terça-feira, 12 de maio de 2020

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA

Nome:                                                                                    nº:                      série:
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 
Professora: Fabiana

Observação: Não há necessidade de imprimir a prova e entregá-lá com as respostas.

1-) Sobre a localização do Brasil, responda às questões abaixo:
ESTUDOS DE GEOGRAFIA 2014: LUGARES FORMAM PAÍSES
a) A maior parte do território brasileiro está localizado em qual hemisfério?
b) Quais são as principais linhas imaginárias que passam pelo Brasil?

2-) Explique os 4 fusos horários brasileiros:

dezembro | 2019 | Almanaque do Ipem - SP
  dezembro/2019/Almanaque do Ipem - SP

3-) Analise as afirmações apresentadas abaixo  e escreva, a alternativa correta:
a. Os horários em todo o Brasil seguem a hora da capital, Brasília, o chamado limite prático.
b. O limite prático divide o Brasil em quatro zonas de fusos horários.
c. O Brasil está localizado em apenas uma zona de fuso horário,sem a necessidade do chamado limite prático.
d. O Brasil apresenta diferença de até duas horas entre fusos divididos por um limite prático.

4-) Sobre a formação do território brasileiro, responda:
a. Quais povos já habitavam as terras que hoje são o Brasil antes da chegada dos colonizadores portugueses?
b. Como o governo português dividiu o território para organizar sua exploração?

5-) Explique o que foi o Tratado de Tordesilhas o que dizia esse tratado? Qual a importância desse tratado?
Tratado de Tordesilhas

6-) Com base nos mapas abaixo, identifique as principais atividades econômicas que levaram à ocupação do território brasileiro e suas respectivas áreas de ocorrências.
     
Geoblogger: Mapas Econômicos do Brasil Séculos XVI ao XIX

Geoblogger: Mapas Econômicos do Brasil Séculos XVI ao XIX

Mineração no Brasil Colônia – Amigo Pai

Mapas CICLOS ECONÔMICOS do BRASIL em 2020 | Mapa brasil
a. no século XVI.
b. no século XVII.
c. no século XVIII.
d. no século XIX.

7-) Ao observar o mapa abaixo, explique que foram os bandeirantes e jesuítas:
Mapas históricos Brasil-Colônia

8-) Responda: 
a. O que significa regionalizar?
b. O que é região?
c. Qual é a finalidade de regionalizar o território?

9-) Com base na regionalização brasileira proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira, descubra qual é a região descrita em cada item a seguir:
  . Região Concentrada.
  . Região Centro-Oeste.
  . Região Nordeste.
  . Região Amazônica.

a. É caracterizada pela concentração da ciência, da técnica e da informação. Trata-se da área mais desenvolvida economicamente do território nacional.
b. É uma área de ocupação periférica recente, que se destaca pela agricultura moderna, mecanizada e com intensa utilização de insumos agrícolas (fertilizantes, adubos químicos, agrotóxicos etc).
c. É caracterizada pelo povoamento antigo, com precária circulação de pessoas, produtos e informações. Trata-se da região com mais problemas sociais no Brasil.
d. O processo de ocupação é recente, e o desmatamento da extensa cobertura vegetal é caracterizado como um dos principais problemas dessa região.

10-) Leia o trecho a seguir e responda à questão proposta.
           Povoar ou perder
Franceses e espanhóis enchiam suas embarcações de pau-brasil, jacarandá e outras madeiras de lei, além de pimentas-de-cheiro, animais de boa pele, papagaios, araras, macacos e, até mesmo, de índios!
Estava na hora de o reino de Portugal tomar uma atitude: povoar ou perder as terras do Brasil.
Só havia uma maneira de garantir a fixação das pessoas à terra: plantar.
                                                                            RODRIGUES, Rosicler Martins. Cidades brasileiras:                                                                          o passado e o presente. São Paulo: Moderna, 1992.
                                                                        p. 18.

a. Quais foram as medidas políticas e econômicas implementadas por Portugal para garantir a posse das terras ocupadas na América?   






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