sexta-feira, 6 de novembro de 2020

História - Prof° Arielle

HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS - A REVOLUÇÃO AMERICANA - 4° BIMESTRE

 A independência dos Estados Unidos foi declarada no dia 4 de julho de 1776, e esse acontecimento também é conhecido como Revolução Americana. A independência dos Estados Unidos foi resultado do desgaste da relação entre metrópole e colônia e resultou no fim do vínculo colonial que existia entre a Inglaterra e as Treze Colônias.

Os Estados Unidos surgiram em um modelo republicano e federalista, tendo nos ideais iluministas a sua grande referência. Esses ideais fizeram os colonos defenderem as liberdades individuais e o livre comércio, por exemplo. Apesar disso, a independência americana foi conduzida pela elite colonial, que estava irritada com a postura da metrópole.

O processo de independência dos Estados Unidos teve como ponto de partida a divergência de interesses entre colonos e metrópole. Isso porque a postura da Inglaterra em relação a sua colônia alterou-se drasticamente, sobretudo porque a colônia foi vista como fonte que financiaria o desenvolvimento do processo industrial em curso na Inglaterra.

Isso resultou no aumento de impostos para os colonos, e foi isso que ocasionou crescimento do sentimento de oposição dos colonos em relação à Inglaterra. Algumas das leis decretadas por esse país, a partir da década de 1760, foram:

  • Lei do Açúcar

  • Lei do Selo

  • Lei da Hospedagem

  • Atos Townshend

Essas leis decretavam, por exemplo, o aumento nos impostos de produtos como açúcar, vinho, café, vidros, chá, entre outros; tornavam obrigatório que um selo pago estivesse em qualquer tipo de documento emitido na colônia; e determinavam que os colonos arcassem com os custos de abrigar os soldados estabelecidos nas Treze Colônias.

A última determinação da Inglaterra que deu início ao processo de independência foi a Lei do Chá, a qual estipulava o monopólio da venda de chá para uma empresa inglesa. Essa lei revoltou os colonos e levou a uma revolta conhecida como Festa do Chá de Boston. Nesse acontecimento, colonos, disfarçados de índios, invadiram o porto de Boston e jogaram 340 caixas de chá no mar.

A ação da metrópole em represália foi dura e ficou conhecida como Leis Intoleráveis. Isso levou os colonos a reunirem-se no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, no qual foi emitido um documento que protestava contra as medidas do rei inglês. Logo depois, iniciaram-se os primeiros conflitos entre colonos e ingleses e foi organizado o Segundo Congresso Continental da Filadélfia.

Em seguida foi emitida a Declaração de Independência dos Estados Unidos, o que resultou em uma guerra contra os ingleses que se estendeu até 1781 e foi concluída com a vitória dos colonos e a ratificação da independência americana. Os vencedores escolheram o branco, vermelho e azul como cores da bandeira e a águia como símbolo do novo país.

ATIVIDADES > CLIQUE NO LINK ABAIXO E RESPONDA:

https://pt.surveymonkey.com/r/MTNFT55

PRAZO: ATÉ DIA 15 DE NOVEMBRO.

BOA AULA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário