quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Atividade para os 6ºs Anos A e B_Semana 03 a 07 de agosto_HISTÓRIA_Professor Luciano Marconi Mattioli

6º Anos A e B – 3º Bimestre

A atividade busca estimular a compreensão de aspectos do Império Romano, suas características culturais e sociais, a partir da análise de um dos grandes símbolos desse período histórico: o Coliseu. Além disso, a atividade pode desenvolver a percepção sobre a importância da narrativa para o estudo dos processos históricos.

Habilidade trabalhada: (EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.

Habilidade trabalhada: (EF06HI13) Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.

 

Análise de imagens:

Coliseu, em Roma, Itália. Considerada uma das maiores obras da arquitetura romana.

Coliseu, em Roma, Itália.

Mosaico representando entretenimentos romanos. Século II a.C.

 

Características do Coliseu:

·        Construído entre os anos 70 d.C. e 82 d.C.

·        Podia abrigar cerca de 45 mil espectadores.

·        Nesse espaço aconteciam: corridas de cavalos, lutas, combate de gladiadores, provas de atletismo, montagens teatrais, entre outros espetáculos.

·        Construído para o divertimento de todos os cidadãos romanos, mas dos plebeus em especial, como forma de mantê-los sob controle do Estado, venerando o imperador. Isso fazia parte da “política do pão e circo”.

·        A arena era um reflexo da hierarquia social romana, sendo assim, quanto mais alto nas arquibancadas, pior a condição social. O Imperador e sua comitiva ficavam nas primeiras filas, já estrangeiros, mulheres e escravos, nos andares superiores.

 

ATIVIDADE

Agora a partir da análise das imagens e das características deste importante espaço público da antiguidade desenvolva uma história em quadrinhos com o tema “Um dia no Coliseu”.

 

Sugestões: Imagine como seria o dia de um personagem que vai assistir a um espetáculo no Coliseu, à época do Império. Lembrando que sua história em quadrinhos deverá respeitar as características sociais e culturais do período. Portanto, você poderá escolher retratar o dia um plebeu, de uma mulher, de um aristocrata, de um estrangeiro ou de um escravo e deve imaginar desde sua personalidade e motivações para ir ao coliseu ao percurso que faria para chegar nesse espaço, o lugar onde se sentaria e como se comportaria. Se julgar necessário, busque exemplos de histórias em quadrinhos para usar como inspiração.

AVISO IMPORTANTE

Esta atividade poderá ser feita no caderno de História ou em uma folha à parte - não é necessário enviar fotos após realizada o professor a avaliará quando retornarem as aulas presenciais.

ATENCIOSAMENTE

Professor Luciano Marconi Mattioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário