Prof° Arielle
COPIE EM SEU CADERNO O TEXTO EM VERMELHO A SEGUIR.
Favores da Natureza e Trabalho Humano.
As primeiras civilizações surgiram a partir de sociedades agrícolas, instaladas em grandes vales fluviais, capazes de produzir EXCEDENTES. Os excedentes como o próprio nome diz, refere-se ao que sobrava das colheitas das plantações; após retirada a parte que servia para a alimentação da população, para a sua subsistência, aquilo que excedia servia para INVESTIMENTOS.
Vales fluviais:
Parte desses excedente era investido em CULTURA, sustentando a classe de artistas e letrados (pintores, escultores e poetas), bem como sacerdotes e escribas, que se dedicavam com exclusividade a essas atividades.
Entretanto, a natureza apenas não explica esse fenômeno; em muitos lugares, em condições semelhantes, outras comunidades não puderam dar esse passo. Foram as próprias sociedades que encontraram soluções concretas para garantir o máximo aproveitamento dos recursos naturais.
MAS ENTÃO, QUAIS FORAM AS ESTRATÉGIAS CRIADAS POR ESSAS SOCIEDADES, QUE PERMITIRAM A PRODUÇÃO DESSES EXCEDENTES?
Vamos estudar a seguir essas estratégias, em ordem:
1) O SURGIMENTO E A FUNÇÃO ECONÔMICA DO ESTADO.
2) A RELAÇÃO ENTRE TERRA E TRABALHO.
3) OS EXCEDENTES E O COMÉRCIO.
1) O SURGIMENTO E A FUNÇÃO ECONÔMICA DO ESTADO.
Em primeiro lugar, retomemos o nosso raciocínio sobre o surgimento do Estado. Com o crescimento populacional e a diversificação de atividades, o papel dos líderes ganhou importância cada vez maior, tonando-se essenciais. Ao redor dos conselhos de anciãos e dos comandantes militares ( que logo se converteriam em reis), surgiram instituições ligadas às tarefas de defesa, justiça, e administração (exércitos, tribunais, arquivos, tesouros, templos e etc). Pois a essas funções somaram-se aquelas ligadas à produção econômica; em nome da máxima produtividade, buscou-se a máxima produção.
Essencialmente cabia ao ESTADO o controle geral dos meios de produção (terra, trabalho, represes, canais, estoques, equipamentos e sementes), e os excedentes lhe eram transferidos na forma de IMPOSTOS.
Ainda que exista diferenças entre as principais civilizações antigas, é possível reconhecer um conjunto de características econômicas comuns; os historiadores denominam esse sistema produtivo como ECONOMIAS DE REGADIO - OU SEJA, BASEADAS EM SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO, AQUELAS SURGIDAS EM TORNO DE GRANDES RIOS (também chamadas de "civilizações Hidráulicas").
Algumas dessas civilizações são:
Egito, tinha como principal rio o RIO NILO.
China, Tinha como rios principais os rios AZUL e AMARELO.
Índia, RIO GANGES.
Mesopotâmia, rios TIGRE e EUFRATES.
Essas primeiras civilizações se desenvolveram numa área chamada de CRESCENTE FÉRTIL.
VEJA O VÍDEO ABAIXO, PARA ESCLARECER SEU ENTENDIMENTO DAS CIVILIZAÇÕES QUE TINHAM OS RIOS COMO PRINCIPAIS CANAIS DE CRESCIMENTO.
REALIZE AS ATIVIDADES ABAIXO EM FOLHA SEPARADA, COM NOME, SÉRIE, ETC. ENTREGUE AS ATIVIDADES NA ESCOLA NO DIA 25/05.
OBS: ENTREGUE APENAS AS ATIVIDADES A SEGUIR! QUANTO AO TEXTO ACIMA, COPIE EM SEU CADERNO, TIRE UMA FOTOGRAFIA DA MATÉRIA REGISTRADA E ENVIE AO WHATSAPP DA PROFESSORA.
1) O que são excedentes?
2) Onde surgiram as primeiras civilizações antigas?
3) Para onde eram destinados os excedentes?
4) O que são economias de regadio?
5) Qual é a definição de "Crescente Fértil"?
6) Como as sociedades antigas encontraram solução para o melhor aproveitamento dos recursos naturais?
7) Qual era a função do Estado para a formação das "Civilizações Hidráulicas"?
8) Quais foram os motivos que levaram ao surgimento do Estado?
Pesquisa:
9) Pesquise na internet ou em livros os significados das funções sociais dos ESCRIBAS e dos ANCIÕES. Quem eram essas figuras? Qual a sua importância?
Nenhum comentário:
Postar um comentário