6º
Anos A e B – 3º Bimestre
A
atividade busca estimular a compreensão de aspectos do Império Romano, suas
características culturais e sociais, a partir da análise de um dos grandes
símbolos desse período histórico: o Coliseu. Além disso, a atividade pode
desenvolver a percepção sobre a importância da narrativa para o estudo dos
processos históricos.
Habilidade trabalhada: (EF06HI12) Associar o conceito de
cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
Habilidade trabalhada: (EF06HI13) Conceituar “império” no mundo
antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e
desequilíbrio entre as partes envolvidas.
Análise de imagens:
Coliseu,
em Roma, Itália. Considerada uma das maiores obras da arquitetura romana.
Coliseu, em Roma, Itália.
Mosaico representando entretenimentos romanos. Século II a.C.
Características
do Coliseu:
·
Construído
entre os anos 70 d.C. e 82 d.C.
·
Podia
abrigar cerca de 45 mil espectadores.
·
Nesse
espaço aconteciam: corridas de cavalos, lutas, combate de gladiadores, provas de
atletismo, montagens teatrais, entre outros espetáculos.
·
Construído
para o divertimento de todos os cidadãos romanos, mas dos plebeus em especial,
como forma de mantê-los sob controle do Estado, venerando o imperador. Isso
fazia parte da “política do pão e circo”.
·
A
arena era um reflexo da hierarquia social romana, sendo assim, quanto mais alto
nas arquibancadas, pior a condição social. O Imperador e sua comitiva ficavam
nas primeiras filas, já estrangeiros, mulheres e escravos, nos andares superiores.
ATIVIDADE
Agora a partir da análise das imagens
e das características deste importante espaço público da antiguidade desenvolva uma história em quadrinhos
com o tema “Um dia no Coliseu”.
Sugestões: Imagine como seria o dia de um personagem que vai assistir a um espetáculo no Coliseu, à época do Império. Lembrando que sua história em quadrinhos deverá respeitar as características sociais e culturais do período. Portanto, você poderá escolher retratar o dia um plebeu, de uma mulher, de um aristocrata, de um estrangeiro ou de um escravo e deve imaginar desde sua personalidade e motivações para ir ao coliseu ao percurso que faria para chegar nesse espaço, o lugar onde se sentaria e como se comportaria. Se julgar necessário, busque exemplos de histórias em quadrinhos para usar como inspiração.
AVISO IMPORTANTE
Esta atividade poderá ser feita no caderno de História ou em uma folha à parte - não é necessário enviar fotos após realizada o professor a avaliará quando retornarem as aulas presenciais.
ATENCIOSAMENTE
Professor Luciano Marconi Mattioli
Nenhum comentário:
Postar um comentário