quinta-feira, 14 de maio de 2020

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - 2ª série A

Nome:                                                                   nº:                                       série:
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
Professora: Fabiana

Observação: Não há necessidade de imprimir ou copiar as perguntas e entregar somente as respostas.

1-) Explique A gênese geoeconômica da formação territorial brasileiro através dos séculos.
 Geoblogger: Mapas Econômicos do Brasil Séculos XVI ao XIX

identifique no mapa as atividades econômicas desenvolvidas no ...

Mapas históricos Brasil-Colônia
2º Ano B - Geografia em Ação
a-) Século XVI:
b-) Século XVII:
c-) Século XVIII:
d-) Século XIX:

2-) (Cesgranrio- RJ) A ocupação do território brasileiro, restrita, no século XVI, ao litoral e associada à lavoura de produtos tropicais, estendeu-se ao interior durante os séculos XVII e XVIII, ligada à exploração de novas atividades econômicas e aos interesses políticos de Portugal em definir as fronteiras da colônia. As afirmações abaixo relacionam as regiões ocupadas a partir do século XVII e suas atividades dominantes.
  1. 1. No vale amazônico, o extrativismo vegetal – as drogas do sertão – e a captura de índios atraíram os colonizadores.
  2. 2. A ocupação do Pampa gaúcho não teve nenhum interesse econômico, estando ligada aos conflitos luso-espanhóis na Europa.
  3. 3. O planalto central, nas áreas correspondentes aos atuais estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, foi um dos principais alvos do bandeirismo, e sua ocupação está ligada à mineração.
  4. 4. A zona missionária no Sul do Brasil representava um obstáculo tanto aos colonos, interessados na escravização dos indígenas, quanto a Portugal, dificultando a demarcação das fronteiras.
  5. 5. O Sertão nordestino, primeira área interior ocupada no processo de colonização, foi um prolongamento da lavoura canavieira, fornecendo novas terras e mão de obra para a expansão da lavoura.
As afirmações corretas são:
  1. a. somente 1, 2 e 4.
  2. b. somente 1, 2 e 5.
  3. c. somente 1, 3 e 4.
  4. d. somente 2, 3 e 4.
  5. e. somente 2, 3 e 5.

3-) No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na
a) ocupação das áreas litorâneas.
b) expulsão do assalariado do campo.
c) formação e exploração dos minifúndios.
d) fixação do escravo na agricultura.
e) expansão para o interior.

4-) “Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)”.
(JOR, J. B. ; SIMONAL, W. País Tropical. Intérprete: Jorge Ben Jor).

Ao dizer que o Brasil é um “país tropical”, o trecho acima está, em uma perspectiva geográfica,
a) correto, pois o território brasileiro é cortado por ambos os trópicos da Terra.
b) incorreto, pois nenhum trópico, de fato, corta a área do país.
c) correto, pois a maior parte do país encontra-se em uma zona intertropical.
d) incorreto, pois não existe o “clima tropical” na classificação climática do Brasil.

5-) Em síntese, o Brasil é um país inteiramente ocidental, predominantemente do Hemisfério Sul e da Zona Intertropical.
Considere as afirmações:
I) O Brasil situa-se a oeste do Meridiano de Greenwich.
II) O Brasil é cortado ao norte pela Linha do Equador.
III) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Câncer.
IV) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Capricórnio, apresentando 92% do seu território na Zona Intertropical, entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio.
V) Os 8% restantes estão na Zona Temperada do Sul.
a) Apenas I, II e IV são verdadeiras.
b) Apenas I e II são verdadeiras.
c) Apenas IV e V são verdadeiras.
d) Apenas I, II, IV e V são verdadeiras.
e) Apenas I, II, III e V são verdadeiras.  
6-) (ENEM 2014)
Mapa do território brasileiro


A imagem indica pontos com ativo uso de tecnologia, correspondentes a que processo de intervenção no espaço?
a) Expansão das áreas agricultáveis, com uso intensivo de maquinário e insumos agrícolas.
b) Recuperação de águas eutrofizadas em decorrência da contaminação por esgoto doméstico.
c) Ampliação da capacidade de geração de energia, com alteração do ecossistema local.
d) Impermeabilização do solo pela construção civil nas áreas de expansão urbana.
e) Criação recente de grandes parques industriais de mediano potencial poluidor.

7-) Observe a imagem abaixo:
1º de Abril - Dia da Abolição da Escravidão Indígena - Amambai ...

 
A partir da imagem acima se pode deduzir que os portugueses,
 a) compravam a preços altos o pau-brasil dos indígenas.
 b) alteraram significativamente o sistema indígena de trabalho.
 c) mantiveram intocado o sistema indígena de trabalho.
 d) tiveram seu sistema econômico profundamente alterado por conta da influência igualitária das sociedades indígenas.

8-) A questão ambiental deve ser compreendida como um produto da intervenção da sociedade sobre a natureza. Diz respeito não apenas a problemas relacionados à natureza, mas às problemáticas decorrentes da ação social.
RODRIGUES, Arlete Moysés. Produção do e no espaço - problemática ambiental urbana. Ed. Hucitec, 1998, p.8.

A partir do excerto acima, pode-se concluir corretamente que os problemas ambientais globais residem:
a) na forma como o homem em sociedade apropria-se da natureza.
b) nas relações de consumo e não nas relações de produção.
c) principalmente na forma de exploração dos recursos naturais não renováveis.
d) apenas nas relações de produção, porque estas não têm vinculação com o consumo.
9-) Observe a Charge a seguir:

Charge sobre Globalização

(Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)
A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:
a) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas
b) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem
c) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização no Brasil
d) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.
e) à influência da Globalização sobre o processo de transformação da educação brasileira.

10-) Elabore um texto informativo sobre a formação territorial e econômica brasileira, a partir do século XVI ao XIX.










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