quarta-feira, 7 de outubro de 2020

História Prof° Arielle

IDADE MÉDIA - CARACTERÍSTICAS INICIAIS


A Idade Média tem seu período delimitado por alguns acontecimentos políticos, são eles: a Idade Média teria se iniciado no século V (476 D.C) com a queda do Império Romano do Ocidente e teria terminado no século XV (1453 d.C) com a queda do Império Romano do Oriente (Constantinopla). 

Fora essa marcação, a Idade Média pode ser subdividida em 2 períodos menores, são eles:

  • ALTA IDADE MÉDIA: DECORRE ENTRE O SÉCULO V E O SÉCULO X.
  • BAIXA IDADE MÉDIA: SE ESTENDE DO SÉCULO XI ATÉ O SÉCULO XV.


VAMOS ENTENDER MELHOR ESSE PERÍODOS...Nesta aula estudaremos a ALTA IDADE MÉDIA

ALTA IDADE MÉDIA: logo quando correu a queda do império romano do ocidente, formou-se na Europa reinos cristãos com os povos bárbaros (os invasores de Roma). Desta forma, duas mudanças foram fundamentais nesse período:
  1. a primeira mudança social foi de ORDEM ECONÔMICA COM A RURALIZAÇÃO da sociedade, uma vez que em Roma as pessoas habitavam em sua grande maioria as cidades, agora passam a abandonar as vilas e seguirem para o campo.
  2.  O COMÉRCIO TAMBÉM VAI DESAPARECER, e as pessoas começam a trocar mercadorias, sem troca monetária (dinheiro). A economia passa a ser voltada para a SUBSISTÊNCIA, OU SEJA, TUDO O QUE SE PLANTAVA E COLHIA ERA VOLTADO PARA O CONSUMO INTERNO, SEM COMERCIALIZAR MERCADORIAS COM O EXTERNO. 


Desta forma, a ALTA IDADE MÉDIA corresponde aos século iniciais depois da queda do império romano do ocidente. Período este em que a sociedade passa por um processo de RURALIZAÇÃO, queda do COMÉRCIO, produzindo para consumo interno (SUBSISTÊNCIA). Além disso, observamos o fortalecimento da IGREJA CATÓLICA, que passa a ser um grande poder e de muita influência durante toda a Idade Média. 

A DIVISÃO DE TERRAS - A DESCENTRALIZAÇÃO DO PODER

Com a queda do Império Romano do Ocidente, ficou difícil ter apenas um REI  para comandar todas as terras e os novos reinos que se formaram. O Rei decide então dividir as terras do Império com pessoas de sua confiança. Essas pessoas seriam os VASSALOS, que deveriam em troca das terras, lutar em guerras e batalhas em favor do Rei, chamado de SUSERANO

Desta forma, os VASSALOS colocavam outras pessoas pobres e desoladas com a questão política de Roma e da Europa para trabalharem nestas terras e pagar impostos e tributos por meio da colheita. Essas pessoas, chamados de SERVOS, retirariam da colheita apenas o alimento necessário para sua família, entregando todo o restante aos seus senhores. 

IMAGEM 1:

IMAGEM 2


(Na imagem 1, vemos os camponeses (Servos) trabalhando nas terras de seu senhor em troca de comida e abrigo; Na imagem 2 vemos um fiscal do Senhor Feudal, dono das terras, recolhendo impostos através das colheitas), 

AS TERRAS OU FEUDOS, SE DIVIDIAM EM MANSOS, E CADA GRUPO HABITAVA ESSES ESPAÇOS BEM DELIMITADOS:


Domínio (Manso Senhorial)

 

As terras do manso senhorial eram de utilização exclusiva do senhor feudal. Porém, os servos eram convocados para trabalharem de 2 a 3 dias por semana nesta terra, sendo que toda produção era destinada ao senhor feudal.

 

Manso servil

 

Eram as terras destinadas ao uso dos servos (camponeses do feudo). Os servos não eram proprietários destas terras, mas apenas usavam e delas deveriam tirar o sustento da família e também pagar as taxas e impostos ao senhor feudal. A condição de servo passava de pai para filho, assim como o direito de usar estas terras.


Terras comunais


Área do feudo de uso coletivo. Eram os bosques, florestas e pastos. Porém, dependendo do feudo existiam regras para sua utilização. Em muitos locais da Europa, era comum a proibição da caça realizada por servos em terras comunais. Os servos podiam levar seus animais para pastarem nestas terras, assim como pegar lenha.


PARA APRENDER MAIS SOBRE ESTE TEMA, VEJA A VÍDEO AULA ABAIXO:


ATIVIDADES > CLIQUE NO LINK ABAIXO E RESPONDA:
PERÍODO DE ENTREGA: ATÉ DIA 13 DE OUTUBRO!

BOA AULA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário