quinta-feira, 14 de maio de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - PROFª HELOÍSA FERRAZ


ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
ENTREGA DIA 25/05/2020 NA ESCOLA
(CONCEITO NO CADERNO)

FÁBULA
Para retomar a aula sobre “fábula”, leia o texto abaixo:
 Fábula é um gênero do tipo narrativo muito popular e apreciado por pessoas de diferentes idades. Nascida da tradição oral (estudos indicam que no Oriente, por volta do século V a.C), o próprio nome remete a histórias contadas e passadas de geração para geração (fabulare significa história, jogo, narrativa).
 Quem não se lembra de ter ouvido, em algum momento, histórias curtas com personagens que são animais? A cigarra e a formiga, O leão e o ratinho e A raposa e as uvas são exemplos de fabulas, narrativas que constroem um ensinamento, uma moral.

Principais características de uma fábula

 A fábula é uma narrativa de caráter ficcional e que usa a alegoria par construir seus sentidos. Os animais, que são personagens, possuem caraterísticas humanas, como a ganancia, a preguiça, a inveja, a sabedoria, a astúcia etc. por meio dessas características, as personagens movimentam-se e a história desenrola-se, levando à construção de um ensinamento.
 Considerando que a fábula pode ser contada oralmente, sabemos que há diferentes versões de uma mesma história, o que não compromete a sua função: a de levar as pessoas a refletirem sobre o comportamento em sociedade.
 As fábulas podem ser escritas em prosa ou em versos. Os títulos geralmente fazem referências às personagens, e ao tempo e espaço relacionam-se ao habitat delas. A linguagem é simples, objetiva e direta, e pode haver diálogos com a presença do discurso direto.

Estrutura de uma fábula

 Sendo a fábula um texto narrativo, é importante lembrar-se de que ela deve ter uma estrutura mínima de começo, meio e fim, ou seja, 
  No início, apresentamos as personagens e a situação;
  Depois, desenvolvimento o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma situação 
  Por fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos leitores sobre um ensinamento, uma moral, a qual aparece no final do texto geralmente.

As temáticas são variadas e estão ligadas às características que os animais representam, por exemplo: o leão, a força; a coruja, a sabedoria; a raposa, a astúcia.

Autores de fábulas


Os mais conhecidos autores de fábulas são Esopo, Fedro e La Fontaine, a quem são atribuídas as autorias dos textos mais famosos entre os leitores. No Brasil, temos representantes como Monteiro Lobato e Millôr Fernandes, que se dispôs a uma construção de releituras de fábulas.

Exemplos:
  A cigarra e a formiga
  A lebre e a tartaruga
  A rã e o touro
  A raposa e o corvo
  O leão e o rato
ATIVIDADES
(FOLHA SEPARADA, PARA SER ENTREGUE NA ESCOLA DIA 25/05/2020)

LEIA O TEXTO ABAIXO:
O galo cantor
Era uma vez um galo conhecido por sua arrogância. Costumava demostrar força ao raiar do sol, quando cantava bem alto, de modo a superar, no timbre e no tempo, o canto dos companheiros. Erguia a crista, estufava o peito e permanecia assim por horas. As galinhas olhavam compreensivas, apesar de um tanto entediadas com a repetição diária do presunçoso rito.
Certo dia, chovia muito. O galo estufou o peito, ergueu a crista e cantou como sempre. Os outros galos se calaram. 
 Não demorou, e a garganta do arrogante cantor se inflamou gravemente. Ele encolheu, ficou muito gripado e, afinal, teve uma forte pneumonia que emudeceu suas cordas vocais. Não pode mais cantar.
    Um gambá, que sempre passava por ali, comentou:
  - Era só voz o grande galo? Nada aprendeu nesse tempo de domínio?
        As galinhas se calaram.
   Moral da história: A arrogância é amiga da estupidez.

                          (ANDRADE, Rachel Gazolla de. “Fábulas nuas e cruas”. São Paulo:

Parábola Editorial, 2005.p.11.)

1.    Quem conta a história?
a)    O galo
b)    Uma das galinhas
c)    Um gambá
d)    O narrador-observador


2.    O que define o galo aos olhos dos demais animais?
a)    A sua arrogância
b)    A sua força
c)    O seu canto
d)    O seu domínio
3.    De acordo com o texto, o galo cantava bem alto, logo que raiava o sol. Para que?
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4.    O texto conta a reação das galinhas diante das ações rituais do galo. Comente
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5.    O clímax da história aconteceu quando:
a)    “O galo estufou o peito, ergueu a crista e cantou como sempre”.
b)    “Os outros galos se calaram”.
c)    “{...] a garganta do arrogante cantor se inflamou gravemente.”
d)    “{...] o gato... teve uma forte pneumonia que emudeceu suas cordas vocais.”
6.    Identifique a consequência do fato, identificando na questão acima, na vida do galo:
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7.    O travessão introduz a fala de um dos personagens da história. Aponte-o.
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8.    Marque o objetivo da moral da história:
a) informar o leitor.
b) ensinar o leitor.
c) entreter o leitor.
d) criticar o leitor.
9. Pode-se concluir que o texto lido é:
a) uma notícia
b) um conto
c) uma fábula
d) uma lenda

                                                                                 Bons Estudos!!!!
                                                                                 Saudadinhas!!!!
                                                                                                         Profª Heloisa Ferraz

 


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