terça-feira, 5 de maio de 2020

Língua Portuguesa (1A e 1B)


Brasileira descobre "orfanato" de estrelas

   Uma astrônoma brasileira da Nasa anunciou ontem ter encontrado um conjunto de estrelas "órfãs", nascidas fora de grandes galáxias. Duilia de Mello, cientista do Centro Goddard de Vôos Espaciais, da agência americana, descobriu esses pequenos aglomerados de estrelas jovens na forma de bolhas azuis no espaço sideral.
   O "orfanato" estelar foi identificado pela brasileira ao cruzar imagens do satélite Galex, que capta luz ultravioleta, e do Observatório Nacional de Radioastronomia dos EUA, que "enxerga" ondas de rádio.   "Eu tinha visto as bolhas azuis com o Galex, mas com as imagens de rádio vi que havia mais alguma coisa ali", disse Mello. A região era uma nuvem de hidrogênio, local onde normalmente se formariam estrelas. Mas era rarefeita demais para ser um berçário viável.   Astrônomos russos já tinham olhado para aquela área do espaço na década de 1980, mas com um telescópio menos potente. "Na época, apareciam umas duas ou três estrelas, mas com o [telescópio] Hubble nós pudemos ver que são 2.000", disse Mello. A descoberta foi anunciada no encontro anual da AAS (Sociedade Astronômica Americana), no Texas.   O Hubble foi crucial para a descoberta de Mello, detalhada em estudo a ser publicado na revista "The Astronomical Journal". Só com as imagens do telescópio espacial foi possível descobrir as idades das estrelas vistas. Como elas são "jovens" com menos de 30 milhões de anos (daí sua coloração azul), só podem ter sido produzidas ali, e não importadas de galáxias próximas.   Ao lado das imagens da descoberta, os cientistas também apresentaram uma proposta de explicação para o fato de o grupo de estrelas ter nascido "no meio do nada". Normalmente, a formação estelar ocorre em zonas de alta densidade de gases, e tais regiões só existem dentro das galáxias.   As bolhas azuis encontradas por Mello não estão em uma região como essa, mas vivem uma condição especial. Elas estão no meio de duas galáxias próximas, que se deslocam e interagem entre si por meio da força da gravidade, dando origem a fenômenos inusitados. Alguns astrônomos acreditam que as duas galáxias (e mais uma galáxia-anã) passaram "de raspão" uma perto da outra há cerca de 200 milhões de anos, num evento em que umas "roubaram" algumas estrelas da borda das outras.   A quase-colisão também criou uma zona de turbulência na área de gás rarefeito, possibilitando então que algumas estrelas nascessem em região menos densa. Na fronteira turbulenta, a matéria conseguia se agregar com mais facilidade.   Segundo Mello, a existência de estrelas desse tipo pode explicar por que o Universo está "poluído" com nuvens de elementos mais pesados que hidrogênio e hélio (e que fornecem a matéria-prima para a formação de planetas).   Esses elementos são produzidos nos núcleos de estrelas velhas e expelidos quando elas morrem. A morte de estrelas dentro de galáxias, porém, não deixa sujeira espalhada, pois ela é contida pela gravidade galáctica.

Atividades

1- A notícia é um gênero textual que relata fatos relevantes da atualidade, buscando preservar a precisão das informações e garantir a clareza, a concisão e a objetividade. Releia a notícia e, em seguida, responda às perguntas com informações retiradas do texto.

Quem?
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O quê?
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Onde?
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Quando?
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Como?
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Por quê?
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2- Observe as expressões a seguir, retiradas da notícia.







Orfanato de estrelas                  Berçário (de estrelas)

Estrelas órfãs                             Galáxia anã

Estrelas jovens                           Roubo de estrelas





a) Qual foi a principal figura de linguagem empregada pelo autor da notícia?
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b) O uso dessa figura trouxe vantagens para a elaboração do texto. Quais?
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3- Crie um esquema para cada uma das expressões apresentadas na atividade 2, procurando evidenciar o deslocamento de sentido que possibilitou a construção de cada figura de linguagem. Siga o exemplo.

Orfanato: estabelecimento assistencial que abriga e educa órfãos e crianças abandonadas/ orfanato de estrelas: local que abriga estrelas que surgiram fora das galáxias/ estrelas: corpos celestes que nascem dentro de galáxias.

4- Avalie os itens a seguir.

a) Houve dificuldade para realizar a atividade anterior? Comente.
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b) Em geral, as expressões denotativas dos esquemas da atividade 3 são mais extensas ou mais concisas do que as figuras de linguagem?
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5- Observe os enunciados a seguir.

Duilia de Mello [...] descobriu esses pequenos aglomerados de estrelas jovens na forma de bolhas azuis [...]

Como elas [as estrelas] são "jovens" com menos de 30 milhões de anos [...], só podem ter sido produzidas ali [...].

Por que a palavra jovens foi grafada sem aspas no primeiro enunciado e está entre aspas no segundo?
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6- No sétimo e no oitavo parágrafos, há duas expressões que estão ligadas a um mesmo referente, embora uma se aproxime mais da linguagem denotativa e a outra, da linguagem conotativa. Localize-as e registre-as.
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Utilizar figuras de linguagem em notícias e reportagens pode tornar a informação mais compreensível para o leitor que não é especialista. Quando se trata de um tema de uma área específica, as figuras de linguagem podem ajudar na explicação de teorias sem perder a precisão no relato dos fatos exigida pela linguagem jornalística.

Analise o título da notícia: "Cupins camicases"

7- Você sabe o significado de camicase? Se necessário, consulte um dicionário.
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8- De acordo com as figuras de linguagem estudadas, que figura foi utilizada no título da notícia "Cupins camicases"? Explique.
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9- Agora, procure em artigos publicados em jornais ou revistas expressões figurativas que contribuem para dar sentido ao texto. Procure textos que apresentem temas relacionados à ciência, pois, nesses casos, o uso das figuras de linguagem é mais frequente. Copiei um texto.

10- Qual o significado das expressões encontradas no texto copiado?
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Obs: Copiar e responder em folha separada.



























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