quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Atividade para os 7ºs Anos A e C_Semana 03 a 07 de agosto_HISTÓRIA_Professor Luciano Marconi Mattioli

7º Anos A e C – 3º Bimestre

 

(EF07HI18) Analisar o processo de independência do Brasil, levando em conta as revoltas reprimidas e o papel da Inconfidência Mineira, e da “Conjuração Baiana” ou “Revolta dos Alfaiates” (1796- 1799).

 

ATIVIDADE

Leia atentamente o texto a seguir:

 

Quais as diferenças e semelhanças entre as conjurações baiana e a mineira?

Tanto a Conjuração Baiana (1798) quanto a Inconfidência Mineira (1789) foram movimentos de contestação que ocorreram no final do período colonial, em um contexto de crise. Por vezes, chamamos esses movimentos de contestação de “emancipacionista” e esta é a primeira grande semelhança, mas temos outras: ambos foram influenciados pelo Iluminismo, pela independência dos Estados Unidos e pelas ideias republicanas; além disso, há também a questão dos altos impostos – cada movimento, à sua maneira, sofria com este problema.

Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.

Notamos, desse modo, que há muitas aproximações entre esses movimentos e isso pode ser entendido devido às diversas imposições da coroa portuguesa sobre a colônia, os problemas administrativos e intensa exploração dos colonos.

Respondido pela professora de História, Kaili Takamori.

 

Agora reproduza o quadro abaixo em seu caderno de história depois o preencha corretamente de acordo com os dados do texto:

 

Conjuração Mineira

Conjuração Baiana

Semelhanças

Período Histórico:

 

Situação econômica:

 

Tipo de movimento:

 

Principal reivindicação:

 

Influências Externas:

 

 

 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Conjuração Mineira

Conjuração Baiana

Diferenças

Participação/maiores envolvidos:

 

 

 

Participação/maiores envolvidos:

 

 

 

 

Posição em relação à escravidão?

 

 

 

Posição em relação à escravidão?

 

 

 

 



AVISO IMPORTANTE

Esta atividade poderá ser feita no caderno de História ou em uma folha à parte – não é necessário enviar fotos depois de realizada – o professor a avaliará quando retornarem as aulas presenciais.

ATENCIOSAMENTE

Professor Luciano Marconi Mattioli


Nenhum comentário:

Postar um comentário