segunda-feira, 4 de maio de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

PROFª HELOISA FERRAZ

FIGURAS DE LINGUAGEM
As figuras de linguagem são recursos  linguísticos a que os autores recorreram para tornar a linguagem mais rica e expressiva. Esses recursos revelam a sensibilidade de quem os utiliza, traduzindo particularidades estilísticos do emissor da linguagem. As figuras de linguagem exprimem também o pensamento de modo original e criativo, exploram o sentido não literal das palavras, realçam sonoridade de vocábulos e frases e até mesmo, organizam orações, afastando-a de algum modo, de uma estrutura gramatical padrão, a fim de dar destaque a algum de seus elementos .
Para denominarmos o uso das figuras de linguagem de maneira correta, os conceitos de denotação e conotação.
DENOTAÇÃO - ocorre quando a palavra é empregada em sua significação usual, literal, referindo-se a uma realidade concreta ou imaginária.
Ex:. Já é a quinta vez que perco as chaves do meu armário.
Aquela sobremesa estava muito azeda, não gostei
CONOTAÇÃO - ocorre a conotação quando a palavra é empregada em sentido figurado, associativo, possibilitando a várias interpretações, ou seja, o sentido conotativo tem a propriedade de atribuir às palavras significados diferentes de seu sentido original.
Ex:. A chave da questão é você ser feliz independente do momento.
Margarida é uma mulher azeda, está sempre de péssimo humor.
Podemos perceber que as palavras chave e azeda ganham novos sentidos além dos quais encontramos nos dicionários. O sentido das palavras está de acordo com a ideia que o emissor quis transmitir. Sendo assim, a conotação é um recurso que consiste em atribuir novos significados ao sentido denotativo da palavra.

Classificados em:
Pensamento
antítese - é o emprego de palavras ou expressoes de significados opostos.
Ex:. Em tempos de guerra e paz.
eufemismo - consiste em atenuar um pensamento desagradável ou chocante.
Ex:. Partiu dessa para melhor.
ironia - é a utilização propontal de termos que manifestam o sentido oposto do seu significado. 
Ex:. Ele é calmo como um leão.
hipérbole - trata-se de um exagero intencional ao contexto.
Ex:. Chorei um rio de lágrimas.
prosopópeia ou personificação - é o ato de conferir características humanas ao objetos  inanimados ou ao que é abstrato. 
Ex:. Ontem a lua sorriu para mim.

Harmonia
aliteração - consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais.
Ex:. "Boi bem bravo, bate baixo, bota baba, boi berrando".
assonância - consiste na repetição ordenada de mesmos sons vocálicos.
Ex:. " O que o vago é incógnito desejo/ de ser eu mesmo de meu ser me deu". ( Fernando Pessoa)
onomatópeia - consiste na criação de uma palavra para imitar sons e ruídos. É uma figura que procura imitar os ruídos e não apenas sugeri-los. 
Ex:. Chega de blá -blá -blá!
Palavra
comparação ou símile - ocorre quando se estabelece aproximação entre dois elementos que se identificam, ligados por nexos comparativos, explicitos, como, tal qual, assim como, que nem e etc. A principal diferenciação entre a comparação e a metáfora é a presença dos nexos comparativos.
Ex:. "E flutuar no ar como se fosse um príncipe". (Chico Buarque)
metonímia - assim como a metáfora consiste numa transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa para ser utilizado com outro sentido. Ou seja, é o emprego de um nome por outro em virtude de haver eles alguns relacionamentos. A metonímia ocorre quando se emprega:
a causa pelo efetivo: vivo do meu trabalho. ( do produto do trabalho = alimento)
o efeito pela causa: aquele poeta bebeu a morte. (=veneno)
o instrumento pelo usuário os microfones corriam no pátio. (=reporteres)

Exercícios

1. Às sete horas da manã, a rua acordava. Era possível ouvir os gritos irritantes daquelas lindas criançãs que choravam rios de lágrimas enquanto suas mães terminavam de preparar o café da manhã. O brilho do sol naquele dia ensolarado não era suficiente para animar os adultos, que acordavam com o 'trim' do despertador para trabalhar!!?,  trata-se de:
a) Personificação - ironia -hipérbole - pleonasmo - onomatopéia
b) Metáfora -Sarcasmo -Sinestesia - Hipérbole -Pleonasmo -Zeugma
c) Metonímia -Indireta -Sinestesia -Hipérbole - Pleonasmo- Zeugma
d) Personificação - Indireta -Sinestesia -Hipérbole -Pleonasmo -Onomatópeia

2. "Muito bom aquele encanador. Colocou em nossa casa vários canos furados".Está frase trata-se de:
a) metonímia c) indireta
b) ironia d) antítese
3. Na frase, "Não tenho mais Maizena em casa", trata-se de uma:
a) metáfora c) elipse
b) metonímia d) zeugma
4. "Aquele ser desprovido de inteligência era como palhaço não queria saber do nada, só contava piada e fazia graça até que todas morressem de rir. Era uma situação difícil, até uma porta pensa mais que ele", trata-se de uma:
a) eufemismo -comparação -hipérbole -personificação
b) zeugma -metáfora -hipérbole -personificação
c) metonímia - comparação -hipérbole- personificação
d) NDA
5. Baseando-se no quadro abaixo, explique qual a função das onomatopeias.
 
a)_______________________ e)__________________
b)_______________________ f)___________________
c)_______________________ g)___________________
d)_______________________

6.Observe a charge abaixo.
 

a) Explique a ironia da charge.
b) Explique o que é "ironia".

7. No trecho "O tilintar dos copos deixavam no ar o sabor da diversão; além do cheio quente do café de ressaca, após o gosto amargo do vinho e a aparência de fim de festa", qual a figura de linguagem? Justifique
8. Escreva qual figura de linguagem as frases abaixo possuem:

a) A guerra é um monstro devorador. (____________________)
b) A paixão é como um fogo. (__________________)
c) O mar é a mais larga estrada…(____________________)
d) Santarém é um livro de pedra. (____________________)
e) Hoje o vento levantou-se zangado. (____________________)
f) Ao longe, a carrinha lembrava um percevejo sobre quatro rodas. (_______________)
g) A formiga recusou aceder ao pedido da cigarra. (____________________)
h) Os seus cabelos pareciam fios de ouro…(____________________)
i) Tem o coração duro como uma rocha. (____________________)
j) Os frutos desta árvore são doces como o mel. (__________________)
k) Os teus olhos são duas pérolas. (____________________)
l)As rãs do charco tagarelavam umas com as outras. (___________________)

9.Explique detalhadamente onde ocorrem as aliterações e assonâncias e, quais valores expressivos que estas figuras de linguagem agregam ao texto. 
“Ou isto ou aquilo”

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
Ou isto ou aquilo – Cecília Meirelles


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