SOBRE OS ILUMINISTAS E A QUESTÃO DA CIÊNCIA, TEMAS AMPARADORES DO TEMA DO RENASCIMENTO.

NA PRÓXIMA AULA TEREMOS ATIVIDADES! 

BOA AULA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário