A bipartição entre Ocidente e Oriente remonta à pré-história, quando da separação dos povos, línguas e religiões, ou seja, essa divisão do mundo em duas partes - Ocidente e Oriente - refere-se à divisão do mundo de acordo com a cultura em comum dos povos. Povos que tem uma religião em comum, que falam a mesma língua, ou falam uma língua de origem comum. Além disso, refere-se também a filosofias e visões de mundo bastante diferentes uma da outra.
Como exemplo, podemos observar que os valores da cultura Indiana, ou Chinesa, são bastante diferentes das culturas da França ou de qualquer outro país da Europa. Portanto, falar de Ocidente e Oriente é também falar de Localização Geográfica. Lembrando que essa localização geográfica também revela um profundo conteúdo cultural.
1. Localização Geográfica do Ocidente e do Oriente.
Neste sentido, podemos dizer que o Ocidente é fundamentalmente a Europa, e o Oriente é fundamentalmente a Ásia.
obs: Para que você compreenda bem essa aula, é preciso que você conheça o MapaMundial, que saiba identificar os continentes: América, Europa, Ásia, Oceania e África.
A palavra Oriente vem do Latim "Oriens" o sol nascente, já a palavra Ocidente vem de "occidens" o sol poente. Ou seja, o sol nasce no oriente e se põe no Ocidente, assim como aconteceu com a cultura que nasce no Ocidente e morre no Oriente, como veremos a seguir.
Segundo os historiadores, a Ásia é o berço das primeiras civilizações humanas como o Egito e a Mesopotâmia. A Ásia era não só a parte mais extensa do mundo como também a mais favorecida pela natureza.
As primeiras civilizações cresceram no chamado Crescente Fértil, que vai desde Egito até a mesopotâmia. Neste caso, embora o Egito seja parte da África, ele tem sua história muito mais ligada aos povos da Ásia. O Crescente fértil ganhou esse nome pela semelhança da região à uma lua crescente e também por estar numa região coberta de rios muito importantes como o Rio Nilo no Egito, os rios Tigre e Eufrates na Mesopotâmia, os rios Indo e Ganges na Índia e os rios Azul e Amarelo na China . As águas dos rios deixavam as terras ao redor muito férteis para o plantio, favorecendo os povos a construírem civilizações maiores e mais complexas. Veja Abaixo a região do crescente fértil:
Muitos contestam se a Ásia realmente foi o berço da humanidade, uma vez que outros pesquisadores consideram que as cidades mais antigas do mundo estariam na América. Mesmo assim, é consenso pela maioria dos historiadores que foi na Ásia que surgiu os primeiros povos, que migraram posteriormente para outras regiões do mundo como a América.
A oposição entre Ocidente e Oriente é a oposição Europa e Ásia. Então, estão excluídas dessa repartição a África, a América, a Austrália e a Oceania.
Muito bem, aqui começaremos a estudar as civilizações do Oriente: Egípcios, mesopotâmicos, fenícios, hebreus e persas.
São nessas civilizações que toda a estrutura do ser humano torna-se mais complexa e surge o Estado. Essas sociedades ligadas aos rios, são chamadas de Sociedades Hidráulicas ou Sociedades de Regadio.
Assista o vídeo abaixo:
Atividade : no seu caderno coloque o tema "Antiguidade Oriental" depois copie e responda as questões abaixo.
1) Escreva no seu caderno o nome de todos os países que formam o continente Europeu e Asiático.
2) Escolha um país da Europa e um país da Ásia e pesquise sua língua, sua religião, sua cultura e gostos, alimentação, crenças, mitos, entre outras características que você escolher. Não se esqueça de ver imagens sobre esses países e também fazer comparações geográficas, dizendo se as regiões são mais desérticas ou se tem rios, florestas, se é seca ou úmida, mais quente ou mais fria.
3) Escreva nos comentários do blog, nesta aula, quais foram os países que você pesquisou e o que achou de mais interessante neles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário