FILOSOFIA POLÍTICA - UM ESTUDO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E RELAÇÕES DE PODER.
Algumas questões da filosofia política:
- O que é governo?
- Por que o Estado é necessário?
- É possível haver legitimidade no governo?
- O governo deve assegurar direitos? Como?
- Quando um governo pode/deve ser deposto?
A Filosofia Política investiga as relações humanas em sentido coletivo e refere-se a uma das áreas da filosofia. Uma reflexão sobre as formas de governo, o convívio e a distribuição do poder.
A Filosofia é fruto da Antiguidade Clássica, foi criada pelos gregos, o primeiro povo a tentar solucionar seus próprios problemas. Os gregos refletiam sobre as inquietações de suas vidas e buscavam soluções que acreditavam ser eternas e aplicáveis a todas as sociedades. Inicialmente, a filosofia grega dedicou-se ao entendimento da natureza, seus eventos e fenômenos. Mais tarde, vieram os três grandes pilares da filosofia grega, Sócrates, Platão e Aristóteles. Eles desencadearam uma série de mudanças nas reflexões filosóficas gregas e, principalmente, colocaram o homem como ponto central de abordagem. A partir da chamada filosofia socrática, tornar-se-ia central nas reflexões as questões sobre o homem e seus relacionamentos, abrindo espaço para avaliações políticas.
Há mais de dois mil anos, reflexões sobre o relacionamento humano e sua forma de fazer política fazem parte de nossas vidas!
Para que política?
A política, como já dito aqui, é algo inerente ao ser humano. O homem busca uma vida boa, justa, feliz etc., mas para alcançar esse objetivo será necessário unir a política com a ética. Tanto Aristóteles (384 a 322 a.C.) como Platão (428/427 a 348/347) afirmavam que as qualidades da polis (cidade) dependiam das qualidades do cidadão, o que significa que somente numa cidade boa e justa os homens poderiam ser bons e justos e assim fazer a cidade boa e justa. Para se conseguir esse feito precisaríamos da ética.
Ética deriva de ethos, que significa caráter ou costume. Também costumamos definir ética como sendo uma reflexão acerca dos valores, padrões e normas estabelecidos pelos homens ao viverem em sociedade. Seria, digamos, a busca da melhor convivência para todos.
POLÍTICA SE DISCUTE?
SOBRE POLITICA E ARGUMENTO
"Discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo"
A construção do argumento vai além da opinião, ele busca fundamentos que vai além da opinião pessoal. Discutir política é defender o direito que cada um tem de falar, expressar suas ideias e formar opinião. O outro tem o direito de apresentar seu ponto de vista e esse é dos elementos fundamentais da Democracia.
A frase acima "Discordo do que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo" diz respeito ao fundamento da política, que é dar passagem ao direito de expressar idéias, de falar sobre os assuntos da sociedade e buscar de maneira coletiva a resolução de problemas. Envolve muito mais que simplesmente dizer, mas assegurar o debate a nível coletivo e social.
O argumento surge dentro da política como elemento norteador da discussão que é coletiva. Argumentar é ir além de emitir opinião pessoal, mas aprender a fazê-lo de modo construtivo e coletivo, buscando as raízes e os fundamentos da própria opinião.
Os principais conceitos para entender a filosofia política são: o conceito de Política, Estado, Governo e Argumento. Veja a aula abaixo para entender suas diferenças e significados.
Veja a vídeo aula abaixo - Introdução à Filosofia Política - CMSP
O Estado só existe por causa da política, para fazer o papel mediador entre o indivíduo e o coletivo, por isso deve ser soberano. O Estado existe para além do governo, portanto os conceito de Estado e governo são diferentes. É muito importante entender essas diferenças!
NA PRÓXIMA AULA, ESTUDAREMOS UM POUCO MAIS SOBRE A QUESTÃO DO PODER, BEM COMO O PAPEL DO ESTADO, DO GOVERNO E QUAIS SÃO OS SISTEMAS DE GOVERNO ATUAIS.
EXTRA - SITE PARA PESQUISA:
- Escola Virtual de Cidadania:
ATIVIDADES:
- ESCREVA AS PERGUNTAS QUE SÃO FEITAS NA AULA DO CENTRO DE MÍDIAS, ACIMA. RESPONDA ESSAS PERGUNTAS NO WHATSAPP DA PROF° ARIELLE. DIGITE SUA RESPOSTA.
PRAZO: ATÉ DIA 12/08.
Nenhum comentário:
Postar um comentário