ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
ENTREGA DIA 25/05/2020 NA ESCOLA
(CONCEITO NO CADERNO)
FÁBULA
Para retomar a aula sobre “fábula”, leia o texto abaixo:
Fábula é um gênero do tipo narrativo muito popular e apreciado por
pessoas de diferentes idades. Nascida da tradição oral (estudos indicam que no
Oriente, por volta do século V a.C), o próprio nome remete a histórias contadas
e passadas de geração para geração (fabulare significa história, jogo,
narrativa).
Quem não se lembra
de ter ouvido, em algum momento, histórias curtas com personagens que são
animais? A cigarra e a formiga, O leão e o ratinho e A raposa e as uvas são
exemplos de fabulas, narrativas que constroem um ensinamento, uma moral.
Principais características de uma fábula
A fábula é uma
narrativa de caráter ficcional e que usa a alegoria par construir seus
sentidos. Os animais, que são personagens, possuem caraterísticas humanas, como
a ganancia, a preguiça, a inveja, a sabedoria, a astúcia etc. por meio dessas
características, as personagens movimentam-se e a história desenrola-se,
levando à construção de um ensinamento.
Considerando que a
fábula pode ser contada oralmente,
sabemos que há diferentes versões de uma mesma história, o que
não compromete a sua função: a de levar as pessoas a refletirem sobre o
comportamento em sociedade.
As fábulas podem ser
escritas em prosa ou em versos. Os
títulos geralmente fazem referências às personagens, e ao tempo e espaço
relacionam-se ao habitat delas. A linguagem é simples, objetiva e direta, e pode haver diálogos com a presença do
discurso direto.
Estrutura de uma fábula
Sendo a fábula um texto narrativo, é
importante lembrar-se de que ela deve ter uma estrutura mínima de começo, meio e fim, ou seja,
➔ No
início, apresentamos as personagens e a situação;
➔ Depois,
desenvolvimento o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma
situação
➔ Por
fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos leitores sobre um
ensinamento, uma moral, a qual aparece no final do texto geralmente.
As temáticas são
variadas e estão ligadas às características que os animais representam, por
exemplo: o leão, a força; a coruja, a sabedoria; a raposa, a astúcia.
Autores de fábulas
Os mais conhecidos autores de fábulas são Esopo, Fedro e La Fontaine, a quem são
atribuídas as autorias dos textos mais famosos entre os leitores. No Brasil,
temos representantes como Monteiro
Lobato e Millôr Fernandes, que se dispôs a uma construção de releituras de
fábulas.
Exemplos:
➔ A
cigarra e a formiga
➔ A
lebre e a tartaruga
➔ A
rã e o touro
➔ A
raposa e o corvo
➔ O
leão e o rato
ATIVIDADES
(FOLHA SEPARADA, PARA SER ENTREGUE NA ESCOLA DIA 25/05/2020)
LEIA O TEXTO ABAIXO:
O galo cantor
Era uma vez um galo conhecido por sua
arrogância. Costumava demostrar força ao raiar do sol, quando cantava bem alto,
de modo a superar, no timbre e no tempo, o canto dos companheiros. Erguia a
crista, estufava o peito e permanecia assim por horas. As galinhas olhavam
compreensivas, apesar de um tanto entediadas com a repetição diária do
presunçoso rito.
Certo dia, chovia muito. O galo estufou
o peito, ergueu a crista e cantou como sempre. Os outros galos se calaram.
Não demorou, e a garganta do arrogante cantor
se inflamou gravemente. Ele encolheu, ficou muito gripado e, afinal, teve uma
forte pneumonia que emudeceu suas cordas vocais. Não pode mais cantar.
Um
gambá, que sempre passava por ali, comentou:
- Era só
voz o grande galo? Nada aprendeu nesse tempo de domínio?
As
galinhas se calaram.
Moral da história: A arrogância é amiga
da estupidez.
(ANDRADE, Rachel Gazolla de. “Fábulas nuas
e cruas”. São Paulo:
Parábola Editorial, 2005.p.11.)
1. Quem
conta a história?
a) O
galo
b) Uma
das galinhas
c) Um
gambá
d) O
narrador-observador
2. O
que define o galo aos olhos dos demais animais?
a) A
sua arrogância
b) A
sua força
c) O
seu canto
d) O
seu domínio
3. De
acordo com o texto, o galo cantava bem alto, logo que raiava o sol. Para que?
-
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
4. O
texto conta a reação das galinhas diante das ações rituais do galo. Comente
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________
5. O
clímax da história aconteceu quando:
a) “O
galo estufou o peito, ergueu a crista e cantou como sempre”.
b) “Os
outros galos se calaram”.
c) “{...]
a garganta do arrogante cantor se inflamou gravemente.”
d) “{...]
o gato... teve uma forte pneumonia que emudeceu suas cordas vocais.”
6. Identifique
a consequência do fato, identificando na questão acima, na vida do galo:
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
7. O
travessão introduz a fala de um dos personagens da história. Aponte-o.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________
8. Marque
o objetivo da moral da história:
a) informar o
leitor.
b) ensinar o
leitor.
c) entreter o
leitor.
d) criticar o
leitor.
9. Pode-se concluir que o texto lido é:
a) uma
notícia
b) um conto
c) uma fábula
d) uma lenda
Bons
Estudos!!!!
Saudadinhas!!!!
Profª
Heloisa Ferraz
prof e para copiar o texto
ResponderExcluir