1° A humilhação social caracteriza-se por um fenômeno político e psicológico, experienciado pelos sujeitos na vida social e metabolizado em suas experiências pessoais e coletivas frente ao rebaixamento vivido.
2º - A humilhação social é um fenômeno histórico, no qual o sujeito carrega e compartilha consigo o sofrimento do grupo ao qual pertence. São vivências de impedimentos que causam um sofrimento, que não é apenas sofrimento individual, mas coletivo, sentido como inferiorização, que percorre de forma transgeracional a vida de grupos, raças, etnias, gêneros, classes e povos.
3º - A humilhação social é expressa como um fenômeno político regido pelo enigma da dominação, na qual um grupo subjuga outro a seus mandos e exige deles uma servilidade que retira os traços de humanidade de ambos os envolvidos. A humilhação social exige a presença dos humilhados e dos soberbos, da dominação para se consolidar. Ambos vivem o enigma da dominação que impede o diálogo, a conversa e o encontro. Enigma que dispara uma angústia que deve ser analisada sobre seus aspectos políticos, consolidada coletivamente e implicada sobre as subjetividades de quem a vive e a sustenta.
VEJA A VÍDEO AULA ABAIXO E PARTICIPE DE SUAS REFLEXÕES, POIS A USAREMOS NAS PRÓXIMAS AULAS!
ATIVIDADES:
- Que exemplos de discriminação você identifica em nossa sociedade?
- Quais são os argumentos que uma pessoa pautada em preconceitos utiliza para sustentar suas "teorias"?
Envie sua resposta para o whatsapp da prof° Arielle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário